Quando posso dizer que alcancei a FLUENCIA no idioma?

Ola pessoal,

Novo no forum porem nao sou um novo estudante rs.

Estudo ingles a muito tempo como muitos aqui por conta propria, a minha duvida e quando posso bater no peito e dizer EU SOU FLUENTE no idioma ingles?

Recentemente fui a uma entrevista e conversei por um longo tempo com o intrevistador que disse que meu ingles estava adequado para o cargo (estavam pedindo ingles fluente).

Porem sei que ainda nao alcancei esse nivel, por isso continuo na batalha diaria (leia-se estudos), ultimamente estou pegando mais pesado nas rotinas diarias de estudos pois pretendo mudar o meu "Avancado" do Curriculo para "Fluente".

Resumindo: QUANDO PODEREI DIZER QUE SOU FLUENTE? :?
Avatar do usuário andreia_brasil 55 1 1
Nao sei se sao 100% mas na net tem mtos sites para avaliar seu ingles. Talvez seria interessante fazer aquele certificado de proeficiencia (toefl)
MENSAGEM PATROCINADA Aprenda dicas sobre os tempos verbais em inglês! Baixe agora o seu Guia Grátis de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um ótimo resumo para revisar todos os conceitos.

Clique aqui e saiba como baixar!
Fluente = Ato de Fluir sem barreiras.

Consegue se comunicar com qualquer pessoa em inglês ?
Consegue entender se não todas as palavras, o raciocínio da sentença ?
Consegue se expressar de forma objetiva identificando novas palavras e adaptando as estruturas já conhecidas ?

Se sim a todas as perguntas acredito que já pode atualizar seu curriculo sem problema algum.
Como dito acima, fluência é atingida quando não se tem obstáculos, quando se é compreendido e se faz compreender.
Não se prenda a diplomas ou algo do tipo.
Sobre o TOEFL(Test of English as a Foreign Language) é uma dica válida pois o objetivo dele é medir seu potencial a nivel acadêmico e lhe dar um certificado internacional, certamente é interessante, mas nada que seja necessário para você se dizer "fluente".