Reading, Speaking, Writing and Listening: Qual é a habilidade mais importante?

Aprender inglês de verdade exige muito esforço e perseverança, caso contrário todo mundo estaria hoje falando esse idioma. Não é nenhuma novidade dizer que a proficiência em qualquer idioma exige o domínio de 4 áreas: leitura (reading), escrita (writing), fala (speaking) e compreensão (listening). Com o inglês não é diferente, algumas pessoas passam a vida toda tentando dominar as 4 áreas descritas anteriormente e muitas desistem no meio do caminho, frustradas.

Que tal escolher apenas uma habilidade e focar nela? A resposta parece óbvia, todo mundo vai escolher a fala. Mas pare para pensar um pouco, qual é a habilidade mais importante para você? Qual a sua realidade com relação ao inglês? Você realmente precisa falar em inglês?

Eu fiz esse exercício e cheguei a seguinte conclusão. Eu escolheria primeiramente a Leitura, depois a Escrita, seguida da Compreensão e por último a Fala. Trabalho com tecnologia, passo boa parte do dia lendo documentos técnicos. Preciso “teclar” com muitas pessoas em inglês, daí a necessidade da escrita. A compreensão, utilizo quando assisto a palestras e entrevistas. A fala nunca foi realmente necessária, sempre morei no Brasil, porém passo algum tempo praticando com alguns amigos e principalmente com os colaboradores do blog, via Skype.

A English Live disponibiliza aos leitores do English Experts um Cupom com 2 meses extras para estudar inglês com professores nativos e ter aulas particulares online.

Clique aqui e receba o seu!

Dominar um idioma por completo pode demorar muito tempo – 8 anos para a maioria das pessoas, dominar apenas uma habilidade é muito mais fácil. Quando eu comecei os meus estudos por conta própria escolhi o domínio da leitura como prioridade. Consegui obter avanços significativos em apenas 6 meses. Quer saber como? Confira o link abaixo:

É isso pessoal.

I hope that helps,

Há quanto tempo você estuda inglês? Já passou por sua cabeça que você pode estar estudando de uma forma que dá pouco ou quase nenhum resultado? Que tal fazer um intensivo de inglês de 180 dias e recuperar o tempo perdido? Em 6 meses você pode elevar o seu inglês a um novo nível. Clique aqui e saiba como.

Alessandro

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador caseiro do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

16 comentários

  • 03/01/08  
    Joao Maria H. Fonseca diz: 1

    Hi Folks,

    Just to drop a few words, all newsletters are just an outstandingly amazing, nowadays nobady has excuse for learning English. Thank you ever so much for your nice tips.

  • 03/01/08  
    Alessandro diz: 2

    João,

    Thank you for your comment.

    cya

  • 14/01/08  
    Maysa diz: 3

    Writing já me seria maravilhoso… devido ao meu trabalho (Internet)

    Adoro seu blog :D
    Recebo por email.

    Maysa

  • 14/01/08  
    Alessandro diz: 4

    Maysa,

    Obrigado pelo apoio. Descobri hoje que você também é de Montes Claros.

    Abração

  • 27/03/08  
    Diego Aires diz: 5

    Claro que o listening é o mais importante.

  • 15/04/08  
    Dicas de Inglês :: As Palavras Mais Comuns da Língua Inglesa, com download diz: 6

    […] post de ontem eu disse que quando comecei a estudar Inglês defini como prioridade o domínio da leitura. Na […]

  • 30/04/08  
    Ronaldo Luis diz: 7

    muito bom…. isso ai, sempre ajudando….. thanks a lot – Ronaldo Luis – São Bernardo do Campo

  • 08/07/08  
    Wallace diz: 8

    Essa lista é simplesmente fantástica.Depois que entrei me enchi de esperança porque percebi que o aprendizado só depende do nosso esforço.

    Obrigado pela iniciativa de vocês!

  • 24/10/08  
    Neide Maria da Costa diz: 9

    Estou dominando bem a leitura a escrita e também a fala, minha dificuldade é a compreensão.Estou fazendo exercícios de compreensão, mas ás vezes chego a pensar, se conseguirei superar essa dificuldade. Gostaria de receber orientação a respeito, quem sabe do prof.Adir?
    grata
    Neide

  • 24/08/09  
    Schaiane diz: 10

    Adoro esse blog, entro sempre! faço curso e estudo por conta própria pra ajudar no aprendizado, mas as vezes também penso: ‘será que vou mesmo conseguir?’ daí bate aquele desânimo; mas o amor pelo inglês é maior e sempre tento focar que quanto maior meu esforço mais rápido e com mais eficiência conseguirei! beijos

  • 25/08/09  
    SIMONE MARTINS diz: 11

    Alessandro, cada vez mais que leio seus artigos mais empolgada fico. Até as minhas esperanças crescem em um dia ter a fluência que gostaria. Ontem tentei falar com a profª e minhas frases são curtas quase não lembro dos verbos, tem hora que penso em desistir mas leio seus artigos e acho que é possível. Não sei bem o que devo fazer para falar um pouco melhor!!!! Me ajude!!!! Abraços Simone

  • 25/03/10  
    Antonio Vito diz: 12

    “Consegui obter avanços significativos em apenas 6 meses. Quer saber como? Essa vai ser a dica de amanhã.”

    Sim, eu quero saber como. :-)
    Mas não consegui achar o link da “dica de amanhã”. Onde está?

    Obrigado

  • 10/03/17  
    Robert Mizael diz: 13

    Verdade! Começando por uma habilidade que lhe seja útil será bem mais proveitoso.
    Adoro o blog, Alessandro! Parabéns!!

    • 10/03/17  
      Alessandro Brandão diz:

      Oi Robert,

      Muito obrigado pelo comentário. Volte sempre ;-)