Intercâmbio: quanto tempo para se tornar fluente no inglês

Tenho feito esta pergunta,a professores e intercambistas, mas as respontas,tem sido muito vagas, e a maioria que quer fazer intercambio,fica nesta neura...

Será que o tempo que posso pagar,será suficiente para atingir minha meta? Há quem diga, que para ler, escrever, entender, ouvir, pensar, sentir em inglês, e ter condições de fazer o exame de proficiência, o tempo é de 2 anos de intercambio,estudando 3 horas na escola e +1 em casa, será que realmente este processo de sair do basico para o fluente leva 2 anos?

Mais Votada Mais Votada

Avatar do usuário TheBigSpire 1070 1 6 25
Depende muito do teu grau de imersão.

Quando morei em Dublin, conheci pessoas que viviam lá por 3 ou 4 anos e não falavam absolutamente nada de inglês.
Por outro lado, conheci pessoas que estavam lá há 1 ou 2 e falavam inglês muito bem.

Muito mais que tempo, o mais importante é ter foco e ser consciente de que a imersão é necessária. Evite cercar-se de brasileiros, evite falar português, faça o maior esforço possível para permanecer em contato com a língua inglesa o máximo possível. Quando você menos notar, estará "destravando".
MENSAGEM PATROCINADA Aprenda dicas sobre os tempos verbais em inglês! Baixe agora o seu Guia Grátis de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um ótimo resumo para revisar todos os conceitos.

Clique aqui e saiba como baixar!
Avatar do usuário Lucas PAYNE 260 7
Depende do que é fluência para você.
Em minha opinião ser fluente não quer dizer entender tudo sobre um idioma estrangeiro ou falar sobre qualquer assunto neste idioma, até porque nem na nossa língua materna isso acontece.
Em minha humilde opinião fluência significa ter confiança na hora de falar, e ser capaz de se comunicar de maneira eficaz.
Acredito que para ser fluente "Ler,ouvir,falar,escrever" para quem vive em um pais onde essa língua é falada é mais fácil alcançar esse nível porém não quer dizer que em X semanas,meses,anos a pessoa estará desenvolvendo essas atividades em nível avançado.
Cada um aprende em um ritmo e de um jeito diferente, tudo vai depender do teu esforço e comprometimento, é impossível estipular um prazo mas se serve de consolo você vai precisar de mais de um ano para alcançar um nível bacana de fluência.
Avatar do usuário Donay Mendonça 49135 21 73 1140
Complemento:

Na minha opinião, se você realmente se dedicar, três anos é tempo o bastante. Estando no exterior, com tempo para estudar, vivenciar e esclarecer dúvidas, você vai, com certeza, estar fluente em 3 anos. A chance disso acontecer nesse tempo é muito grande. Então, essa é minha resposta, nas condições mencionadas: 3 years.


Bons estudos!
Depende muito de você.. acho que é 2 anos é bastante! Mas se tu pode fazer 2 anos faça! Novas experiências sempre são boas e irá ser ótimo para o teu currículo!