Por que minha Mãe não me botou no inglês?

Harry PotterNavegando sem destino pela net encontrei no blog Técnicas Avançadas, um depoimento bem interessante de uma menina a respeito do gostar e do não gostar de estudar inglês. Vale a pena ler e refletir a respeito!

Eu nunca quis fazer inglês. Talvez eu fosse ligeiramente subversiva quando criança, minha irmã diria sem rodeios “revolucionária”, mas eu nunca quis falar inglês.

A primeira vez que me arrependi dessa infantil decisão foi no lançamento mundial do quinto Harry Potter, em inglês, claro. Culpei, obviamente, a minha mãe, oras, mas por que diabos ela NUNCA tinha me botado pra estudar inglês? Eu tive que fazer natação a contragosto, ela podia ter me botado no inglês também, poxa!

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

E Harry Potter, o 6 e o 7, sempre nos meses de julho desses últimos anos, foi o culpado por eu sempre me irritar com o fato de ser uma analfabeta na língua mundial. Pensei que, com o lançamento do último esse martírio de culpa e de ler traduções livres na internet tivesse acabado. Até que eu achei o site da UofT, University of Toronto.

Hoje, o dono da companhia que vai levar meu cunhado (minha irmã, meus dois sobrinhos e, daqui uns 4 anos, eu) pro Canadá, francês de nascimento e morador de Toronto há 50 anos, poliglota, olhou pra mim e perguntou: “Onde você estudou inglês?”.

Meu primeiro pensamento, rasgando, foi o de que as poucas palavras que eu tinha trocado com ele saíram completamente erradas, todas as conjugações que eu usei foram equivocadas e que eu não tinha a menor chance de um dia conseguir entrar no Canadá, o que seria do mestrado que eu queria fazer lá?

Eu respondi, morrendo de medo, “só na escola…”.

Ah! Ele disse que era ótimo!

See you!

34.jpg

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador caseiro do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

16 comentários

  • 26/09/09  
    vinny diz: 1

    legal isoo eu amuu harry potter e inclusive ja assisti filmes em ingles

  • 26/09/09  
    Eliana GT diz: 2

    Gostei do tema usado, pois muitas pessoas não se interessam em falar outro idioma a menos que precise muito e ainda culpa outra pessoa sobre sua própria falta de enteresse…

  • 26/09/09  
    Eduardo diz: 3

    Eu não consegui entender o porque do post… =/.

  • 27/09/09  
    Giselle diz: 4

    Eu também! Na escola não achava importante, nem ligava. Agora eu vejo como é necessário, então vamos estudar! E obrigada Alessandro por nos ensinar.

  • 27/09/09  
    Gustavo Oliveira diz: 5

    Sinceramente, também não entendi.

  • 27/09/09  
    Felp diz: 6

    Acho que o que o que foi mostrado no post, é que a Garota citada, é autodidata… ela nunca fez um curso e mesmo assim aprendeu…e recebeu elogios por isso….
    Isso mostra a força de vontade..e que não existe desculpa pra quem quer aprender….

    Eu gostei muito do post…pois eu aprendo inglês sozinho… e comecei por razões parecidas as da menina… no meu caso foi por causa da musica.. que eu escutava e não entendia xongas…

  • 28/09/09  
    Audrey diz: 7

    Achei o post muito estranho…não entendi bem…
    Afinal, pq ainda vai levar 4 anos para ela ir ao Canadá? Ela vai aprender o suficiente aqui para fazer um mestrado em inglês…
    Haja força de vontade…

  • 28/09/09  
    Renan Andrade diz: 8

    não entendi tb… alguma mensagem subliminar ?? rs se for em inglês, ai q eu não vou entender…rsrs

    abraços!

  • 28/09/09  
    Cida diz: 9

    na maioria das vezes a disciplina Língua Inglesa é deixada de lado pelos alunos nas Escolas, principalmente as públicas, e, se pensarmos bem são 7 anos de nossas vidas (4 ens.fundamental e 3 ens.médio- 2 vezes pór semana) desvalorizados (logicamente há exceções. Graças a Deus, tem muita gente que adora Inglês, ainda bem!!!!!)

