É obrigatório utilizar DO nas perguntas e frases negativas?

Tenho uma dúvida que acredito seja muito simples para vocês mas que me está a criar um pouco de confusão.

Sei que "DO" significa "fazer de executar, realizar ou desenvolver uma acção", mas também pode ser utilizado como verbo auxiliar principalmente nas perguntas e respostas negativas.

A minha dúvida é:

É obrigatório utilizar sempre o auxiliar "DO" nas perguntas quando não for utilizado o verb modal? Existe alguma diferença por exemplo de ser obrigatório escrever mas não ser obrigatório falar oralmente? Quando se escreve na maior parte das vezes leio "Do you like it?" e não "I like it?" mas quando se fala oralmente será que se diz "I Like it?" e não "Do you like it?".

Deixo alguns exemplos para saber se é possível utilizar as duas formas ou se apenas uma está correcta:

Do you like it? * You like it?
Does he has spoken to you? * Has he spoken to you?
Do i'm talking about right? I'm talking about right? (Esta creio que não se utiliza o "DO". Nunca se utiliza o "DO" antes do I'm?

Nas respostas negativas é obrigatório utilizar o "DO" como verbo auxiliar? Eu creio que não seja obrigatório, mas existe alguma regra para saber? Deixo alguns exemplos mas em muitas frases não sei quando utilizar o "DO" em respostas negativas até porque sinceramente não sei a diferença de utilização nos dois exemplos em baixo, somente vejo na internet.

I don't want to go. * I not want to go. Nesta frase penso que a utilização de DO é correcta.
I'm don't going to you. * I'm not going to you. Aqui creio não se utiliza o DO.

* Aproveito para perguntar como posso dar a minha pontuação às respostas dadas.

Muito obrigado pelo esclarecimento às minhas dúvidas.

COMO COMBINAR PALAVRAS EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Denilso de Lima, autor do livro "Combinando Palavras em Inglês", ensina como as collocations (combinações de palavras) podem ajudar você a falar inglês com mais naturalidade. ACESSAR AULA
5 respostas
Ordenar por: Data
  Resposta mais votada
Desbloqueie 2 respostas agora e todos os dias
Ao se cadastrar, você ainda poderá fazer perguntas, marcar tópicos como favoritos, votar nas melhores dicas e muito mais.
ENTENDENDO AS HORAS EM INGLÊS
Nesta aula, a professora Camila Oliveira ensina vários macetes para você nunca mais se confundir na hora de dizer as horas em inglês. ACESSAR AULA
AMPLIANDO O VOCABULÁRIO
Isa Mara Lando é uma referência entre os profissionais de tradução. Ela já traduziu mais de 100 livros, entre eles estão obras de autores aclamados, como: George Orwell, Salman Rushdie e Walter Isaacson (a biografia de Einstein). Nesta aula gratuita, Isa dá várias dicas de vocabulário. ACESSAR AULA