Vou precisar usar mais o inglês no meu trabalho

Pessoal, não sei se aqui seria o local certo, mas gostaria de expressar aqui que vou precisar lidar mais com o inglês no meu trabalho. O problema é que meu inglês tá em débito, me viro no reading/writing como dá, que é exatamente o que também precisarei mais agora. Só que estou preocupado. A pergunta é: como otimizar esse meu inglês em pouco tempo? Tenho menos de 2 meses...

Anúncio Descubra seu nível de inglês em 15 minutos! - Converse grátis por 15 minutos com um professor e verifique como está o seu inglês.

Começar agora!
4 respostas
  Resposta mais votada
15 61 498
Entendo...Sugiro que você faça, então, por conta própria...
Aqui mesmo você tem bastante material para estudo.

Minhas dicas são:

- Sature-se de inglês durante o seu dia.
Costumo dizer que inglês é igual uma carteira de investimentos, não se deve aplicar num só lugar, uma "cesta" funciona melhor. Lol
Isso quer dizer que você deve se dedicar a videos e audios na internet (da tv ou qualquer outro meio), filmes (com ou sem legendas), músicas (com ou sem a letra), sites de estudo online, textos (de preferência com assuntos que você aprecia), livros e até comic books (gibis), etc.
Essa exposição à língua é importante. Você pode se habituar com computadores, celulares, tablets e demais tecnologias todas configuradas para o inglês. Até listas, como de supermercado e anotações, avisos, recados, aprenda a fazer em inglês;

- Encontre sites para os tais exercícios online.
Encontre alguns com os quais você se adapta melhor. Hoje existem muitos recursos desse tipo. Ao final da minha contribuição deixei alguns endereços de sites para ajudar, OK;

- Abuse dos videos de nativos e não nativos, conforme mencionei na minha resposta anterior.
Correções de palavras que usamos de forma inadequada por não serem naturais no idioma inglês, melhoramento de pronúncia, expressões ou "idioms" que abundam na língua inglesa. Tais videos, não preciso dizer, são fáceis de encontrar;

- Contextualize palavras ou expressões novas.
Veja como os nativos as utilizam, ecreva frases utlizando tais palavras ou grupos de palavras.
Exemplo: você aprendeu que "piece of cake" = fácil, facinho, mamão com açucar, então, podemos dizer "This English test was a piece of cake!";

- Por fim fuja dos achismos, embromismos, traduções ao pé da letra do português para o inglês.
Comparar sempre as duas línguas é muito ruim. Veja que o inglês é uma língua que estruturalmente difere muito do português.
Quando encontrar uma informação busque sempre fontes de referência para confirmar. Wikipedia, por exemplo, não serve como referência, segundo seus próprios desenvolvedores. Pode até quebrar o galho, mas nunca é conclusivo. Com o tempo aproveite sua bagagem na língua e sua intuição para verificar o que procede ou não. Veja algumas opões que sugiro a você:

Gramática - veja nos livros, sites de referência;

Pronúncia/audio\ listening - nos dicionários mais importantes (oxford, cambridge, etc.) e vídeos dos quais você conhece a procedência ou recebeu indicação de um colega também aprendiz (referência é tudo);

Textos, procure o original (se jornal, revista, livro, publicações);

Speaking - veja na fonte (falantes nativos da língua de diversos paises).

Seguem alguns sites:

englishpage gramática, vocabulario, leitura...
bbc.co idem ao anterior.
esl-lab muito bom para listening inclusive com script.
lyricstraining se você gosta de música esse é ótimo.
And many more. lol

Espero que ajude.
Cheers!
Anúncio Cambly Gostou da dica? Agora é hora de praticar!

Utilizar o inglês em interações reais levará você à fluência mais rápido. Pensando nisso, o nosso parceiro está oferecendo 15 minutos de aula grátis, não perca essa oportunidade. O link abaixo ativa o cupom!

Cupom: 15 minutos de aula Grátis!
15 61 498
Hi there!

Você não mencionou seu nível, mesmo que aproximado, no inglês. De qualquer forma tenho que ressaltar que o período de tempo mencionado é curto, ainda mais porque você relata que a necessidade do uso do inglês é por motivo de trabalho e, portanto, seu tempo para estudo diminui consideravelmente.
Para médio e longo prazo sugiro que você procure algum curso, pode ser online, mas que te proporcione método de estudo, a não ser que você seja autodidata (que é raro).
Você pode estudar por várias frentes, inclusive buscando textos para aperfeiçoar seu writing e reading. Podem ser usados conteúdos de textos diversos em inglês e dependendo do seu alcance na língua até mesmo jornais, revistas, livros, etc. Listening e speaking também podem ser praticados utilizando esse meio (a internet).
Tenha em mente que "Practice makes perfect."

Num curto espaço de tempo minha sugestão são podcasts e vídeos em geral.
Existem muitos recursos nesse tipo de aprendizado, como material produzido por falantes nativos do inglês, com ou sem legenda ou vídeos produzidos por falantes da nossa boa e velha língua portuguesa, nos quais o inglês falado por brasileiros ditos "fluentes" no inglês é avaliado por professores e especialistas da língua inglesa.
Ressalto porém, que devido ao tempo disponível num primeiro momento, a gramática pontual, isto é, a análise de casos específicos da grámatica inglesa, não é muito útil.

Minha opinião OK.

Cheers!
Então, meu nível é básico. Já fiz curso presenciais, mas sempre parei quando ia para o intermediário. Cursos online já me inscrevi e sempre não consegui levar a sério até o final. O que fazer?
15 61 498
Complementando, seguem mais alguns links:

solinguainglesa.com pra exercícios, leitura, curiosidades.
busuu bem completo, mas tem que se registrar.
en.islcollective exercicios com opção de imprimir (se registrado).
teclasap.com para traduções em geral e curiosidades.

Enjoy!
Cheers!
Ainda precisa de ajuda? Confira algumas opções:
  1. Clique no botão "Responder" (abaixo) e faça sua pergunta sobre este assunto;
  2. Faça uma nova pergunta;
  3. Converse grátis com um professor nativo por 15 minutos: Saiba como!