Pronúncias trocadas: som de /w/ e números

Oi pessoal! Tenho uma aluna que confunde algumas coisas e não tem jeito de mudar a pronúncia, por mais exercícios que eu faça com ela.

Twelve e Twenty - ela sabe qual é qual, mas na hora de falar sempre confunde.

O som /w/ no início das palavras. Ela puxa um som de /h/ e não consegue pronúnciar "uat" ao invés de 'hát".

Agradeço imensamente caso alguém tenha uma dica de como ajudá-la!
Anúncio Converse grátis por 15 minutos com um professor e verifique como está o seu nível de inglês. Perder o medo de se comunicar é o primeiro passo para a fluência. Cadastre-se na Cambly e experimente o método sem compromisso.

Iniciar Conversação
2 respostas
Ordenar por: Data
Resposta aceita
2 25 326
Se for uma aluna de níveis básico a intermediário, e obviamente não tiver nenhum problema de dicção; sobretudo na língua materna, não há com o que se preocupar.

Exercícios de audição, aliados a prática regular e progressiva da língua costumam solucionar os problemas de pronúncia; deste modo, se esses equívocos não causem dificuldades substanciais de entendimento da fala da aluna, sugiro que você desfoque um pouco e siga com os ensinamentos, sem se prender tanto na questão da pronúncia de uma determinada letra ou do sotaque, porque a própria aluna vai se corrigindo a partir da reprodução do que ouve.

Na outra mão, se a aluna estiver em níveis avançados, penso que ela pode ter alguma disfunção da fala, e quanto a isto, não há muito o que se possa fazer a luz do ensino linguístico. Talvez um profissional da área médica ajude, se isto for algo fundamental. De toda sorte, a letra W ou palavras que a contenham, não estão entre as que os brasileiros tem mais dificuldades de pronúncia.
11 196
Olha, Marina... É muito difícil explicar como pronunciar algumas palavras assim por escrito, se não for praticamente impossível. Fora que essa sua descrição ficou meio confusa.

"Twelve e Twenty - ela sabe qual é qual, mas na hora de falar sempre confunde."

Que tipo de confusão é essa que ela tem? Porque as pronúncias dessas duas palavras são claramente diferentes, não vejo porque alguém se confundiria. Creio que aqui é só ouvir e praticar repetindo.

"O som /w/ no início das palavras. Ela puxa um som de /h/ e não consegue pronúnciar "uat" ao invés de 'hát"."

?
O inglês não é uma língua fonética, significando que nem sempre uma letra ou junção de palavras vai ter a mesma pronúncia. Não dá pra responder isso sem exemplos de palavras específicas.

Com isso sendo dito, qualquer dificuldade em questão de pronunciação é concertado de um jeito só: ouvindo falantes nativos. Fala pra sua aluna ir no Google tradutor e colocar as palavras pra ouvir várias vezes até pegar o jeito, algo assim. Porque você citou que "não tem jeito de mudar a pronúncia, por mais exercícios que eu faça com ela", não sei que tipo de exercícios são esses, mas a última vez que chequei a definição de "exercício" não é o que vai ajudar alguém a aprender a pronunciar palavras. Enfim, pronunciação de palavras é só questão de prática, é ouvir pros ouvidos se acostumarem com os sons das palavras e depois repetir até pegar o jeito.
Curso English Experts Há quanto tempo você estuda inglês? Já passou por sua cabeça que você pode estar estudando de uma forma que dá pouco ou quase nenhum resultado? Que tal fazer um intensivo de inglês de 180 dias e recuperar o tempo perdido?

Clique aqui para conhecer o curso!