Inglês internacional ou Inglês como língua franca

internationalenglish1O inglês, por motivos diversos (políticos, econômicos, culturais) é hoje o mais utilizado no mundo para a comunicação entre pessoas que não falam o mesmo idioma. Ou seja, brasileiros, espanhóis, franceses etc., aprendem inglês para se comunicarem não somente com americanos ou britânicos, mas também com qualquer outra pessoa que saiba a língua. E este é o conceito de Inglês Internacional ou Inglês como língua franca.

O Inglês Internacional ou International English, também é conhecido como World English, Global English, General English ou Common English. Dentro deste conceito, o linguista Braj Kachru, deu origem à ideia dos “círculos do inglês”:

Inner Circle = círculo interior – pertencente aos países onde o inglês é a língua mãe – Estados Unidos, Inglaterra, Austrália etc;

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

Outer Circle = círculo externo – pertencente aos países onde o inglês é tido como segunda língua ou recebe o status de língua oficial, por motivos histórico-culturais – Nigéria, Índia, Singapura etc;

Expanding circle = círculo em expansão – pertencente aos países onde o inglês é utilizado como língua estrangeira – China, Brasil, Rússia, Alemanha etc.

internationalenglish2

Com isso, o International English seria o resultado do contato entre os usos da língua, característicos de cada círculo, sem que nenhum deles seja considerado superior ao outro.

Hoje em dia é comum ouvirmos escolas de inglês dizerem ensinar o inglês internacional. Contudo, na prática, este conceito existe muito mais na exposição do aluno às mais variadas formas – compreensíveis de se falar o idioma e não necessariamente naturais -, do que na elaboração de um padrão neutro (próprio), que possa ser universalmente reconhecido como inglês internacional, dada a complexidade, extensão e imprevisibilidade de tal processo. Ou seja, em inglês americano, celular é cellphone; em inglês britânico mobile phone; uma forma neutra seria dizer apenas phone, porém, nem sempre vamos encontrar essa neutralidade desejada para o International English.

  • I bought an expensive mobile phone. [British English]
  • I bought an expensive cellphone. [American English]
  • I bought an expensive phone. [International English]

internationalenglish

Considero importante buscar as formas naturais de se expressar, e isso deve ser algo constante para um aprendiz. No entanto, mais importante do que concentrar os estudos em uma única variante nativa ou tentar criar um padrão neutro (próprio) para o International English (algo inviável na prática), é ter conhecimento das diferenças linguístico-culturais entre seus falantes, ou seja, estar a par, sempre que possível, do inglês que é utilizado mundo afora. Independentemente de ser natural ou não. Isso requer tempo, paciência e dedicação para que se possa aperfeiçoar a cada dia.

Referências:

Bons estudos. Até a próxima!

Donay

Donay Mendonça

Donay Mendonça é professor de inglês com anos de experiência no ensino de idiomas para jovens. Além de colaborar com artigos ele ainda é moderador do Fórum do English Experts.

Mostrar 5 comentários