[Reportagem] All The World Speaks Globish

Hey fellows, essa reportagem é sobre o aumento do número de pessoas que falam ou estão aprendendo inglês, saiu na revista Newsweek do dia 21 desse mês, achei muito interessante e deixo como dica de leitura.

Link: http://www.newsweek.com/2010/06/12/glob-ish.html

See you!
MENSAGEM PATROCINADA Para aprender mais sobre os Tempos Verbais baixe agora o: Guia Grátis de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola.

Clique aqui e saiba como baixar!
Thanks for sharing good things, I'm really glad I read that.

Now I'm sure:
Everybody teaches Globish!
Everybody learns Globish!
Everybody speaks Globish! ;)

Globish
(Wikipedia)
"is a subset of the English language formalized by Jean-Paul Nerriere. It uses a subset of standard English grammar, and a list of 1500 English words. According to Nerriere it is "not a language" in and of itself, but rather it is the common ground that non-native English speakers adopt in the context of international business."

(Newsweek)
"The fact is that English no longer depends on the U.S. or U.K. It’s now being shaped by a world whose second language is English, and whose cultural reference points are expressed in English but without reference to its British or American origins...In the short term, Globish is set to only grow. .. According to the British Council, by 2030 “nearly one third of the world’s population will be trying to learn English at the same time.” That means ever more voices adapting the English language to suit their needs, finding in Globish a common linguistic denominator."

Have a look at Jean-Paul Nerrière in this video. He explains the Globish concept. This is done entirely in Globish, with an exotic French accent. This level of English is proven enough for tourism and international business, and for jobs in multinational corporations. If you understand what he says, this means your English is at a Globish level. Starting from there, mastering the same level when you speak should not be difficult. Jus try it!

To abstract Globish is just simple English based on short sentences and avoid humour, slangs, metaphor, abbreviation or cliches. =)

Do you speak English or Globish?
Avatar do usuário Adriano Japan 805 1 18
pois é........eu tinha a ilusão que todo o planeta falava inglês, conhecimento tão básico quanto aprender a escrever ou usar um computador.
Achava que 100% "monolíngue" mesmo só existissem nas tribos da África, ou pessoas vivendo em cima de montanhas na Bolívia, ou em campos de arrozais pelo Sudeste Asiático, distantes de qualquer civilização atual.

Mas não... o BRASIL definitivamente não fala inglês.
Digo, esqueçam das pessoas que os cercam, dos amigos, colegas de faculdade,etc.. estou falando do comércio, feiras, lojas de shopping, agentes de metrô, recepcionistas, restaurantes, taxistas, e mais todos os anônimos que nos cercam.

Até esta semana estava com uma japonesa hospedada aqui em casa.
Já rodou os 5 continentes (ela compra artigos para vender no Japão),vários países, e disse que nunca passou nenhum aperto com o english básico dela para compras.
Mas disse que achou INCRÍVEL como qualquer lugar que se vá aqui no Brasil, ninguém entende nada de inglês, e palavras básicas como "how much", "shoes", "pink", "drink", "cash" etc... vem acompanhado de um "hã?" e comunicação 0. :o
Fiquei meio perplexo porquê de quem eu conheço difícil mesmo é encontrar quem não "fala inglês", mas também confesso que nunca realmente tentei imaginar se as "pessoas reais" do nosso cotidiano falavam inglês mesmo.
Avatar do usuário Flavia.lm 3885 1 9 86
Adriano, dizer que "o planeta todo fala inglês, conhecimento tão básico quanto aprender a escrever ou usar um computador" é, de fato, uma grande ilusão.

Não, o Brasil não fala inglês. É monolíngue sim, diferentemente de outros lugares que têm duas línguas oficiais (como algumas regiões do Canadá), e outros que têm diversos dialetos também oficiais (como a região da Indonésia). Portanto, se você nascer no Brasil e quiser viver sua vida inteirinha sem dizer um “hello” sequer, direito seu. E se um gringo vier pedir ajuda pra vc no meio da rua e você não souber ajuda-lo, o azar é do gringo que não se preparou pra se virar num país de língua estrangeira (coisa que nós brasileiros costumamos fazer qdo vamos ao exterior, nem que seja só pra comprar muamba ou fazer turismo). É tudo questão de escolha.

Eu sei que alguns não vão concordar comigo, mas, mais absurdo do que achar que os brasileiros "normais" têm a obrigação de falar inglês, é um estrangeiro vir pro Brasil sem um mínimo de preparo pra sequer fazer compras. Eu não me atreveria a falar português na China, nem chinês nos EUA, nem inglês no Brasil com alguém que eu não tivesse certeza de que fala aquela língua.

Eu já defendi muito aqui no blog o fato de que a gente precisa estar preparado para as oportunidades da vida, e que hoje em dia o inglês – felizmente ou não – na maioria das vezes faz parte das exigências para se aproveitar tais oportunidades. Só que eu uso o espaço aqui no EE pra incentivar o povo a estudar porque eu parto do pressuposto que quem acessa o site tem pelo menos um pouquinho de interesse em (ou pelo menos necessidade de) aprender inglês. Alguns, infelizmente, não têm condições de estudar. Outros, não estudam porque não querem - e a única coisa que posso fazer por eles é respeitar a opção que fizeram.
Oi Flávia!
Entendo o seu ponto de vista, mas só esclarecendo que o falar inglês não estou me referindo a desenvolver uma "conversação fluente",cheia de vocabulário...
Não,apenas ter noção do BÁSICO,se comunicar mesmo que seja com palavras soltas,saber o que é um "my name is.."ou contar até 10... coisas que se aprende na escola,seja no Brasil ou Afeganistão,assim como se aprende as 4 operações.

