Horários do Corpo Humano

Ontem eu falei sobre a Golden Hour, hoje eu recebi um email de um amigo falando sobre os horários do corpo. Acho que vale a pena dar uma lida, tem tudo a ver com que eu disse no post anterior.

Horários do Corpo Humano

DESPERTAR (das 7hs às 8hs) – Quem gosta de acordar tarde já começa o dia em desvantagem. À partir das 6h, o corpo produz um hormônio que faz acordar, o cortisol. Entre 7h e 8h, a taxa de cortisol no corpo atinge a concentração máxima. Essa faixa de horário é ideal para acordar com facilidade e com o pé direito. ATENÇÃO: Voltar a dormir é um erro; por volta das 9h o corpo começa a produzir endorfinas (analgésicos naturais) que encorajam um sono pesado do qual será difícil sair sem dor de cabeça ou mau-humor.

PRAZER (das 9hs às 10hs) – A hora certa para as folias amorosas, já que a taxa de serotonina (neuro transmissor ligado ao prazer) está em seu apogeu. O prazer experimentado só será aumentado. Por outro lado, também é a hora de marcar uma consulta ao dentista: as endorfinas, que também estão em alta nesse horário, funcionam como anestésicos naturais.

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TRABALHO (das 10hs às 12hs) – O estado de vigilância atinge o seu pico e a memória de curto prazo (que guarda coisas como um número de telefone que olha na lista, é retido por alguns segundos e esquecido na seqüência) está mais ativa. Depois que as endorfinas presentes entre 9hs e 10hs desaparecem, o organismo atinge a sua velocidade ideal. É o momento certo para refletir, discutir idéias e encontrar inspiração.

DESCANSO (das 13hs às 14 hs) – A moleza que dá depois do almoço não se deve unicamente á digestão, mas também a uma queda de adrenalina que acelera o ritmo cardíaco. Para retomar a disposição, basta uma sesta de 20 minutos.

MOVIMENTO (das 15hs às 16hs) – A forma física encontra o seu apogeu no meio da tarde, ao mesmo tempo em que a capacidade intelectual diminui. Como não há produção de hormônios específicos nesse horário, os cronobiologistas ainda não encontraram uma explicação para o fato.

RUSH (das 18hs às 19hs) – À partir das 18h, o organismo fica particularmente vulnerável à poluição e ao monóxido de carbono. Convém então limitar o consumo de cigarros e evitar se possível, os engarrafamentos. Também é nesse horário que a atividade intelectual e o estado de vigilância atingem um novo pico – hora certa de mandar as crianças fazerem a lição de casa, por exemplo.

PILEQUE (das 20hs às 21hs) – Se esse horário costuma coincidir com o aperitivo de antes do jantar é bom saber que é também o momento em que as enzimas do fígado estão menos ativas, o que faz com que se fique bêbado bem mais rápido.

SONO (à partir das 20hs…) – A melatonina (hormônio do sono) invade progressivamente o corpo a partir das 18h. Mas é as 20hs que aparece o primeiro momento ideal para dormir, sucedido por outros iguais a cada duas horas. Para ajudar a cair no sono, fazer amor é uma excelente idéia: o prazer sexual desencadeia a secreção de endorfinas no cérebro, favorecendo o adormecimento.

REGENERAÇÃO (das 21hs à 1hs) – Esta fase do sono é muito importante porque coincide com o pico da produção do hormônio do crescimento, indispensável para a renovação das células e a recuperação física. Esse hormônio permite que os conhecimentos adquiridos na véspera sejam armazenados no cérebro.

Vamos aos créditos.

Fonte: Yvan Touitou, Cronobiologista da Faculdade de Medicina Pité-Salpêtrière

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Alessandro

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador caseiro do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

8 comentários

  • 27/11/07  
    erika Monalisa Meyer farkas diz: 1

    poxa !!! e eu achando que eu era um et por sentir tudo isso o dia inteiro!!!!

  • 07/03/08  
    Luiza diz: 2

    mto legal !!!!!!!!!
    vou reorganizar meu dia rs*

    thxxxxx

  • 12/08/08  
    Juliana Lima diz: 3

    Nossa adorei o texto. Não sabia que essas coisas ajudavam o nosso dia-a-dia. Muito legal. Vou colocar em pratica na minha vida. Bjs

  • 25/08/08  
    raquel diz: 4

    Adorei o texto, por eu ser Profissional de educação fisica e lido a todo momento com prevensão da saude, essas informções me ajudam a um planejamento de uma vida mais saudavel. abraços

  • 08/11/08  
    Vera lúcia Pinto Campos diz: 5

    Achei muito legal, mas descobri que estou toda errada com o horário domeu corpo.
    Ver@

  • 02/12/08  
    Anny Medeiros!! diz: 6

    Otimo!!!

    Adorei o texto, é desse tipo de informação que estou pricisando no momento, estou com um trabalho para realizar e apresentarei essas informaçoes para a a sala…

    Gostei muito do site nota 1000000…

    bjokas nutridas..

  • 02/12/08  
    Emanuelle Carla diz: 7

    Entrei nesse site por acaso mais ADOREI..

    Amei o texto “Horários do Corpo Humano”.E descobrir que não estou respeitando os horário do meu corpo.É desse tipo de texto que precisamos pois nos informa e nos traz mudança.

    Parabéns!!

    para o site por publicar artigos como esse..

    Usarei alguns parte desse texto para a minha apostilha..

    Com o vossa permisão é claro..rsrsrs.

  • 06/01/11  
    bernadete diz: 8

    amo todas as informações que recebo
    bjs. ernadete