Gerenciamento do Tempo x Produtividade x Aprendizado

Um dos conceitos mais difundidos atualmente chama-se “gerenciamento do tempo”, a ideia é interessante, já que o profissional ou estudante organizado tem grandes chances de tornar o seu dia mais produtivo. Uma das coisas que me deixa realizado é chegar ao fim do dia e ver que consegui executar tudo o que foi previsto no meu checklist (list of things or tasks to be done or checked).

O gerenciamento do tempo é um conceito realmente sedutor, porém, cada vez mais as pessoas estão descobrindo que por trás disso tudo existe um ser humano, cheio de limitações e também com altos e baixos. Observe o nosso modelo de trabalho atual, onde o empregado é obrigado a ficar em um ambiente por mais de 8 horas por dia. Eu te pergunto – Quantas horas foram realmente produtivas? Não sei a sua resposta, mas o meu palpite é que em média apenas 4 horas são aproveitadas plenamente. Lógico que essa equação faz mais sentido para atividades que envolvem maior esforço intelectual. Porém na era do conhecimento, onde o trabalho depende de criatividade é impossível vincular horas x produtividade. A propósito (by the way), as atividades mais valorizadas pelo mercado de trabalho são aquelas ligadas à criatividade.

Depois do desabafo, vamos para o que interessa. Para nós, estudantes de idiomas, não adianta passar 8 horas estudando feito um louco se você vai aproveitar efetivamente metade do tempo. Cada um tem seu próprio ritmo e saber identificar isso pode fazer toda a diferença. Como? A resposta é simples! Saiba identificar a sua Golden Hour.

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

Existem determinados momentos no dia em que somos naturalmente mais produtivos. Eu sempre digo o seguinte “I’m a morning person”, ou seja, o horário do dia em que sou mais produtivo é o período da manhã. É nesse horário que tenho as melhores ideias e aprendo com mais facilidade. No período da tarde eu tenho uma queda de produtividade, mas volto aos 100% no início da noite. Utilizo os horários de maior produtividade para estudar e planejar minha vida.

Ao identificar e utilizar a sua Golden Hour você passa a gerenciar a sua energia, que em minha opinião faz mais sentido do que gerenciar o seu tempo. Fica o recado, identifique e trabalhe nas suas horas mais produtivas. Aprenda e trabalhe melhor, com qualidade de vida.

Se você gostou do assunto eu recomendo a leitura do livro O Ócio Criativo do sociólogo italiano Domenico De Masi. Cuidado, esse livro pode quebrar os seus paradigmas sobre o modelo capitalista!

I hope that helps!

O futuro pertence a quem souber libertar-se da ideia tradicional do trabalho como obrigação ou dever e for capaz de apostar numa mistura de atividades, onde o trabalho se confundirá com o tempo livre, com o estudo e com o jogo, enfim, com o ócio criativo. (Domenico De Masi)

Há quanto tempo você estuda inglês? Já passou por sua cabeça que você pode estar estudando de uma forma que dá pouco ou quase nenhum resultado? Que tal fazer um intensivo de inglês de 180 dias e recuperar o tempo perdido? Em 6 meses você pode elevar o seu inglês a um novo nível. Clique aqui e saiba como.

Alessandro

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador caseiro do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

Mostrar 12 comentários