Como identificar se o YOU significa VOCÊ ou VOCÊS

Tio Sam convocaçãoOi pessoal, em 2005 eu peguei algumas aulas (4) particulares com uma professora, o meu objetivo era fazer uma revisão dos tempos verbais e praticar um pouco de conversação (spoken English). Adivinha qual foi a primeira pergunta? Eu digo isso por que o questionamento mais comum de quem está iniciando o estudo de Inglês é sobre como identificar se o “you” significa “você” ou “vocês”. Veja só a resposta que obtive:

“No Inglês formal não existe como identificar se o “you” significa “você” ou “vocês”, isso vai depender do contexto”.

Na época eu me contentei com a resposta, mesmo porque a professora estava absolutamente certa. Hoje, lendo o blog do professor Denilso, eu encontrei uma explicação bem interessante sobre o assunto:

Receba aqui um prêmio que vai ajudar você a falar inglês!

Clique aqui e acesse!

na língua falada eles lançam mão de certos artifícios para que quem ouve saiba se eles estão falando “você” ou “vocês”. Mesmo em texto escritos – quando informais – eles usam estes artifícios. Observe o exemplo abaixo:

– What are you guys doing?

Veja que no exemplo acima a palavra “you” está acompanhada de “guys” [pronúncia-se /gáis/]. Neste caso, o “guys” não deve ser traduzido por “caras” [acredite: muita gente costuma traduzir]. Esta palavrinha está ali, junto de “you”, apenas para indicar que a pergunta está sendo feita a duas ou mais pessoas e não apenas a uma. Ou seja, a interpretação deve ser a seguinte:

– O que vocês estão fazendo?

Com isto descobrimos que em inglês eles não usam apenas o “you” para fazer referência a “vocês”. Aprendemos também que o “you” sozinho deve ser entendido como “você”. Veja,

– What are you doing? = O que você está fazendo?
– What are you guys doing? = O que vocês estão fazendo?

Além do “you guys”, eles também costumam dizer “you all” – geralmente dito apenas “y’all” – ou ainda “you folks”. Quando são apenas duas pessoas, eles também dizem “you two” – parecido com nosso “vocês dois”.

Obrigado pela explicação prof. Denilso.

See you guys!

Há quanto tempo você estuda inglês? Já passou por sua cabeça que você pode estar estudando de uma forma que dá pouco ou quase nenhum resultado? Que tal fazer um intensivo de inglês de 180 dias e recuperar o tempo perdido? Em 6 meses você pode elevar o seu inglês a um novo nível. Clique aqui e saiba como.

Alessandro

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador caseiro do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

10 comentários

  • 24/01/07  
    Denilso de Lima diz: 1

    olá Alessandro, fico feliz que a explicação sobre o “you” tenha sido útil e interessante a ponto de esta publicada aqui no seu blog…

    Você não tem nada que agradecer! Muito pelo contrário, eu é que sou extremamente grato por sua visita ao meu blog e divulgação do mesmo aqui no seu de forma tão notória…

    Let’s keep up the good work… Take care…

  • 24/01/07  
    Alipio Augusto diz: 2

    Boa dica! Aliás, eu tenho o livro do Denilso e fica aqui uma outra recomendação, é muito bom. Tem muitas dicas interessantes!

    Abs

  • 10/03/09  
    cristiane diz: 3

    valeu por me ajudar

  • 18/04/09  
    Bruna diz: 4

    Vlw por me ajudarem
    Apesar de eu ja saber
    Algumas coisinhas em Inglês

  • 13/06/09  
    quincas diz: 5

    na verdade foi meu professor de informatica que passou um questionario perguntando o que significava a letra e … eu não entendi e achei que era significado en ingles

  • 21/06/09  
    Ricardo diz: 6

    Boa noite Denilso!

    Tenho uma dúvida com relação à utilização da preposição “OF”… Em que situação deverei usa-lá?

    Um forte abraço!

  • 25/07/09  
    Gabriel Barros diz: 7

    Eu realmente estava querendo saber o que significava “y’all”, pois esta palavrinha é muito comum em letras de raps. Valeu pelo artigo.

  • 28/08/09  
    silvia diz: 8

    Muito boa a explicação! Ajudou muito

  • 03/01/10  
    Marcela diz: 9

    perfect !
    Thank you =]

  • 08/01/10  
    david diz: 10

    vlw pela dica … já fazia muito tempo que eu estava com está dúvida . thank !