Indicação de Livros para o Nível Avançado de inglês

Olá, pessoal! Faz semanas que comecei a rascunhar um texto sobre meus livros de inglês. E, quanto mais eu escrevia e apagava, reescrevia e reapagava, mais eu achava que estava indo na contramão do propósito deste blog aqui. Afinal, está escrito ali em cima: “English Experts: um guia para quem estuda inglês por conta própria via internet”. Ou seja, pra quê esse monte de livro se o esquema agora é fazer tudo na telinha do computador?

Mas o bom daqui do English Experts é que ele está with arms wide open mesmo pra quem não estuda por conta própria, e mesmo para quem não estuda somente via internet. Devo confessar que a internet é minha grande aliada, mas meus estudos ainda se concentram nos livros e no método tradicional (que alguns chamam de antiquado) de sala de aula + professor + lousa + livro e caderno.

Faça um teste e descubra seu nível de inglês em 15 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores e linguistas certificados. O resultado sai na hora e com gabarito.
Iniciar o Teste Online!

Os coleguinhas da foto abaixo sempre me quebram um galho quando preciso relembrar algum tema discutido em aula, buscar fonte para responder alguma pergunta no fórum, e em diversas outras ocasiões.

Dictionary of Phrasal Verbs, Editora Online. Custou a bagatela de R$5,00 e foi indicação da colega andreia_brasil do fórum. Palavras dela mesma: “as folhas são tipo revista, né, meio ruinzinho. Mas, pelo conteúdo e preço, vale a pena”.

Oxford ESL Dictionary: Já andou comigo pra tudo quanto é canto e está meio acabadinho (já ouviram a expressão “dog-eared book”? isso mesmo, trata-se daqueles livros cheios de “orelhas”, normalmente em função do uso excessivo!).

Longman Dictionary of Contemporary English: Apesar de achar a versão online do Macmillan mais user-friendly, o Longman impresso é mais completo. Lembro que escolhi ele depois de ler um comparativo da Antimoon postado pelo colega pcassiano no fórum.

Como Não Aprender inglês eu comprei justamente de tanto ler a respeito dele aqui no EE. Achei divertidíssimo, além de retratar super bem vários dos erros mais comuns dos estudantes brasileiros de inglês.

American Inside Out – Student’s Book + Workbook, Macmillan: usei em um curso que fiz aqui no Brasil e também durante intercâmbio no EUA. Trabalha temas variados e que incentivam conversação, como “Mind”, “Cyberspace”, “Law”, etc, explorando as quatro habilidades, trabalhando bastante principalmente o listening.

Profile, Oxford Business English
O nível deste livro é intermediário, e focado em vocabulário para negócios. Achei mediano, mas para quem tem pouco conhecimento na área é bom para começar a se familiarizar com o vocabulário empresarial. Trabalha writing para currículos, relatórios, faturas, memorandos, material promocional, pedido de compra, etc.

Você já ouviu dizer que para dominar o inglês é preciso pensar em inglês? Aprenda alguns métodos no guia Como Pensar em inglês da English Live. Ele tem dicas dicas que ajudarão você a melhorar o vocabulário e leitura.
Download do Guia em PDF - Grátis!

Cutting Edge Advanced, Pearson Longman
Também tem assuntos variados e modernos, trabalhando vocabulário, gramática, writing, etc. O que mais gosto é o livrinho que vem junto, o Phrase Builder, que me ensinou um montão de idioms.

New Proficiency Gold, Longman. É voltado para quem quer/precisa estudar para o CPE, mas pode também ser usado como revisão para quem quer relembrar/lapidar alguns conhecimentos. A minha versão, pelo menos, não tem resposta, por isso pode não ser tão indicado para quem estuda por conta própria.

Advanced Language Practice with key, Macmillan
É um livro de gramática, semelhante aos da série Grammar in Use da Cambridge. Vem com CD-ROM e tem as respostas no final do livro. Bom para estudar para exames de certificação.

Aurélio – porque nossa língua mãe merece ser valorizada e, a não ser que você seja uma criança em fase de alfabetização, ter um bom português vai te ajudar MUITO no aprendizado de outras línguas.

Minidicionário de Espanhol, Editora Ática, e Mini Larousse Francês-Português: Eu falei que saber português ajuda no aprendizado de outraS línguaS, certo? Só queria atentar para o fato de que, atualmente, ser bilíngue não é mais um grande diferencial, é preciso abrir o leque de opções… Enquanto eu não sou promovida de expert pra poliglota, eu uso esses dois dicionários aí, e às vezes visito os irmãos mais novos do EE: Dicas de Espanhol, Francês, Italiano e Alemão.

Você tem algum livro que gostaria de indicar, ou precisa de ajuda para encontrar algo específico para os seus estudos? Visite a seção Indicação de Dicionários, Gramáticas e Livros no fórum.

Take care you all,

Aplicativo para Ampliar o Vocabulário

Você tem dificuldade para se lembrar das palavras, phrasal verbs e expressões em inglês? Conheça o "Meu Vocabulário: Um aplicativo para ampliar o seu vocabulário em inglês" e veja como nossa equipe resolveu esse problema definitivamente.

Flávia

Flávia Magalhães

Flávia Magalhães é estudante de inglês e colabora periodicamente com artigos para o EE. Além disso ela é moderadora do Fórum do English Experts.

Mostrar 8 comentários