Dicionários de inglês

Alessandro 3 11 91
Indicações de sites com dicionários e tradutores online, inglês-português, português-inglês e inglês-inglês.

One Look: O dicionário dos dicionários

Muitas discussões no fórum giram em torno do significado das palavras, as definições nos diversos dicionários são apresentadas de forma diferente o que algumas vezes gera interpretações diferentes do significado e uso das palavras em inglês.

Às vezes é bom consultar mais de um dicionário para sanar a questão completamente. Para essa tarefa, indico o One Look. Ele é uma espécie de buscador que faz uma consulta em vários dicionários online, facilitando muito a vida do estudante.

Dicionário de inglês online: Cambridge

O Cambridge Dictionaries Online (inglês-inglês) é um dos melhores dicionários online para estudantes de inglês (ESL). O estudante visualiza logo na primeira página um campo para digitar o verbete, depois disso basta clicar em “Look it up”. O que mais gosto é a possibilidade de escolher em que tipo de dicionário você quer consultar, as opções são: Advanced Learner’s, American English, Idioms e Phrasal Verbs. A alternativa que uso com mais frequência é a Advanced Learner’s.

Não se preocupe, mesmo que você saiba digitar a palavra corretamente, o dicionário online sugere várias alternativas para o verbete consultado, incluindo phrasal verbs, idioms entre outros.

Para finalizar não poderia deixar de citar o recurso de visualizar os símbolos fonéticos da palavra. Isso permite que você consiga reproduzir a pronúncia exata da palavra sem precisar ouvi-la em áudio. Incrível não é?

Dicionário de inglês com termos técnicos: The Free Dictionary

O The Free Dictionary é um dicionário gratuito bastante completo. Assim como o Dictionary.com e o Cambridge ele também é um dicionário monolíngue, porém com alguns recursos adicionais.

Após consultar uma palavra o visitante pode escolher ouvi-la em inglês americano ou inglês britânico, função muito útil para estudantes de inglês. Muitas vezes os diferentes sotaques nos confundem.

O estudante ainda tem à sua disposição: vários exemplos de uso do verbete, os símbolos fonéticos, imagens que ajudam no entendimento da palavra, a possibilidade de receber a definição por email, formato para a impressão entre outras funções.

O que mais gosto no The Free Dictionary são os dicionários específicos por área: Legal (leis), Médico, Financeiro, Acrônimos e Expressões. Vale a pena conferir!

Dicionário de inglês completo: Dictionary.com

O Dictionary.com é muito mais do que um simples dicionário, ele é um serviço de buscas que efetua pesquisas em diversos dicionários disponíveis em sua base de dados. A vantagem é que o visitante pode ver diferentes definições para a palavra consultada. Além disso, vários exemplos de uso são exibidos na consulta, com frases reais. Isso nos ajuda a entender como a palavra é usada no dia-a-dia.

Assim como o Cambridge, ele também exibe os símbolos fonéticos, porém com um diferencial, você também poderá ouvir o verbete, clicando no ícone (alto falante) ao lado da palavra.

O site ainda disponibiliza gratuitamente uma barra de ferramentas que pode ser instalada em seu navegador, assim não será necessário visitar a página toda vez que precisar efetuar uma consulta. Basta digitar na barra que ficará disponível no topo do browser. Eu instalei no firefox e achei o serviço muito útil.

Longman: Dicionário de Inglês Online

Se você gosta da versão impressa do Longman vai adorar a versão online. Muito útil para aqueles momentos que você precisa de agilidade na busca dos verbetes e principalmente para usar em lugares onde não é possível levar na bolsa aquele livro enorme.

O dicionário Longman de inglês contemporâneo é na verdade uma versão online do CD-ROM que acompanha o dicionário impresso. Eu gostei bastante da forma com que os verbetes são apresentados na tela e dos exemplos muito bem contextualizados.

Ao digitar uma palavra e clicar em "search", dependendo do verbete, o dicionário apresenta uma lista com as classes gramaticais. Basta escolher para ver o significado de acordo com sua necessidade. Você pode consultar aquela palavra funcionando como um verbo, como um adjetivo, substantivo, e etc.

Dicionário inglês-inglês detalhado: Macmillan

O Macmillan é um bom dicionário online, ele está disponível gratuitamente para estudantes de inglês de todos os níveis. Algumas características me impressionaram, confira:

O layout clean facilita a utilização;
Os diversos significados de cada palavra são explicados com detalhes, com muitos exemplos de uso;
A pronúncia está disponível ao lado do verbete (sotaque Americano);
Ao lado da pronúncia é possível consultar os símbolos fonéticos;
Ao clicar no símbolo “T” o estudante poderá consultar uma lista de palavras relacionadas, com suas respectivas definições.

O dicionário é inglês-inglês, talvez não seja tão atrativo para estudantes iniciantes. Porém, gostaria de ressaltar que é muito melhor buscar definições de palavras em dicionários inglês-inglês, isso aumenta muito o seu vocabulário com relação ao novo idioma. Acontece muito comigo, sempre uso dicionários inglês-inglês, inevitavelmente acabo aprendendo mais palavras apenas lendo as definições.

Dicionário Visual Merrian Webster

Você já tentou dizer em inglês o nome de alguma coisa que não sabe nem mesmo em português? Esses dias eu precisava dizer o nome da parte protetora daqueles cercadinhos de bebê, o que me salvou foi um dicionário visual online.

Hoje quero indicar o Dicionário Visual Merriam-Webster ele apresenta o nome das coisas através de imagens. Para facilitar ele exibe tudo dividido por categorias, ex: “Plants”, “Food”, “House”, “Transport”, “Sports”, etc.
Ah! O nome da proteção do cercadinho de bebê (playpen) é mesh. Se você acha que cama tem pé, vai se surpreender ao saber que ela tem pernas.

Dicionário Gráfico Inglês-Inglês: Visuwords

O Visuwords é um dicionário inglês-inglês com uma característica bem diferente, além de buscar o significado do verbete, ele ainda cria um gráfico com o relacionamento dessa palavra com outras. Os tipos de relacionamento podem ser: é similar a (is similar to), faz parte de (pertains to), is a kind of (é um tipo de) e muitos outros. Você pode consultar a legenda que fica no rodapé do gráfico para saber a lista completa de possibilidades de relacionamento.

O diagrama gerado pelo Visuwords é muito interessante. Parece com uma rede de neural. Recomendo para quem quer ampliar o vocabulário e também para profissionais como jornalistas e professores. Eu testei o dicionário (inglês-inglês) com a palavra expert, veja abaixo a imagem gerada.
O seu dicionário online preferido não está na lista? Envie abaixo o link. ;)

Anúncio Descubra seu nível de inglês em 15 minutos! - Converse grátis por 15 minutos com um professor e verifique como está o seu inglês.

Começar agora!
1 resposta
Donay Mendonça 22 102 1.5k
Outra sugestão:

Ref. oxfordlearnersdictionaries
Ainda precisa de ajuda? Confira algumas opções:
  1. Clique no botão "Responder" (abaixo) e faça sua pergunta sobre este assunto;
  2. Faça uma nova pergunta;
  3. Converse grátis com um professor nativo por 15 minutos: Saiba como!