Dificuldades para Conversar em Inglês? Confira estas dicas!

Não está conseguindo dizer uma só palavra em Inglês? Você provavelmente é tímido e/ou está inseguro. Isso acontece quando você quer falar (Deus sabe o quanto), mas não consegue fazer as palavras fluírem da sua boca, e pra piorar a situação, o nervosismo e a ansiedade não ajudam muito, não é mesmo?

Você deve estar se perguntando: Algum dia será que vou conseguir falar Inglês com confiança e segurança? Claro que sim! E pensando nisso resolvi compartilhar abaixo duas dicas que me ajudaram bastante superar a minha timidez mais facilmente, talvez possam ajudá-lo também.

Você está se preparando para as provas de proficiência TOEFL e TOEIC?  Então baixe um guia grátis da English Live: Dicas Para as Provas do TOEFL e do TOEIC. Nele você encontrará mais informações sobre o que são esses exames, porque eles são importantes, e também dicas na hora de realizar. Clique aqui e saiba como baixar!

1. Praticar e Praticar

Essa é a mais importante! A única maneira de melhorar o que você está tendo dificuldade em aprender é praticando, por isso deve-se usar o Inglês com freqüência e se possível em voz alta (Isso mesmo! Em voz alta, pois segundo estudos realizados seu cérebro terá mais facilidade em guardar e assimilar o que se está aprendendo).

Algumas pessoas praticam em silêncio, o que de fato não ajuda muito a quase ninguém. O que realmente irá te ajudar a falar e entender o Inglês, é acostumar sua boca a usar as palavras e seu ouvido a ouvi-las (Por isso praticar em voz alta). Pode-se fazer isso a qualquer hora: cantando (Karaokês ajudam bastante) e/ou conversando sozinho, com amigos, etc.

2. Pausa Verbal

Quando não tiver certeza do que dizer ou esquecer uma palavra, pare, respire e insira uma pausa como: “um”, ou “ah” (conhecida também como pausa verbal). Isso lhe dará tempo para pensar e o ouvinte saberá que você pretende continuar a falar. Às vezes em uma conversa tudo que se precisa é de alguns “uns” ou “ahs” para você pegar no tranco. Mas tome muito cuidado! Não confie demais nesta segunda dica, ou pode se tornar um hábito que você não conseguirá se livrar!

Bons estudos!

Alan

Alan Vasconcelos

Alan Vasconcelos é estudante de jornalismo e colaborador do English Experts. Já foi monitor de língua inglesa de curso preparatório para vestibular em uma das maiores redes de ensino do interior de MG. Atualmente dedica-se a sua formação acadêmica para trabalhar na área de jornalismo internacional.

Mostrar 17 comentários