Concordância capa Veja out/11

Avatar do usuário Flavia.lm 3885 1 9 86
A geração F
Eles são 800 milhões em todo o mundo e passam horas por mês na rede social, mas com as inovações o Facebook mostra que quer mais,muito mais!

- Qual o sujeito da frase? "A geração F", "Eles" ou "o Facebook"?
- Não deveria "com as inovações" estar entre vírgulas?

- Sugestões:

"Com 800 milhões de usuários em todo o mundo, os quais passam horas por mês na rede social, o Facebook inova e mostra que quer mais, muito mais"

"São 800 milhões de usuários em todo o mundo, que passam horas por mês na rede social. Com inovações, o Facebook mostra que quer mais, muito mais"

Outras opções talvez existam, mas o uso de verbos conjugados em diferentes pessoas deixou a manchete bastante confusa.

O que vcs acham?
MENSAGEM PATROCINADA Aprenda dicas sobre os tempos verbais em inglês! Baixe agora o seu Guia Grátis de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um ótimo resumo para revisar todos os conceitos.

Clique aqui e saiba como baixar!
Avatar do usuário Marcio_Farias 12350 1 22 206
Flávia, gosto das suas opções.

Flávia,

Minha interpretação:

No período abaixo, há 4 orações:

1º oração: Eles são 800 milhões em todo o mundo...
"Geração" carrega uma ideia de mais de uma pessoa; por isso "eles" - Concordância Ideológica -

2º oração: e passam horas por mês na rede social....
Sujeito oculto (eles = geração)

3º oração: mas com as inovações o Facebook mostra. O sujeito desta oração é "o Facebook".

4º oração: que quer mais, muito mais! Sujeito oculto (ele); Ele quem? O Facebook.

Quanto ao trecho "com as inovações" ficar entre vírgulas, é facultativo; mas, eu usaria.

Logo:
A geração F

Eles são 800 milhões em todo o mundo e (eles = " a geração" ) passam horas por mês na rede social, mas , com as inovações, o Facebook mostra que (ele = o Facebook) quer mais, muito mais!

Eu prefiro a primeira opção:
"Com 800 milhões de usuários em todo o mundo, os quais passam horas por mês na rede social, o Facebook inova e mostra que quer mais, muito mais"
Flavia.lm escreveu:A geração F
Eles são 800 milhões em todo o mundo e passam horas por mês na rede social, mas com as inovações o Facebook mostra que quer mais,muito mais!

- Sugestões:

"São 800 milhões de usuários em todo o mundo, que passam horas por mês na rede social. Com inovações, o Facebook mostra que quer mais, muito mais"

Outras opções talvez existam, mas o uso de verbos conjugados em diferentes pessoas deixou a manchete bastante confusa.

O que vcs acham?

1. O sujeito é "Eles", que faz referência à "geração F", que também pode ser entendido como todos aqueles que gastam horas usando o Facebook;

2. "... com inovações..." é um adjunto adverbial curto, logo é possível o seu uso sem a separação por vírgulas, sem a perda do sentido.
Obrigada pelos comentários!
Insisto que não se deve(ria) utilizar orações com diferentes sujeitos e, consequentemente, com diferentes regências, na mesma sentença. A Veja ficou de me mandar uma resposta, até hoje não recebi nada...
Flavia.lm escreveu:Obrigada pelos comentários!
Insisto que não se deve(ria) utilizar orações com diferentes sujeitos e, consequentemente, com diferentes regências, na mesma sentença. A Veja ficou de me mandar uma resposta, até hoje não recebi nada...

Não entendi, Flavia. Onde estão os sujeitos diferentes?

A Veja costuma responder?

Abs!
Carioca,

"Eles" (plural) é sujeito do primeiro trecho, e "Facebook" (singular) é do segundo trecho. Eu acho muito esquisito misturar as coisas assim na mesma frase.
Pela leitura do trecho, eu entendo que "eles" ou "a geração F" são todos os usuários que gastam muito tempo por mês acessando o facebook, ou seja, os viciados de plantão rsrs. Enquanto que "Facebook" é a empresa que, procurando ofereder mais inovações no seu produto, mostra que não está satisfeita apenas com esse quantitativo atual desses usuários, ela quer que esse quantitativo aumente, e muito.

Pelo o que você falou, parece que os dois sujeitos fazem referência ao mesmo núcleo, mas não é. Talvez eu tenha entendido errado.
Na verdade, Carioca, eu entendi o mesmo que você. São duas frases com dois sujeitos e portanto com regências/concordâncias diferentes. O que eu não curti foi ligarem as duas com um "mas", pois normalmente a conjunção é usada qdo a gente vai continuar falando da mesma pessoa.
MENSAGEM PATROCINADA Há quanto tempo você estuda inglês? Já passou por sua cabeça que você pode estar estudando de uma forma que dá pouco ou quase nenhum resultado? Que tal fazer um intensivo de inglês de 180 dias e recuperar o tempo perdido? Em 6 meses você pode elevar o seu inglês a um novo patamar.

Clique aqui para conhecer o curso!
Flavia.lm escreveu:Na verdade, Carioca, eu entendi o mesmo que você. São duas frases com dois sujeitos e portanto com regências/concordâncias diferentes. O que eu não curti foi ligarem as duas com um "mas", pois normalmente a conjunção é usada qdo a gente vai continuar falando da mesma pessoa.

Saquei, Flavia!

Acho que o lance do redator era fazer o contraste entre o fato da galera "disperdiçar" horas navegando na rede social e o da empresa, por achar bom, querer mais horas sendo gastas em seu site.