Os Substantivos em inglês: O Guia Definitivo

Os Substantivos em inglês: O Guia Definitivo

Neste guia você vai aprender sobre os substantivos em inglês: os nouns. Trata-se de um assunto essencial, presente não somente no inglês ou português, mas em qualquer idioma. Se você está estudando para o Enem, revisando a matéria para uma prova ou procurando melhorar o inglês escrito (written English) vale a pena debruçar-se sobre este material.

Para começar, vamos dar uma olhada na definição de substantivo de acordo com o dicionário Aulete da língua portuguesa, segundo ele: Substantivo é a classe de palavras que dá nome aos seres, objetos, qualidades, ações, sentimentos etc.

Tire suas dúvidas sobre entrevistas de emprego em inglês, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Entrevistas de Emprego. Nele você encontrará dicas para estruturar seu CV, um vocabulário apropriado para a ocasião e muito mais. Clique aqui e saiba como baixar!

O conceito em inglês é praticamente o mesmo. Observe que a definição encontrada na Wikipedia difere na forma de descrever, mas não no sentido: A noun is a kind of word that is usually the name of something such as a person, place, thing, quality, or idea.

Perceba que nos conceitos acima foram listadas algumas categorias para os substantivos: pessoas, lugares etc. Está aí uma tarefa complexa já que um substantivo pode fazer parte de várias categorias ao mesmo tempo. No dia a dia você não vai precisar classificar os substantivos, porém para nosso propósito vale a pena exemplificar algumas:

People (pessoas) Paul, Mary, teacher (professor (a))
Places (lugares) house (casa), school (escola), town (cidade)
Things (coisas) box (caixa), book (livro), pencil (lápis)
Animals (animais) dog (cachorro), cat (gato)
Feelings (sentimentos) happiness (felicidade), sadness (tristeza)
Qualities (qualidades) wisdom (sabedoria), patience (paciência)

Características dos Substantivos em inglês

Entre as características fundamentais dos substantivos em inglês, podemos mencionar as seguintes:

1. Podem ser usados como sujeito, objeto ou complemento em uma sentença;

2. Podem ser singular ou plural. As formas no plural podem ser obtidas acrescentando-se “s”, por exemplo, “girl” (garota), “girls” (garotas), “goal” (objetivo), “goals” (objetivos) e “place” (lugar), “places” (lugares). Porém, há casos onde o plural não é obtido com “s”, como “tooth” (dente), “teeth” (dentes), “person” (pessoa), “people” (pessoas), “man” (homem), “men” (homens);

Cf. Palavras sem plural no inglês
Cf. Plural dos substantivos em inglês

3. No inglês, há mais substantivos do que qualquer outra classe de palavras;

4. Pode-se formar substantivos a partir de adjetivos, acrescentando-se o sufixo –ness, por exemplo, “sad” (triste), “sadness” (tristeza), “fit” (em forma), “fitness” (forma física) e “kind” (gentil), “kindness” (gentileza);

Cf. Sufixos (less, ful, ize, ness, hood): Como utilizar

5. Há três gêneros de substantivos em inglês: 

  • Masculino (masculine): exemplos: “boy” (menino), “man” (homem) e “brother” (irmão);
  • Feminino (feminine): exemplos: “girl” (garota), “woman” (mulher) e “sister” (irmã);
  • Neutro (neuter): exemplos: “person” (pessoa), “teacher” (professor ou professora) e “lawyer” (advogado ou advogada).

Cf. Gênero dos Substantivos

6. Há substantivos que são também verbos ou adjetivos, por exemplo, “type” (tipo) e “type” (digitar), “light” (luz) e “light” (leve), “fat” (gordura) e “fat” (gordo);

Tipos de Substantivos em inglês

Entre os tipos de substantivos existentes, vale mencionar os seguintes:

  1. Abstratos (abstract nouns) e concretos (concrete nouns). Os primeiros representam uma ideia, um conceito, ou seja, algo imaginado. O segundo tipo trata de coisas que vemos, tocamos, percebemos, etc., ao nosso redor fisicamente. São exemplos de substantivos abstratos: “love” (amor), “courage” (coragem) e “honesty” (honestidade). Entre os concretos, podemos citar “money” (dinheiro), “house” (casa) e “cellphone” (telefone celular).
  2. Animados (animate nouns) e inanimados (inanimate nouns). “Man” (homem), “lion” (leão) e “elephant” (elefante) são exemplos de “animate nouns”; “floor” (piso), “wood” (madeira) e “wall” (parede) podem ser chamados de “inanimate nouns”;
  3. Substantivos coletivos (collective nouns) descrevem um grupo de pessoas ou coisas como uma unidade. Como exemplos, temos “family” (família), “audience” (público) e “flock” (rebanho);
  4. Substantivos próprios (proper nouns) são nomes dados a pessoas, lugares, marcas ou empresas, por exemplo, John, Anna, London, New York, Microsoft, Coca-Cola;
  5. Substantivos compostos (compound nouns) são dois ou mais substantivos combinados formado um só, por exemplo, “mother-in-law” (sogra) e “fruit juice” (suco de fruta).
  6. Substantivos contáveis (countable (or count) nouns) possuem forma no plural e no singular e podem ser contados, como em “one tree” (uma árvore), “two houses” (duas casas) e “one hundred years” (cem anos);
  7. Substantivos incontáveis (uncountable (or non count) nouns) são aqueles que não podem ser contados, ou seja, você não vai poder usar antes deles “a” (um, uma), “one” (um, uma), “two” (dois), “ten” (dez), “one thousand” (mil), etc. Também, não vai poder acrescentar “s”. Entre eles, temos “music”, “money”, “water”, “bread”, “beer”, etc. É incorreto dizer, por exemplo, “a music” (uma música) ou “musics” (músicas). É importante observar que existem muitos substantivos que são tanto contáveis quanto incontáveis. Vai depender do contexto. Sempre ele! Como exemplo, temos “beer” (cerveja), que é contável em contextos como “give me two beers” (dê-me duas cervejas) e incontável em “they like beer” (eles gostam de cerveja). Esteja atento a isso.

Para complementar o que foi dito, sugiro a leitura do artigo: Substantivos contáveis e incontáveis em inglês

Na Prática

Antes de terminar, não posso deixar de falar da questão prática disso tudo. É certo que você não depende de um conhecimento de regras para poder conseguir entender e se comunicar bem em outro idioma. É perfeitamente possível que se obtenha um nível satisfatório de domínio de uma segunda língua sem estar por dentro da gramática. No entanto, você pode melhorar bastante o seu rendimento e avançar ainda mais rápido nos estudos quando passa a entender melhor alguns fundamentos gramaticais – como o dos substantivos mostrado aqui hoje – e usá-los a seu favor, principalmente, ao estudar por conta própria. Se você ainda não tentou, recomendo fazer uma experiência. Vale a pena (it’s worth it).

Espero que tenha gostado. Bons estudos e até a próxima.

Aprenda mais

Há quanto tempo você estuda inglês? Já passou por sua cabeça que você pode estar estudando de uma forma que dá pouco ou quase nenhum resultado? Que tal fazer um intensivo de inglês de 180 dias e recuperar o tempo perdido? Em 6 meses você pode elevar o seu inglês a um novo nível. Clique aqui e saiba como.

Donay

Donay Mendonça

Donay Mendonça é professor de inglês com anos de experiência no ensino de idiomas para jovens. Além de colaborar com artigos ele ainda é moderador do Fórum do English Experts.

Mostrar 24 comentários