Comparative x Superlative: Explicação detalhada

10
A minha dúvida é sobre a diferença entre o Comparativo e o Superlativo em inglês.

Queria uma explicação bem detalhada (se possível, claro!).
18 respostas
Ordenar por: Data

Oi, Derick.

Usamos o comparativo para comparar uma pessoa ou coisa com uma outra;
Usamos o superlativo para comparar uma pessoa ou coisa com várias outras, sendo esta a maior ou menor de todas.

Há três coisas de que devemos nos lembrar quando falamos de comparativos e superlativos de superioridade:
  1. Adjetivos de uma sílaba
  2. Adjetivos de duas sílabas
  3. Adjetivos de três ou mais sílabas
Comparativo de Superioridade

Uma sílaba: Adicionamos -er para formar o comparativo da maioria dos adjetivos com uma sílaba:
  • Small - Smaller - Curitiba is smaller than São Paulo. [Curitiba é menor do que São Paulo.]
  • Clean - Cleaner - His house is cleaner than her house. [A casa dele está mais limpa do que a casa dela.]
  • Cold - Colder - Canada is colder than Brazil. [O Canadá é mais frio do que o Brasil.]
  • Tall - Taller - Sarah is taller than Anna. [Sarah é mais alta do que a Anna.]
Note: Adjetivos como hot, big, fat, sad, wet (isto é, se os verbos forem formados por consoante, vogal, consoante - ou se terminarem com esta sequência), dobramos a consoante final:

Hotter, bigger, fatter, sadder, wetter.
  • Summer is hotter than fall. [O verão é mais quente do que o outono.]
  • Brazil is bigger than France. [O Brasil é maior do que a França.]
Duas sílabas com 'y' (heavy): Se o adjetivo tiver duas sílabas e terminar em 'y', trocamos o 'y' por 'i' e acrescentamos -er:
  • Is an elephant heavier than a horse? [Um elefante é mais pesado do que um cavalo?]
  • Busy - Busier
  • Pretty - Prettier
  • Noisy - Noisier
Note: Se o adjetivo tiver duas sílabas e não terminar com 'y', seguiremos a regra das três sílabas, como segue abaixo:

Três ou mais sílabas: Usamos more antes de adjetivos com três sílabas ou mais:
  • This car is more comfortable than that one. [Este carro é mais confortável do que aquele.]
  • Expensive - more expensive
  • Beautiful - more beautiful
  • Handsome - more handsome
  • Upset - more upset (duas sílabas não terminando com 'y')
  • Boring - more boring (duas sílabas não terminando com 'y')
Note: Com alguns adjetivos de duas sílabas como (clever, common, narrow, pleasant, quiet, simple, stupid) podemos usar as duas formas:
  • Cleverer ou More clever
  • Commoner ou More common
Comparativo de Igualdade:

Usa-se a estrutura as + adjetivo + as sem alterar o adjetivo. No caso do comparativo de igualdade, você não precisa se preocupar em modificar os adjetivos. Eles devem permanecer intactos.
  • She is as smart as John. [Ela é tão inteligente quanto o John.]
  • I am as old as you. [Eu sou tão velho quanto você. (Eu tenho a mesma idade que você.)]
  • Mary is as beautiful as Sarah. [A Mary é tão bonita quanto a Sarah.]
  • My father is as important as my mother. [O meu pai é tão importante quanto a minha mãe.]
  • Milk is as expensive as cheese. [Leite é tão caro quanto queijo.]
  • John isn't as strong as Mike. [John não é tão forte quanto o Mike.]
Superlativo de Superioridade

Uma sílaba: Formamos o superlativo acrescentando -est ao adjetivo:
  • I have the smallest car. [Eu tenho o menor carro (de todos).]
  • Clean - Cleanest
  • Cold - Coldest
  • Tall - Tallest
Duas sílabas com 'y' (heavy): Se o adjetivo tiver duas sílabas e terminar em 'y', trocamos o 'y' por 'i' e acrescentamos est:
  • He is the heaviest. [Ele é o mais pesado (de todos).]
  • Busy - Busiest
  • Pretty - Prettiest
  • Noisy - Noisiest
Três ou mais sílabas: usamos the most antes de adjetivos com três ou mais sílabas:
  • Comfortable - Who has the most comfortable car? [Quem tem o carro mais confortável? (de todos).]
  • Expensive - This is the most expensive house in the city. [Esta é a casa mais cara da cidade.]
  • Beautiful - Sarah is the most beautiful girl in the school. [Sarah é a garota mais bonita da escola.]
  • Handsome - Brad is the most handsome guy in the school. [Brad é o rapaz mais bonito na escola.]
Irregular comparatives:
Bad worse the worst
Far farther the farthest
Good better the best
Little less the least
Much, many more the most
Observe:
  • He has the most money. = Ele é quem tem mais dinheiro.
  • She has the least money. = Ela é quem tem menos dinheiro.
  • Norway is the best country in the world. = A Noruega é o melhor país do mundo.
  • This was the worst movie that I have ever seen. = Este foi o pior filme (de todos) que eu já vi.
I hope that helps!

