Glossário de Fonética

Glossário de Fonética

Como você já deve saber, os símbolos fonéticos são “uma mão na roda” para quem está interessado em melhorar a sua pronúncia e falar inglês corretamente (properly). Estes símbolos podem até parecer estranhos à primeira vista (at first sight), entretanto se você investir um pouco do seu tempo tentando desvendá-los poderá tirar muito proveito deles no futuro.

Quando precisamos saber a pronúncia correta de uma palavra muitas vezes não temos a quem recorrer: o professor não está por perto, não temos contato com alguém que fale Inglês (um nativo), estamos sem acesso à internet para consultar um dicionário on-line de pronúncia.

Tire suas dúvidas sobre entrevistas de emprego em inglês, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Entrevistas de Emprego. Nele você encontrará dicas para estruturar seu CV, um vocabulário apropriado para a ocasião e muito mais. Clique aqui e saiba como baixar!

Resta-nos apelar para o nosso único recurso, o amigo inseparável Sr. Dicionário. Todos os bons dicionários exibem a pronúncia fonética após cada verbete. A partir de agora dê mais atenção a esses símbolos. Essa prática vai evitar que você cometa erros comuns de pronúncia como os que costumam ocorrer com as palavras engine e management. As pessoas costumam dizer: enjaine e maneigemente. O que é totalmente errado. O correto seria engine, onde o primeiro “e” é mais enfatizado e o “g” tem um som de “dj”, ficando mais ou menos assim “endjin”. No caso de management a pronúncia correta é “maenidjment”. É claro que não é assim que as coisas funcionam o correto é verificar a pronúncia através dos símbolos. Veja abaixo como fica:

Engine = /’en.dʒin/
Management = /’mæn.idʒ.mənt/

Apenas lembrando que o símbolo (’) identifica a sílaba mais forte e o símbolo (:) corresponde à sílaba mais alongada. Segue abaixo um glossário de fonética.

IPA: English Consonants
IPA Examples
p pen, spin, tip
b but, web
t two, sting, bet
d do, odd
chair, nature, teach
gin, joy, edge
k cat, kill, skin, queen, thick
ɡ go, get, beg
f fool, enough, leaf
v voice, have
θ thing, teeth
ð this, breathe, father
s see, city, pass
z zoo, rose
ʃ she, sure, emotion, leash
ʒ pleasure, beige
h ham
m man, ham
n no, tin
ŋ singer, ring
l left, bell
ɹ run, very[1]
w we
j yes
ʍ what[2]
IPA: English Vowels
IPA Examples
RP GA AuE
ɑː ɑ father
ɪ ɪ ɪ sit
ɪ i i city
i see
ɛ ɛ e bed[3]
ɜː ɝ ɜː bird
æ æ æ lad, cat, ran[4][5]
ɑː ɑɹ arm
ʌ ʌ a run, enough
ɒ ɑ ɔ not, wasp
ɔː ɔ law, caught[6]
ʊ ʊ ʊ put, wood
u ʉː soon, through
ə ə ə about
ə ɚ ə winner
IPA: English Diphthongs
IPA Examples
RP GA AuE
æɪ day, pain
ɑe my, wise
ɔɪ ɔɪ boy
əʊ əʉ no, tow
æɔ now
ɪə ɪɹ ɪə near, here
ɛə ɛɹ hair, there[7]
ʊə ʊɹ ʊə tour
juː ju jʉː pupil

RP – Padrão Britânico
GA – Padrão Americano
AuE – Padrão Australiano

Alessandro

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Ensino a Distância (EaD).

Mostrar 47 comentários