É obrigatório utilizar DO nas perguntas e frases negativas?

Bom dia.

Tenho uma dúvida que acredito seja muito simples para vocês mas que me está a criar um pouco de confusão.

Sei que "DO" significa "fazer de executar, realizar ou desenvolver uma acção", mas também pode ser utilizado como verbo auxiliar principalmente nas perguntas e respostas negativas.

A minha dúvida é:

É obrigatório utilizar sempre o auxiliar "DO" nas perguntas quando não for utilizado o verb modal? Existe alguma diferença por exemplo de ser obrigatório escrever mas não ser obrigatório falar oralmente? Quando se escreve na maior parte das vezes leio "Do you like it?" e não "I like it?" mas quando se fala oralmente será que se diz "I Like it?" e não "Do you like it?".

Deixo alguns exemplos para saber se é possível utilizar as duas formas ou se apenas uma está correcta:

Do you like it? * You like it?
Does he has spoken to you? * Has he spoken to you?
Do i'm talking about right? I'm talking about right? (Esta creio que não se utiliza o "DO". Nunca se utiliza o "DO" antes do I'm?

Nas respostas negativas é obrigatório utilizar o "DO" como verbo auxiliar? Eu creio que não seja obrigatório, mas existe alguma regra para saber? Deixo alguns exemplos mas em muitas frases não sei quando utilizar o "DO" em respostas negativas até porque sinceramente não sei a diferença de utilização nos dois exemplos em baixo, somente vejo na internet.

I don't want to go. * i not want to go. Nesta frase penso que a utilização de DO é correcta.
I'm don't going to you. * I'm not going to you. Aqui creio não se utiliza o DO.

* Aproveito para perguntar como posso dar a minha pontuação às respostas dadas.

Muito obrigado pelo esclarecimento às minhas dúvidas.

Mais Votada Mais Votada

Avatar do usuário Renato Baroli 1470 5 30
É comum que no inglês falado palavras sejam omitidas como o Do em "Do you like it?" que na fala pode ser simplificado para "You like it?". Essa omissão do do, porém, não é recomendada na escrita.
MENSAGEM PATROCINADA Para aprender mais sobre os Tempos Verbais baixe agora o: Guia Grátis de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola.

Clique aqui e saiba como baixar!
Só para completar. Com relação às frases que você usou como exemplos:

Do you like it? = Correta.
You like it? = Possível no inglês falado.
Does he has spoken to you? = Incorreta(Não há necessidade do does aqui).
Has he spoken to you? = Correta.
Do i'm talking about right? = Incorreta.
I'm talking about right? = Incorreta.
I don't want to go. = Correta.
I not want to go. = Incorreta(O do é necessário aqui).
I'm don't going to you. = Incorreta.
I'm not going to you. = Creio que a intenção era dizer: "I'm not going with you".

Espero ter ajudado.
Antes demais muito obrigado pelas respostas dadas.

Apenas fiquei com uma dúvida. Porque é que na frase "Has he spoken to you?" não se utiliza o verbo auxiliar "DO"? Porque é que na grande maioria das perguntas na forma escrita se utiliza o "DO" quase sempre e em algumas como no caso desta pergunta não se utiliza o "does"? Existe alguma regra para isso?
patoca escreveu:Antes demais muito obrigado pelas respostas dadas.

Apenas fiquei com uma dúvida. Porque é que na frase "Has he spoken to you?" não se utiliza o verbo auxiliar "DO"? Porque é que na grande maioria das perguntas na forma escrita se utiliza o "DO" quase sempre e em algumas como no caso desta pergunta não se utiliza o "does"? Existe alguma regra para isso?

Me corrijam se eu falo algo incorreto, porém você não utiliza o DO nessa frase, pois o verbo HAVE (no caso da frase, HAS) já mostra a ação da pergunta. Se você comparar com a frase do LIKE, sabemos que LIKE não é um verbo e a frase precisa de uma ação, por isso usamos o DO. No caso de HAVE não precisaríamos do DO pois o HAVE indica uma ação a ser efetuada.

[]z
Do e does são usados como auxiliares no Simple Present.

A frase "Has he spoken to you?" é uma pergunta no Present Perfect.
No Present Perfect nós usamos os verbos have ou has e o verbo principal no particípio.
Não precisamos e nem devemos usar do ou does como auxiliares nesse caso, pois já temos have ou has assumindo esse papel.

Espero ter ajudado.