Como identificar se o YOU significa VOCÊ ou VOCÊS

Tio Sam convocaçãoOi pessoal, em 2005 eu peguei algumas aulas (4) particulares com uma professora, o meu objetivo era fazer uma revisão dos tempos verbais e praticar um pouco de conversação (spoken English). Adivinha qual foi a primeira pergunta? Eu digo isso por que o questionamento mais comum de quem está iniciando o estudo de Inglês é sobre como identificar se o “you” significa “você” ou “vocês”. Veja só a resposta que obtive:

“No Inglês formal não existe como identificar se o “you” significa “você” ou “vocês”, isso vai depender do contexto”.

Na época eu me contentei com a resposta, mesmo porque a professora estava absolutamente certa. Hoje, lendo o blog do professor Denilso, eu encontrei uma explicação bem interessante sobre o assunto:

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

na língua falada eles lançam mão de certos artifícios para que quem ouve saiba se eles estão falando “você” ou “vocês”. Mesmo em texto escritos – quando informais – eles usam estes artifícios. Observe o exemplo abaixo:

– What are you guys doing?

Veja que no exemplo acima a palavra “you” está acompanhada de “guys” [pronúncia-se /gáis/]. Neste caso, o “guys” não deve ser traduzido por “caras” [acredite: muita gente costuma traduzir]. Esta palavrinha está ali, junto de “you”, apenas para indicar que a pergunta está sendo feita a duas ou mais pessoas e não apenas a uma. Ou seja, a interpretação deve ser a seguinte:

– O que vocês estão fazendo?

Com isto descobrimos que em inglês eles não usam apenas o “you” para fazer referência a “vocês”. Aprendemos também que o “you” sozinho deve ser entendido como “você”. Veja,

– What are you doing? = O que você está fazendo?
– What are you guys doing? = O que vocês estão fazendo?

Além do “you guys”, eles também costumam dizer “you all” – geralmente dito apenas “y’all” – ou ainda “you folks”. Quando são apenas duas pessoas, eles também dizem “you two” – parecido com nosso “vocês dois”.

Obrigado pela explicação prof. Denilso.

See you guys!

Alessandro

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Ensino a Distância (EaD).

Mostrar 10 comentários