É obrigatório utilizar DO nas perguntas e frases negativas?

Bom dia.

Tenho uma dúvida que acredito seja muito simples para vocês mas que me está a criar um pouco de confusão.

Sei que "DO" significa "fazer de executar, realizar ou desenvolver uma acção", mas também pode ser utilizado como verbo auxiliar principalmente nas perguntas e respostas negativas.

A minha dúvida é:

É obrigatório utilizar sempre o auxiliar "DO" nas perguntas quando não for utilizado o verb modal? Existe alguma diferença por exemplo de ser obrigatório escrever mas não ser obrigatório falar oralmente? Quando se escreve na maior parte das vezes leio "Do you like it?" e não "I like it?" mas quando se fala oralmente será que se diz "I Like it?" e não "Do you like it?".

Deixo alguns exemplos para saber se é possível utilizar as duas formas ou se apenas uma está correcta:

Do you like it? * You like it?
Does he has spoken to you? * Has he spoken to you?
Do i'm talking about right? I'm talking about right? (Esta creio que não se utiliza o "DO". Nunca se utiliza o "DO" antes do I'm?

Nas respostas negativas é obrigatório utilizar o "DO" como verbo auxiliar? Eu creio que não seja obrigatório, mas existe alguma regra para saber? Deixo alguns exemplos mas em muitas frases não sei quando utilizar o "DO" em respostas negativas até porque sinceramente não sei a diferença de utilização nos dois exemplos em baixo, somente vejo na internet.

I don't want to go. * i not want to go. Nesta frase penso que a utilização de DO é correcta.
I'm don't going to you. * I'm not going to you. Aqui creio não se utiliza o DO.

* Aproveito para perguntar como posso dar a minha pontuação às respostas dadas.

Muito obrigado pelo esclarecimento às minhas dúvidas.
MENSAGEM PATROCINADA Aprenda a falar como é a sua profissão em inglês. Baixe o Guia Grátis da English Live sobre as Profissões em inglês.

Clique aqui e saiba como baixar!
5 respostas
Ordenar por: Data

Resposta aceita Resposta aceita
1470 5 30
É comum que no inglês falado palavras sejam omitidas como o Do em "Do you like it?" que na fala pode ser simplificado para "You like it?". Essa omissão do do, porém, não é recomendada na escrita.

1470 5 30
Só para completar. Com relação às frases que você usou como exemplos:

Do you like it? = Correta.
You like it? = Possível no inglês falado.
Does he has spoken to you? = Incorreta(Não há necessidade do does aqui).
Has he spoken to you? = Correta.
Do i'm talking about right? = Incorreta.
I'm talking about right? = Incorreta.
I don't want to go. = Correta.
I not want to go. = Incorreta(O do é necessário aqui).
I'm don't going to you. = Incorreta.
I'm not going to you. = Creio que a intenção era dizer: "I'm not going with you".

Espero ter ajudado.

Antes demais muito obrigado pelas respostas dadas.

Apenas fiquei com uma dúvida. Porque é que na frase "Has he spoken to you?" não se utiliza o verbo auxiliar "DO"? Porque é que na grande maioria das perguntas na forma escrita se utiliza o "DO" quase sempre e em algumas como no caso desta pergunta não se utiliza o "does"? Existe alguma regra para isso?

30
patoca escreveu:Antes demais muito obrigado pelas respostas dadas.

Apenas fiquei com uma dúvida. Porque é que na frase "Has he spoken to you?" não se utiliza o verbo auxiliar "DO"? Porque é que na grande maioria das perguntas na forma escrita se utiliza o "DO" quase sempre e em algumas como no caso desta pergunta não se utiliza o "does"? Existe alguma regra para isso?
Me corrijam se eu falo algo incorreto, porém você não utiliza o DO nessa frase, pois o verbo HAVE (no caso da frase, HAS) já mostra a ação da pergunta. Se você comparar com a frase do LIKE, sabemos que LIKE não é um verbo e a frase precisa de uma ação, por isso usamos o DO. No caso de HAVE não precisaríamos do DO pois o HAVE indica uma ação a ser efetuada.

[]z

1470 5 30
Do e does são usados como auxiliares no Simple Present.

A frase "Has he spoken to you?" é uma pergunta no Present Perfect.
No Present Perfect nós usamos os verbos have ou has e o verbo principal no particípio.
Não precisamos e nem devemos usar do ou does como auxiliares nesse caso, pois já temos have ou has assumindo esse papel.

Espero ter ajudado.

MENSAGEM PATROCINADA Há quanto tempo você estuda inglês? Já passou por sua cabeça que você pode estar estudando de uma forma que dá pouco ou quase nenhum resultado? Que tal fazer um intensivo de inglês de 180 dias e recuperar o tempo perdido? Em 6 meses você pode elevar o seu inglês a um novo patamar.

Clique aqui para conhecer o curso!