Vergonhoso pra mim foi ela chegar dizendo que as pessoas não conseguiam atendê-la,mesmo quando ela escrevia em um papel "how much?", "how can I go?","I want to eat", etc... vergonhoso. :?
Já foi para países bem mais pobres e com a língua completamente distinta do inglês,e mesmo assim conseguiu desenvolver algum diálogo e resolver os problemas, afinal o inglês é a "língua universal",ou era pra ser..

Tem até uma matéria aqui no EE sobre como o mercado de trabalho encara quem tem um "inglês avançado" no curriculum.
E só.
É como chegar em uma entrevista todo cheio de si e dizer: sei digitar!
Já a concorrência..

Somos mais que privilegiados por estar na era da informação livre e gratuita!
Só resta cada um fazer seu juízo.
Banda larga só para orkut e msn,blz.. :roll:
Oi Adriano, eu também não estava me referindo à essa fluência toda aí não. Meus pais têm uma loja, e eles não sabem o que é "how much", nem "how can I go", por isso insisto que isso não é vergonhoso, é simplesmente a realidade do nosso país. Vc é poucos anos mais novo que eu, mas posso te garantir que, pelo menos na minha época escolar, o ensino de inglês não era obrigatório na rede pública, e eu só tive umas aulinhas no ensino médio pq estudei em colégio técnico, com grade curricular diferenciada (ETE). Ou seja, daqui alguns anos, pode ser que a gente tenha uma grande massa trabalhadora bilíngue - tomara! Eu entendo a decepção da sua amiga - e menos mal que ela estava bem assessorada por alguém que fala a very good English! - mas minha revolta maior é contra uma boa quantidade de estrangeiros (e, infelizmente, alguns deles são meus contatos constantes) que acham que todo e qquer brasileiro tem que beijar o pé deles, adivinhar o que querem comer e pra onde querem ir. Tirando os que acham q a língua falada no Brasil é espanhol - ah, se não sabem nem o q a gente fala, e não se deu nem ao trabalho de procurar uma lista de vocabulário básico de português, vai passear em outro canto! p.s.: estou generalizando, sei que muita gente precisa vir aqui por necessidade, a trabalho, por causa de família, etc, e às vezes não conseguem ter acesso à essas informações. Mas, humildade também vai bem, né? Tem gente que "viaja" mais ainda, é tão fechadinho no mundo deles que não estuda nem geografia:
T (meu coleguinha francês, totalmente sem noção): What??? Is it summer there???
F: yes... what's the problem?
T: Do you mean you celebrate Christmas during summer?!?!?!?!
F: You see how Jesus is wrong? He should have been born there in France in December and then again here in Brazil on July, shouldn't He?

p.s.: ah! me poupe! :D
Durante toda a minha vida escolar lembro que tinha aula de inglês no colégio 1 vez na semana..acho que 1 hora.
Só no ensino médio tive acesso a curso de inglês 2x semana,com bons livros,teachers,etc..acho que foi a base para o que tenho aprendido.

Ainda mais com a chegada da internet,creio que todos terão a oportunidade de falar pelo menos um pouquinho do inglês. (meu sobrinho de 3 anos,sem ler nem escrever é VICIADO em internet)

Agora essa dos turistas é verdade..mas japonês é gente boa,rico (40% do mercado de luxo do MUNDO só naquela ilha),porém humilde,e gosta de provar e aprender sobre tudo,sem querer se sobrepor ou ser o banbanban só porquê veio do First World.
Você ensina uma palavra de leve e de primeira eles já aprendem e ficam tentando usar.. diferente de outros estrangeiros que não pegam se você falar 10 vezes.. :roll:
p.s.: por coincidência ou não,sábado enquanto tirava um racha de speed bike pela Paulista com uns amigos,parei para beber água em um parque que tem Centro de Atendimento ao Turista.
Adivinha qual era a capa da sãopaulo deste mês?
É... turista "sofre" para se comunicar por aqui.. :cry:
E a pergunta que fica no final da matéria: e como será na Copa,Olimpíadas?

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Eu li essa revista há duas semanas, ela vem encartada domingo na Folha.
Não sei se está completa, mas tem versão online e até seção de comentários: http://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/8 ... icos.shtml

E, eu não vou comentar pq já falei demais aqui!
MENSAGEM PATROCINADA Leia o e-book Aprendendo Idiomas por Conta Própria e conheça as técnicas utilizadas pelos Experts para aprender idiomas. Com ele você vai aprender a aprender inglês!

Baixar uma Amostra Grátis!
Avatar do usuário Marcio_Farias 12350 1 22 206
Flavia.lm escreveu:[...] F: You see how Jesus is wrong? He should have been born there in France in December and then again here in Brazil on July, shouldn't He?

LOL. Geography notwithstanding, some foreigners still picture Brazilian denizens mostly as living in the dense tropical rain forest area for the most part. Some may picture denizens as wearing indian "tangas" (You have a word for that?)