Como dizer "só em 2010" em inglês

Como posso traduzir:

" Só em 2010 lançamos 4 revistas novas"

No sentido de que é um numero expressivo..

Estou em duvidas na hora de traduzir esse " Só"

Seria only.. just.. alone ?

O que é mais adequado??

super obrigada!

Anúncio Descubra seu nível de inglês em 15 minutos! - Converse grátis por 15 minutos com um professor e verifique como está o seu inglês.

Começar agora!
6 respostas
Donay Mendonça 22 102 1.5k
Yuhoo,

Para mim, a ênfase expressa por "", neste caso, não encontra equivalentes nem em "only" nem em "just". Deve-se ter este cuidado ao se traduzir, pois pode-se ter um efeito aposto ao que se deseja.

Eu diria apenas: "four new magazines were launched in 2010."

A ênfase, para mim, vai estar no contexto, e não em "only/just".

Boa sorte!
Muito obrigada!!!! :-)
Flavia.lm 1 10 95
Concordo com o Donay, é importante atentar-se ao sentido da frase e o uso de "only" ou "just" ali mudaria tudo!

Mas... esse uso de "só em + (determinado período)" é bastante peculiar e me pergunto se realmente não existe uma forma de o traduzirmos para o inglês, ainda que tenhamos que mudar a estrutura da frase.

"Só em 2010 lançamos 4 revistas novas" --> subentende-se que tal número é "grandioso", muito provavelmente a quantidade de lançamentos foi bastante superior aos anos anteriores, ou então está muito acima daquilo que era previsto para o ano, ou... uma infinidade de outras possibilidades.

Four new magazines were launched in 2010, which represents an increase of x% if compared with last year / which is much higher than what we'd forecasted for the period / etc.

Complicado, né? Por isso que digo que a língua portuguesa é imensamente mais rica que o inglês...
Thomas 7 60 288
Another possibility is....

"In 2010 alone we launched/introduced four (new) magazines..."

"Alone" is decoration; it is not necessary, but it adds some emphasis to the sentence.
"New" is also decoration, in my opinion at least. Do companies launch/introduce old magazines?

The sentence could be shortened to "In 2010 we launched/introduced four magazines..." without any lose of meaning.
Daniel.S 1 2 7
complementando:

Hundreds of US oil spills in 2010 alone-enough oil gods must fall
Anúncio Você tem medo de falar inglês? - Se você já estudou inglês mas ainda se sente inseguro(a) saiba que o primeiro passo é se expor ao idioma. Converse grátis por 15 minutos com um professor de inglês nativo, você vai se surpreender o quanto isso pode fazer a diferença.

Começar agora!
Flavia.lm 1 10 95
"But banks made more than $38 billion in overdraft fees alone in 2009, so it's apparent that a lot of Americans are spending more money than they have in their checking accounts." (Wallet Pop)

Mas os bancos faturaram mais de $38 bilhões em taxas de cheque especial só em 2009, então é evidente que muitos americanos estão gastando mais dinheiro do que têm em suas contas bancárias"
Ainda precisa de ajuda? Confira algumas opções:
  1. Clique no botão "Responder" (abaixo) e faça sua pergunta sobre este assunto;
  2. Faça uma nova pergunta;
  3. Converse grátis com um professor nativo por 15 minutos: Saiba como!
  • Tópicos Relacionados