Verbo Learn no Passado ou no Presente?

Hello guys,

Fiquei com duvidas na construção da frase em Inglês "Você sabe com quem eu aprendi essa palavra?" ("Do you know from whom I learned this word?") é correto usar o verbo learn no passado, já que eu já estou usando um verbo auxiliar no inicio da frase? (do). Fiquei com dúvida pois não sei se essa frase está no presente ou no passado, pois existe um verbo em cada um desses tempos verbais.

Thanks.

TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. Você ainda ganha o eBook sobre o Verbo Get em seu e-mail. INICIAR TESTE
2 respostas
Use the past, but use the verb "to teach, " not from whom you learned. Also, don't use "whom" unless in a very formal or literary context. You'll sound like a dork using whom :). "Do you know who taught me this word?"
Correa Silva 3 28
O uso de tempos verbais em sequencia é uma situação normal no inglês e deve seguir uma certa consistência, ou seja, se as ações estão ocorrendo no mesmo tempo, os verbos têm que estar no mesmo tempo verbal. Com isso em mente, você precisa entender agora a estrutura de sentenças (sentences) e orações (clauses).

Sentença Simples (Simple Sentence)
É a estrutura básica da língua. É formada por uma oração.

=>O tempo da sentença é determinado pelo tempo do verbo usado.
- It's going to rain.
- Run!
- I'd like a piece of chocolate cake.

Sentença Composta (Compound Sentence)
É formada por duas ou mais orações independentes (independent clauses) unidas por uma conjunção coordenativa como: and, or, but.

=>Neste caso, o tempo da sentença deve ser o que melhor se encaixa para o entendimento como um todo. Não há prevalência de um tempo sobre o outro.
- I'm eating fruit tart, and my son is eating chocolate cake.
- Buzios has the best beaches in the region, but Rio has the most famous beaches in Brazil.

- It rained a lot yesterday, but it's sunny today.

Sentença Complexa (Complex Sentence)
Uma sentença complexa é formada por uma oração independente e por uma ou mais orações dependentes.
Uma oração pode ser independente, quando ela tem um sentido completo, ou dependente, que para ser entendida depende de outra oração.

=>Quando se tem uma sentença complexa (complex sentence) com duas ou mais orações (clauses) de valores diferentes (uma independente + uma ou mais dependentes) o tempo verbal da sentença é determinado pelo tempo verbal da oração independente.
Veja no exemplo abaixo que a primeira oração "Although my friend invited me to a party, " não tem o mesmo peso da oração independente: "I do not want to go"
-Although my friend invited me to a party, I do not want to go.

Vejamos agora o seu exemplo,
-Do you know from whom I learned this word?

A oração independente está no presente: "Do you know" e a dependente está no passado "from whom I learned this word?", então quem manda é a oração principal e a sentença como um todo passa a ideia de presente.

Quanto ao uso de "who" e "whom", realmente em várias situações do cotidiano os nativos preferem usar o "who", mesmo em casos gramaticalmente errados.

Porém, em ambientes mais formais ou exames de proficiência da língua, a gramática deve ser seguida.

Espero ter esclarecido sua dúvida.