Significado de VIP

Gu Oliveira
Nós sabemos que a sigla VIP é utilizado para dar tratamento especial a algumas pessoas. No inglês significa Very Important Person.

Vocês sabem quando o termo se popularizou? Como surgiu e por que passou a ser amplamente utilizado?
Anúncio Faça uma Aula GRÁTIS de inglês com um professor de nativo e avalie se você é capaz de se comunicar com um estrangeiro. Consulte condições.

Começar agora!
1 resposta
Cinnamon 15 58 495
VIP foi um termo que se tornou popular entre as décadas de 1930 e 1940. Inicialmente, este termo referia-se principalmente aos clientes de determinada loja ou banco que possuíam altos limites financeiros. Atualmente, o termo VIP é utilizado em qualquer lugar como sinônimo de exclusividade.
from significados.com.br

[ACREDITA-SE que VIP (da expressão inglesa "Very Important Person" tradução literal para "pessoa muito importante"), é uma sigla que designa pessoas importantes, influentes, ou altos funcionários com privilégios especiais. O termo "pessoas muito importantes" ou “весьма́ имени́тая персо́на” (vesmá imenítaia persona) TERIA nascido na língua de imigrantes russos (muitos deles aristocratas) que viviam na República Francesa e viajaram para o Reino Unido. A expressão ficou comum no ocidente a partir dos anos 1920.
Conhecida praticamente em todo o mundo é usada também para designar lugares de alto luxo, de acesso exclusivo (Área VIP) ou mercadorias destinadas a pessoas VIP. É frequentemente usada em apresentações para designar lugares, quem pode ou não entrar nos camarins, etc. Um exemplo são os Lugares VIP.]

Nos parágrafos acima, utilizer upper case (maiúsculas) propositadamente, para sinalizar que o texto é especulativo e, portanto, não serve de referência. Contudo, conforme na descrição que postei no início, o termo parece ter se difundido no mundo no século passado, principalmente em estabelecimentos, lojas, restaurantes. E deve ser redundante dizer que a origem remonta à aristocracia (de qualquer lugar que seja).
Anúncio Você tem medo de falar inglês? - Se você já estudou inglês mas ainda se sente inseguro(a) saiba que o primeiro passo é se expor ao idioma. Converse grátis por 15 minutos com um professor de inglês nativo, você vai se surpreender o quanto isso pode fazer a diferença.

Começar agora!