Pronúncias trocadas: som de /w/ e números

Oi pessoal! Tenho uma aluna que confunde algumas coisas e não tem jeito de mudar a pronúncia, por mais exercícios que eu faça com ela.

Twelve e Twenty - ela sabe qual é qual, mas na hora de falar sempre confunde.

O som /w/ no início das palavras. Ela puxa um som de /h/ e não consegue pronúnciar "uat" ao invés de 'hát".

Agradeço imensamente caso alguém tenha uma dica de como ajudá-la!

Teste de Nível Faça o nosso Teste de Nível e receba grátis o eBook: Verbo GET.
Este e-book traz os vários significados do verbo to get e também seus phrasal verbs, com sua tradução e exemplos. É um e-book para ser consultado e revisado sempre.
Iniciar o Teste Online!
2 respostas
  Resposta mais votada
2 28 352
Se for uma aluna de níveis básico a intermediário, e obviamente não tiver nenhum problema de dicção; sobretudo na língua materna, não há com o que se preocupar.

Exercícios de audição, aliados a prática regular e progressiva da língua costumam solucionar os problemas de pronúncia; deste modo, se esses equívocos não causem dificuldades substanciais de entendimento da fala da aluna, sugiro que você desfoque um pouco e siga com os ensinamentos, sem se prender tanto na questão da pronúncia de uma determinada letra ou do sotaque, porque a própria aluna vai se corrigindo a partir da reprodução do que ouve.

Na outra mão, se a aluna estiver em níveis avançados, penso que ela pode ter alguma disfunção da fala, e quanto a isto, não há muito o que se possa fazer a luz do ensino linguístico. Talvez um profissional da área médica ajude, se isto for algo fundamental. De toda sorte, a letra W ou palavras que a contenham, não estão entre as que os brasileiros tem mais dificuldades de pronúncia.
Anúncio Cambly Gostou da dica? Agora é hora de praticar!

Utilizar o inglês em interações reais levará você à fluência mais rápido. Pensando nisso, o nosso parceiro está oferecendo 15 minutos de aula grátis, não perca essa oportunidade. O link abaixo ativa o cupom!

Cupom: 15 minutos de aula Grátis!
12 217
Olha, Marina... É muito difícil explicar como pronunciar algumas palavras assim por escrito, se não for praticamente impossível. Fora que essa sua descrição ficou meio confusa.

"Twelve e Twenty - ela sabe qual é qual, mas na hora de falar sempre confunde."

Que tipo de confusão é essa que ela tem? Porque as pronúncias dessas duas palavras são claramente diferentes, não vejo porque alguém se confundiria. Creio que aqui é só ouvir e praticar repetindo.

"O som /w/ no início das palavras. Ela puxa um som de /h/ e não consegue pronúnciar "uat" ao invés de 'hát"."

?
O inglês não é uma língua fonética, significando que nem sempre uma letra ou junção de palavras vai ter a mesma pronúncia. Não dá pra responder isso sem exemplos de palavras específicas.

Com isso sendo dito, qualquer dificuldade em questão de pronunciação é concertado de um jeito só: ouvindo falantes nativos. Fala pra sua aluna ir no Google tradutor e colocar as palavras pra ouvir várias vezes até pegar o jeito, algo assim. Porque você citou que "não tem jeito de mudar a pronúncia, por mais exercícios que eu faça com ela", não sei que tipo de exercícios são esses, mas a última vez que chequei a definição de "exercício" não é o que vai ajudar alguém a aprender a pronunciar palavras. Enfim, pronunciação de palavras é só questão de prática, é ouvir pros ouvidos se acostumarem com os sons das palavras e depois repetir até pegar o jeito.
Ainda precisa de ajuda? Configura algumas opções:
  1. Clique no botão "Responder" (abaixo) e faça sua pergunta sobre este assunto;
  2. Faça uma nova pergunta;
  3. Converse grátis com um professor nativo por 15 minutos: Saiba como!