Wise up - Tradução em português

Gente,

Qual a tradução de "wise up"? Poderia dar um exemplo de uso?

Tks,

Anúncio Converse grátis por 15 minutos com um professor e verifique como está o seu nível de inglês. Perder o medo de se comunicar é o primeiro passo para a fluência. Cadastre-se na Cambly e experimente o método sem compromisso.

Iniciar Conversação
2 respostas
Donay Mendonça 22 102 1.5k
"Wise up" equivale a "dar informações importantes a alguém", "perceber e entender a realidade de uma situação", "ficar esperto", "deixar alguém informado".

Exemplos:

Let me wise you up about the way we do things around here. [Deixe-me te informar sobre a maneira que fazemos as coisas aqui.]
I will do what I can to wise her up. [Eu vou fazer o que puder para deixá-la informada.]

Come on, Sally! Wise up! [Vamos lá, Sally! Fica esperta, abre o olho!]

Definições em inglês do 'Thefreedictionary':

- to instruct someone about something; to give someone important information
- to (finally) begin to understand someone or something; to realize and accept the facts about someone or something. (Also as a command.)

Bons estudos!
Henry Cunha 3 17 182
Mas acho que vale a pena uma pequena advertência. Essa é uma dessas expressões que deve ser usada com segurança. Se sai errado pode dar a impressão de que estamos tratando a pessoa a quem isso é dito como ingênua, ou até coisa pior.

Esse imperativo, por exemplo, "Wise up, Sally!" pode ser entendido como uma crítica severa da pessoa. Falta de sabedoria, compreensão, etc.

"Let me wise you up" conota informar sobre coisas, processos, procedimentos que são de alguma maneira além das normas, enquanto que "Let me show you" é neutro, não implica nenhuma crítica aos métodos.
Ainda precisa de ajuda? Confira algumas opções:
  1. Clique no botão "Responder" (abaixo) e faça sua pergunta sobre este assunto;
  2. Faça uma nova pergunta;
  3. Converse grátis com um professor nativo por 15 minutos: Saiba como!