Substantivos contáveis e incontáveis em inglês

Está aí um conceito que com certeza não é dos mais fáceis da língua inglesa, e portanto vale a pena uma atenção especial a ele: o conceito do que é contável e o que é incontável em inglês.

Vamos, então, por partes:

1. Conheça bem quais são as palavras incontáveis em inglês

Como disse acima esse conceito não é dos mais fáceis, principalmente porque não existe como correlação direta do que é incontável em português com o que é incontável em inglês, já que em inglês mais substantivos se enquadram nessa categoria.

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

É um erro muito comum do brasileiro falando inglês, como inclusive já mencionei em outro post, fazer mais plurais do que deveria. Em português, por exemplo, dizemos músicas, remédios e móveis, mas em inglês essas palavras são incontáveis. Assim, permanecem sempre music, medicine e furniture.

Nós vamos incorporando aos poucos os substantivos que são incontáveis, mas mesmo assim, até hoje, depois de muitos anos de experiência com a língua ainda me deparo com alguma palavra que me deixa na dúvida quanto a sua qualificação e para tirar essa dúvida nada melhor do que um velho e bom dicionário.

2. Se o substantivo é incontável ele não pode ser colocado no plural

Como falei acima, mesmo no plural, music, medicine e furniture permanecem na mesma forma.

Um outro exemplo: money (bem como dinheiro no português) não tem plural. Não dizemos “one money”, “two moneys”, “three moneys”. Podemos, sim, dizer se alguém tem pouco dinheiro (a little money) ou muito dinheiro (much money, a lot of money). Ou seja, podemos usar palavras que quantifiquem o substantivo:

  • A bottle of wine – uma garrafa de vinho
  • A grain of rice – um grão de arroz
  • A piece of news – uma notícia

3. Se o substantivo é incontável ele não pode ser quantificado com a palavra “one”

Em português é muito comum pedirmos uma informação, uma “ajudinha”, um conselho. Em inglês todas essas palavras são incontáveis: information, help e advice. Sendo assim, o mais comum é dizer: a piece of information, some help (a piece of help eu nunca ouvi ninguém falar) e a piece of advice, quando estamos nos referindo a um só.

4. Características comuns dos substantivos incontáveis

Como mencionado anteriormente , na dúvida corro para o dicionário, mas ao longo da vida algumas categorias básicas me ajudaram a detectar os substantivos incontáveis. São elas:

O que precisa ser fatiado para ser comido:

Há quanto tempo você estuda inglês? Já passou por sua cabeça que você pode estar estudando de uma forma que dá pouco ou quase nenhum resultado? Que tal fazer um intensivo de inglês de 180 dias e recuperar o tempo perdido? Em 6 meses você pode elevar o seu inglês a um novo nível. Clique aqui e saiba como.

  • Ham (presunto), cheese (queijo), bread (pão).

Substantivos abstratos:

  • Music (música), art (arte), love (amor), happiness (alegria).

Tudo que é líquido:

  • Water (água), milk (leite).

Espero ter contribuído. Até a próxima!

Aprenda mais

Mônica

Mônica Bicalho

Mônica Bicalho é brasileira. Além de 20 anos de experiência em sala de aula é examinadora certificada da Universidade de Cambridge. Atualmente trabalha como supervisora pedagógica e professora do curso Meuinglês.

Mostrar 11 comentários