  • 29/09/09  
    Victor R. diz: 10

    Acho que faltou ela dizer no post que depois passou muito tempo estudando por aí para compensar a “mãe” não ter posto ela no cursinho de inglês!

    =]

    Boa Sorte no Canadá!

    o7

  • 03/10/09  
    galeno diz: 11

    É bem interessante essa coisa de entender e não entender, tdo bem um dia a ficha cai ou espere vir desenhado, (sobre alguns comentários). O post foi bem colocado, afinal fala d pessoas q vêem a real importância sobre foreign language, particularmente falando sobre o english, ex: O Alessandro é autodidata.
    E só p/ lembrar, quem não conhece o minímo de english e/ou informática é considerado analfabeto do século XXI. Valeu!

  • 13/10/09  
    Aramati diz: 12

    Enquanto a maioria dos jovens daqui tiveram ingles na escola apartir da 5ª serie, eu tivedesde a 1ª
    nao lucrei grande coisa… o conteudo era sempre fraco, descontinuado, repetitivo, eu devo ter aprendido numeros e cores numas 3 series diferentes, mas só decorei 11 eleven esse ano com uma piadinha sobre um personagem da marvel… ¬¬

    Eu tbm nunca gostei de ingles, mas sempre reconheci sua importantecia e queria aprender, mas era desmotivada…. Achava q aprender qualquer idioma, estudar qualquer gramatica, era algo maçante e dificil para mim. Até eu começar a tropeçar em liçoes de japones pela net. PQP! Como ler regras gramaticais de japones pode ser algo tao interesante?

    Meu sonho de consumo: Um anime q ajude a aprende ingles XD

    Pobre d mim, uma computeira nao-amante das lingues e analfabeta em ingles. Tofu…

    Kisu

    Ja ne

  • 23/10/09  
    Miizÿ~ diz: 13

    Amigos~
    Sim, eu tive a oprtunidade de estudar numa escola que desde o Pré tinham aulas chatas de Inglês. Como ditos por outros, era repetitiva e muitas vezes entediante, porém, um dia, quando mudou o(a) professor(a) eu comecei a gostar mais. Por muito tempo eu odiei Inglês e achava chato e desnecessário.
    Hoje, com meu curso quase acabando e uma professora relativamente legal na escola, eu aqmo Inglês e se tornou algo muito importante para mim.
    Quando eu fiz teste para Intercâmbio, estava no começo do meu curso de Inglês, eu fazia Inglês há apenas dois meses, mas o cara me felicitou dizendo que eu podia entrar na turma de Intermediário II. Fiquei feliz e agradeci por ter tido InglÊs na escola. :D

  • 19/11/09  
    Christiane diz: 14

    Também não entendi muito o objetivo deste “post”, mas meu pai me botou no curso de inglês aos nove anos e eu nunca me perguntei o porque. Apenas agradeço o que ele fez por mim. Além de ser muito útil em minha vida, amo estudar inglês até hoje ( tenho 33 anos)!!! Definitivamente o inglês é minha segunda língua! :D

    • 19/11/09  
      Alessandro diz:

      Christiane,

      Obrigado pelo comentário e depoimento.

      Abraço,

  • 29/03/10  
    Tiago diz: 15

    O gente é simples,

    A menina aprendeu ingles por causa do livro Harry Potter. So interessou pelo idioma por causa do livro. Ai reclama com a mae nao ter colocado para estudar ingles. É que ela apanhou para entender o ingles, fica claro isso, quando ela menciona a 6° e 7° ediçao do livro.

    E o final ela arremata dizendo na pergunta Onde voce estudou ingles? Sua resposta narra que ficou sem jeito, achando ter errado. No pouco que conversaram. E diz que aprendeu só na escola.
    Se ela falou errado e so aprendeu na escola, ela criticou a escola indiretamente.

    Pois nós sabemos sobre os “cursos de ingles” que o aluno acha que está aprendendo mas nao ta.