Uso de On

Bom minha duvida é...
Já vi frases do tipo.

I'm waiting on ya e I'm waiting for ya . Queria saber a diferença dessas frases, se usar o on ou for muda alguma coisa.

I've been wasting lot of time looking in mirrors and hating on me . E nessa frase aqui ficaria certo se eu tirasse o on?

I've been wasting lot of time looking in mirrors and hating me

Bom é essa a minha duvida.
Abraço

AMPLIANDO O VOCABULÁRIO
Isa Mara Lando é uma referência entre os profissionais de tradução. Ela já traduziu mais de 100 livros, entre eles estão obras de autores aclamados, como: George Orwell, Salman Rushdie e Walter Isaacson (a biografia de Einstein). Nesta aula gratuita, Isa dá várias dicas de vocabulário. ACESSAR AULA
4 respostas
  Resposta mais votada
3 18 191
"Waiting on", além de ser usado para indicar serviço, como bem disse o Paulo, também é usado com o significado de "à espera", como em

I'm waiting on him to make up his mind.

Nesse caso tem um sentido de dependência: vou (re)agir só após, e em relação a aquilo que o outro pensa.

"Waiting for" em seu uso comum denota "esperar por", sem aquela outra carga semantica de "waiting on".

Podia ser "looking in the mirrors", sem dúvida. Mas a minha impressão aqui, Paulo, é de um uso metafórico, de introspecção. Nesse caso, sem "the".

Esse "hating on" é um equívoco de falante nativo. Não é um verbo frasal bem aceito. Melhor descartar o "on" nesse caso.
MELHORE SUA PRONÚNCIA EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Adir Ferreira, autor do livro "A Chave do Aprendizado da Língua Inglesa", nos conta como se tornou um Expert em pronúncia e dá várias dicas para você se comunicar melhor em inglês. ACESSAR AULA
6 51 1.3k
Let´s go by parts.
1-) waiting on - servindo (um garçon/garçonete)
waiting for- esperando.

2-) I´ve been wasting LOTS of time looking in mirrors and hating me.
I would also hazard a guess that "looking in the mirrors" would also do, but I am not 100% certain on that, so I let to other more advanced participants to clear up our doubt.
3 13 109
Obrigada por todas as respostas, foram uteis :)
MELHORE SUA PRONÚNCIA EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Adir Ferreira, autor do livro "A Chave do Aprendizado da Língua Inglesa", nos conta como se tornou um Expert em pronúncia e dá várias dicas para você se comunicar melhor em inglês. ACESSAR AULA