Indicação de Livros para o Nível Avançado de inglês

Olá, pessoal! Faz semanas que comecei a rascunhar um texto sobre meus livros de inglês. E, quanto mais eu escrevia e apagava, reescrevia e reapagava, mais eu achava que estava indo na contramão do propósito deste blog aqui. Afinal, está escrito ali em cima: “English Experts: um guia para quem estuda inglês por conta própria via internet”. Ou seja, pra quê esse monte de livro se o esquema agora é fazer tudo na telinha do computador?

Mas o bom daqui do English Experts é que ele está with arms wide open mesmo pra quem não estuda por conta própria, e mesmo para quem não estuda somente via internet. Devo confessar que a internet é minha grande aliada, mas meus estudos ainda se concentram nos livros e no método tradicional (que alguns chamam de antiquado) de sala de aula + professor + lousa + livro e caderno.

Os coleguinhas da foto abaixo sempre me quebram um galho quando preciso relembrar algum tema discutido em aula, buscar fonte para responder alguma pergunta no fórum, e em diversas outras ocasiões.

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

Dictionary of Phrasal Verbs, Editora Online. Custou a bagatela de R$5,00 e foi indicação da colega andreia_brasil do fórum. Palavras dela mesma: “as folhas são tipo revista, né, meio ruinzinho. Mas, pelo conteúdo e preço, vale a pena”.

Oxford ESL Dictionary: Já andou comigo pra tudo quanto é canto e está meio acabadinho (já ouviram a expressão “dog-eared book”? isso mesmo, trata-se daqueles livros cheios de “orelhas”, normalmente em função do uso excessivo!).

Longman Dictionary of Contemporary English: Apesar de achar a versão online do Macmillan mais user-friendly, o Longman impresso é mais completo. Lembro que escolhi ele depois de ler um comparativo da Antimoon postado pelo colega pcassiano no fórum.

Como Não Aprender inglês eu comprei justamente de tanto ler a respeito dele aqui no EE. Achei divertidíssimo, além de retratar super bem vários dos erros mais comuns dos estudantes brasileiros de inglês.

American Inside Out – Student’s Book + Workbook, Macmillan: usei em um curso que fiz aqui no Brasil e também durante intercâmbio no EUA. Trabalha temas variados e que incentivam conversação, como “Mind”, “Cyberspace”, “Law”, etc, explorando as quatro habilidades, trabalhando bastante principalmente o listening.

Profile, Oxford Business English
O nível deste livro é intermediário, e focado em vocabulário para negócios. Achei mediano, mas para quem tem pouco conhecimento na área é bom para começar a se familiarizar com o vocabulário empresarial. Trabalha writing para currículos, relatórios, faturas, memorandos, material promocional, pedido de compra, etc.

Cutting Edge Advanced, Pearson Longman
Também tem assuntos variados e modernos, trabalhando vocabulário, gramática, writing, etc. O que mais gosto é o livrinho que vem junto, o Phrase Builder, que me ensinou um montão de idioms.

New Proficiency Gold, Longman. É voltado para quem quer/precisa estudar para o CPE, mas pode também ser usado como revisão para quem quer relembrar/lapidar alguns conhecimentos. A minha versão, pelo menos, não tem resposta, por isso pode não ser tão indicado para quem estuda por conta própria.

Advanced Language Practice with key, Macmillan
É um livro de gramática, semelhante aos da série Grammar in Use da Cambridge. Vem com CD-ROM e tem as respostas no final do livro. Bom para estudar para exames de certificação.

Aurélio – porque nossa língua mãe merece ser valorizada e, a não ser que você seja uma criança em fase de alfabetização, ter um bom português vai te ajudar MUITO no aprendizado de outras línguas.

Minidicionário de Espanhol, Editora Ática, e Mini Larousse Francês-Português: Eu falei que saber português ajuda no aprendizado de outraS línguaS, certo? Só queria atentar para o fato de que, atualmente, ser bilíngue não é mais um grande diferencial, é preciso abrir o leque de opções… Enquanto eu não sou promovida de expert pra poliglota, eu uso esses dois dicionários aí, e às vezes visito os irmãos mais novos do EE: Dicas de Espanhol, Francês, Italiano e Alemão.

Você tem algum livro que gostaria de indicar, ou precisa de ajuda para encontrar algo específico para os seus estudos? Visite a seção Indicação de Dicionários, Gramáticas e Livros no fórum.

Take care you all,

Aprenda mais

Há quanto tempo você estuda inglês? Já passou por sua cabeça que você pode estar estudando de uma forma que dá pouco ou quase nenhum resultado? Que tal fazer um intensivo de inglês de 180 dias e recuperar o tempo perdido? Em 6 meses você pode elevar o seu inglês a um novo nível. Clique aqui e saiba como.

Flávia

Flávia Magalhães

Flávia Magalhães é estudante de inglês e colabora periodicamente com artigos para o EE. Além disso ela é moderadora do Fórum do English Experts.

Mostrar 8 comentários