Ensinar Inglês sem Gramática é Possível?

Alessandro 3 13 109
Se você dá aulas de inglês, já deve ter notado o quanto uma aula focada em gramática desmotiva seus alunos — sim, estou falando da gramática tradicional, ou melhor, da gramática normativa.

Calma! Não estou dizendo que gramática não seja importante. Ela tem, sim, seu valor; porém, a gramática normativa deve ser ensinada no momento adequado e de forma apropriada. Para quem não se lembra, a gramática normativa é aquela que envolve regras e termos técnicos.

Claro, não dá para generalizar, mas você há de concordar que, por muitos anos, ensinar inglês foi sinônimo de ensinar gramática normativa acima de tudo. Eu sempre achei isso curioso!

O primeiro professor que conheci que escancarou esse problema foi o Denilso de Lima, no livro Inglês na Ponta da Língua. Em 2007 tive a honra de receber uma cópia autografada que guardo com muito carinho. Li o livro em poucos dias e até hoje, volta e meia, consulto algumas passagens.
dedicatoria-livro-denilso.jpg
O “Inglês na Ponta da Língua” foi (e ainda é) um best-seller na área de idiomas. A ideia central do livro é mostrar que o foco dos estudos e do ensino deve ser o vocabulário e não as regras gramaticais. Mas não se trata de vocabulário sendo visto como lista de palavras a serem decoradas.

O professor Denilso, em seu livro, apresentou uma ideia mais ampla sobre a aquisição de vocabulário. Uma visão na qual devemos focar na combinação de duas ou mais palavras usadas em situações do cotidiano.

Se nos últimos anos você viu vários cursos online que priorizam o vocabulário, pode ter certeza que seus criadores, de certa forma, entenderam a mensagem do professor Denilso.

As obras seguintes do mesmo autor esclareceram ainda mais esse conceito. Em "Combinando Palavras em Inglês", o prof. Denilso nos mostra o poder das collocations (inclusive, temos um curso de Collocations no English Plus ministrado pelo próprio Denilso). As collocations são o ponto central do desenvolvimento do vocabulário nessa abordagem de ensino.

Depois, ele escreveu o livro Gramática de Uso da Língua Inglesa. Estranho, não é mesmo? Se ele diz que o foco deve ser no vocabulário, porque ele escreveu um livro de gramática?

Note que o título é Gramática de Uso e não Gramática Normativa. São coisas bem diferentes. A gramática de uso se refere à forma como a língua é realmente utilizada no dia a dia por falantes nativos. Em outras palavras, é a gramática natural, adquirida com a vivência e a exposição contínua ao idioma. As estruturas gramaticais são adquiridas naturalmente e não por meio de análise sintática das orações.

Cf. Livros Indicados

Pois bem, se você se interessou pelo assunto, além de ler os livros que indiquei acima, pode ainda adquirir o curso para professores onde o próprio Denilso ensina como dar aulas em inglês baseadas na aquisição de vocabulário de acordo com os pontos da Abordagem Lexical. Essa é, portanto, a razão pela qual o curso se chama: Lexical Teacher. Os professores aprendem – entre várias outras coisas – como ensinar a gramática de uso por meio do vocabulário tornando o ensino e aprendizado da língua menos cansativo.

Para quem é o Lexical Teacher?

Este curso foi desenvolvido para professores de inglês em geral. Portanto, independentemente de você ser professor em escola pública, escola de idiomas, particular, com curso online, etc., o Lexical Teacher vai potencializar o seu perfil profissional.

O curso é indicado também para quem pretende dar aulas no futuro e professores que já tenham experiência e estão em busca de aprimorar o conhecimento e as habilidades de ensino.

O LEXICAL TEACHER é um curso para quem tem paixão em ensinar inglês e busca se aperfeiçoar cada vez mais.

=> Quero conhecer o Lexical Teacher
lexical-teacher.jpg
Espero que goste da indicação.
Boas aulas!

Sabe a resposta? Seja um colaborador(a)! Ao responder questões no English Experts você ganha pontos de Reputação. Se você atua na área de idiomas, suas participações na comunidade podem ser uma ótima vitrine para o seu trabalho.

Registre-se agora e faça parte!
Colabore