Present Perfect (Continuidade da ação)

Olá Boa noite a todos!

Meu nome é Luiz e gostaria da ajuda de vocês para esclarecer essa dúvida:

Venho estudando ultimamente o Present Perfect e sei que um dos usos
desse tempo é o de passar a ideia de que algo aconteceu no passado e continua acontecendo no
presente, ou seja, similar ao Present Perfect Continuous.
Exemplo:
I have worked here for 5 years (Present Perfect - enfase no fato)
I have been working here for 5 years (Present Perfect Continuous - enfase na continuidade da ação)

A minha dúvida é em relação a esse complemento, que colocamos indicando a duração da ação.

No caso do Perfect Continuous, por exemplo, eu sei que se eu disser "I have been working here" o significado fica igual, ou seja, "Eu tenho estado trabalhando aqui" eu quero dizer,
a própria forma do Present Continuous indica que estou falando de algo que ocorreu e continua ocorrendo e dessa forma a indicação da duração torna-se apenas uma informação adicional e não muda o significado da frase.

Já no Present Perfect se eu não indico a duração da ação, parece que fica impossível dizer que estou falando de algo que aconteceu ou se estou falando de algo que aconteceu
e continua acontecendo ainda, por exemplo:

"I have worked here" a tradução seria (Eu trabalhei aqui) ou (Eu tenho trabalhado aqui) ?

"Your English has improved." a tradução seria (Seu Inglês melhorou) ou (Seu Inglês tem melhorado)

Desde já agradeço a atenção.

POWER QUESTIONS
O professor das celebridades Daniel Bonatti ensina várias técnicas para você ter conversas melhores mesmo com conhecimentos básicos de inglês. Com as power questions você vai aprender a direcionar a conversa para onde quiser e com isso alcançar seus objetivos na comunicação. ACESSAR AULA
7 respostas
Ordenar por: Data
Donay Mendonça 25 137 1.7k
Desbloqueie 2 respostas agora e todos os dias
Ao se cadastrar, você ainda poderá fazer perguntas, marcar tópicos como favoritos, votar nas melhores dicas e muito mais.
COLABORE COM O SITE!
Ser um MEMBRO ASSINANTE é a melhor maneira de você, fã do English Experts, nos ajudar a manter a comunidade ativa e atualizada.
Clique no botão abaixo e veja a lista de benefícios!
QUERO COLABORAR
Donay Mendonça 25 137 1.7k
TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. INICIAR TESTE