Grammar to self study

Hello, people! I improved a lot my comprehension skills, but my grammar do not so good as my comprehension. So, which is the best grammar to self study?

TESTE DE VOCABULÁRIO
Faça um teste e descubra como está seus conhecimentos de vocabulário de inglês em 5 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. INICIAR TESTE
3 respostas
Ordenar por: Data
  Resposta mais votada
15 403
Oi, Matheus. Antes, farei alguns ajustes no seu texto:

1) Em vez de "I improved", eu optaria por "I've improved", porque este tempo verbal indica que a ação ainda tem conexão com o presente, diferentemente daquele cuja ação foi concluída. Em outras palavras, o seu aperfeiçoamento não terminou, não está totalmente finalizado. Pelo menos, foi assim que eu deduzi por meio do contexto.

2) No lugar de "do not", coloque "is not". Sua intenção é dizer que a sua gramática NÃO ESTÁ tão boa quanto a sua compreensão. Portanto, você deve usar o verbo "to be".

3) Não sei se é preciosismo da minha parte, mas, em vez de "which", eu usaria "what". Usa-se "which" quando indicamos opções durante a pergunta. Em se tratando de escolha vaga, ampla, usa-se "what".

4) Em português, dizemos "gramática" para nos referirmos à parte de estudo de uma língua e ao livro; em inglês, ao fazermos menção ao livro, dizemos "grammar book".

5) Por fim, no lugar de "to self study", eu digitaria "for self-study". Existem casos na internet de aparecer sem hífen, todavia, ao consultarmos dicionários renomados, notamos a presença dele. Além disso, "self-study" é classificado como um substantivo (noun), não aparece a classificação de verbo. Dessa forma, é aconselhável a substituição de "to" por "for".

Depois dessa análise, de acordo com meu pouco conhecimento pedagógico, indico o livro English Grammar in Use de Raymond Murphy. É uma coleção clássica de três volume, do básico ao avançado. Há também algumas variações como "Essential Grammar in Use". Esclareço que essas gramáticas são inteiramente em inglês, da capa à contracapa.
TESTE DE VOCABULÁRIO
Faça um teste e descubra como está seus conhecimentos de vocabulário de inglês em 5 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. INICIAR TESTE
6 51 1.4k
Além da sugestão do Simon eu recomendo uma "minigramática" - Michaelis Gramática de Inglês, é um livrinho relativamente pequeno mas cobre vários tópicos relevantes, e é em português.
Uma vez achei um livrinho amarelinho de gramática inglesa (da editora Hilfen) em português, era nos mesmos moldes do citado acima, muito bom, mas acho que "saiu de linha", não sei...
Hoje o que vejo é que eles tem um site
Ref. englisch-hilfen

Mas seria mais indicado pra quem já domina um pouco a linguagem, então o melhor é estudar pela seção de gramática daqui do EE mesmo, ou pode ter os dois pra comparação e fixação dos termos em inglês.

Cf. Livro para aprender noções básicas

O livro Password to Amadeu Marques, eu tive um que era ainda "em preto e branco", cobria todo o ensino médio e era muito bom. Não posso opinar das edições dos livros mais novos, não tive experiencia com eles.
Espero que outros venham e tragam mais sugestões.
6 51 1.4k
Nessa minigramática Michaelis, além de graática, tem uma parte em que 'traduz' expressões do Português brasileiro e que são um tanto diferentes no inglês, tipo "um gato tem sete vidas" e que eles dizem "a cat has nine lives".
Ref. petplan.co

E pode ser também em sentido figurado como acontece em português:

He has nine lives, survived an aneurysm burst, survived a car fire, drifted in heavy seas for days, survived a plane crash in a tiger-infested jungle and now is happy and joyful billionaire!
ENTENDENDO AS HORAS EM INGLÊS
Nesta aula, a professora Camila Oliveira ensina vários macetes para você nunca mais se confundir na hora de dizer as horas em inglês. ACESSAR AULA