Cf. Gramática do inglês: Guia rápido de consulta

Autor original: Alessandro Brandão
Recebeu colaborações de: Donay Mendonça
MENSAGEM PATROCINADA Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 15 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores e linguistas certificados. O resultado sai na hora e com gabarito.

Iniciar o Teste Online!

Como fazer perguntas com o comparativo e superlativo, e como dar as respostas?
E o "Irregular comparatives" são só esses mesmo? Não achei outros exemplos diferentes.

Thanks, the explain helps a lot.

58670 21 97 1413
Olá Mihhcassaca,

Confira algumas perguntas com respostas:
  1. Are they younger than you? Yes, they are./No, they aren't.
  2. Is Mary better than Nina? Well, I believe so. Mary is currently the best.
  3. Why is coke more expensive than Pepsi? I think it´s because Coke is more popular than Pepsi.
Bons estudos!

Acho que entendi, mas fiquei com uma dúvida.
  • My car is bigger than your car. [Comparativo]
  • I want the biggest car. [Superlativo]
Mas, e se eu quiser um carro maior?
Na frase "Eu quero um carro maior" é melhor usar "I want a bigger car" ou "I want a biggest car"?

58670 21 97 1413
Artur,

Neste caso, você deve dizer "I want a bigger car" - comparativo; se quiser dizer "o maior carro de todos - superlativo", diga "I want the biggest car".

Bons estudos!
MENSAGEM PATROCINADA Ganhe 7 DIAS GRÁTIS para testar a English Live! Comprove a qualidade do curso estudando com professores nativos e alunos do mundo todo.

Quero começar agora!

Um jeito de você saber qual usar (comparative ou superlative) é analisar se o objeto pertence ou não ao grupo com o qual ele está sendo comparado.

Por exemplo:
- Ele é mais rápido que seus amigos.
"Ele" e "seus amigos" são grupos diferentes, portanto:
- He is faster than his friends.

- Ele é o mais rápido dos meus amigos.
"ele" pertence ao grupo dos "meus amigos", portanto:
- He is the fastest of my friends.

Se eu falo algo como:
- Eu quero um carro mais rápido.
Eu estou comparando "um carro" com o meu carro atual, ou algum outro carro mais lento que eu não quero, portanto, coisas diferentes. Assim:
- I want a faster car.

Por outro lado, se eu falo:
- Eu quero o carro mais rápido do mundo.
"o carro" que eu quero pertence ao grupo "carros do mundo", com o qual estou comparando, portanto:
- I want the fastest car in the world.

Nos superlativos também se aplica a possibilidade de, no caso de palavras de duas sílabas que não terminam em "y", usar as duas formas. (Ex: clever - cleverest ou the most clever)?

2555 8 57
Amanda,

Neste caso você pode usar as duas formas:
  • John is the most clever person I’ve ever known.
  • John is the cleverest person I’ve ever known.
Aqui tem uma explicação bem completa: eflnet
Aqui exercícios: English Exercises e Ego4u.

10
Olá,

Sei que em palavras com uma ou duas sílabas devo colocar o est/ iest ( superlative) e er/ ier (comparative).

Mas isso só serve para o superlativos e o comparativos de superioridade. Mas e os de inferioridade? Como ficaria com palavras desse tipo?

58670 21 97 1413
Os de inferioridade são feitos com "less" (comparativo) e "least" (superlativo).

Não é preciso "-er" ou "-est".

10
Mas como é que funciona essa contagem de sílabas se no Inglês não tem separação?
Por exemplo, na explicação dada pelo Alessandro, "clean" é uma palavra de 1 sílaba. Pensando em Português, eu diria que é uma palavra de 2, cle-an. Alguém poderia me explicar como eu identifico quantas sílabas tem um adjetivo em Inglês, por favor?
Obrigada desde já.

3495 3 11 82
Charlotte,

A separação silábica do inglês é um pouco arbitrária. Para tirar a dúvida eu recomendo consultar um dicionário que exiba os verbetes com essa separação. Veja abaixo a diferença entre Clean e Management.
Dica: clique nos links para consultar diretamente no dicionário.

115 1
Em frases como:

He's more intelligent than ___.

Após a palavra than usa-se she ou her?

5710 2 17 110
Hello Lucas =)

He's more intelligent than SHE''

Não use 'her' nesses casos.

Any doubt you may ask me!

115 1
Olá amigo! Muito obrigado por ajudar.

Posso concluir que completo lacunas como essa com os pronomes sujeitos?

Pergunto porque já vi estruturas como essa: He's shorter than me. No caso, a palavra me é um pronome objeto.

5710 2 17 110
Hey! Depois do 'Than' você sempre vai usar os pronomes normais mesmo: I, you, he, she, it, we e they.

Alguns nativos usam erradamente os pronomes objeto, mas não é correto: "He's shorter than I".

5710 2 17 110
Isso acontece até mesmo em Português, algumas pessoas dizem "Vou pegar um suco pra MIM beber" usando o pronome incorretamente.

58670 21 97 1413
Links complementares:
Bons estudos.

MENSAGEM PATROCINADA Evite gafes, baixe o guia sobre Gestos Internacionais da English Live. Você irá aprender: Gestos de mão engraçados (alguns nem tanto!) e erros comuns com gestos que tem significados diferentes.

Download do Guia em PDF - Grátis!