Um dos conceitos mais difundidos atualmente chama-se “gerenciamento do tempo”, a ideia é interessante, já que o profissional ou estudante organizado tem grandes chances de tornar o seu dia mais produtivo. Uma das coisas que me deixa realizado é chegar ao fim do dia e ver que consegui executar tudo o que foi previsto no meu checklist (list of things or tasks to be done or checked).
O gerenciamento do tempo é um conceito realmente sedutor, porém, cada vez mais as pessoas estão descobrindo que por trás disso tudo existe um ser humano, cheio de limitações e também com altos e baixos. Observe o nosso modelo de trabalho atual, onde o empregado é obrigado a ficar em um ambiente por mais de 8 horas por dia. Eu te pergunto – Quantas horas foram realmente produtivas? Não sei a sua resposta, mas o meu palpite é que em média apenas 4 horas são aproveitadas plenamente. Lógico que essa equação faz mais sentido para atividades que envolvem maior esforço intelectual. Porém na era do conhecimento, onde o trabalho depende de criatividade é impossível vincular horas x produtividade. A propósito (by the way), as atividades mais valorizadas pelo mercado de trabalho são aquelas ligadas à criatividade.
Depois do desabafo, vamos para o que interessa. Para nós, estudantes de idiomas, não adianta passar 8 horas estudando feito um louco se você vai aproveitar efetivamente metade do tempo. Cada um tem seu próprio ritmo e saber identificar isso pode fazer toda a diferença. Como? A resposta é simples! Saiba identificar a sua Golden Hour.
Existem determinados momentos no dia em que somos naturalmente mais produtivos. Eu sempre digo o seguinte “I’m a morning person”, ou seja, o horário do dia em que sou mais produtivo é o período da manhã. É nesse horário que tenho as melhores ideias e aprendo com mais facilidade. No período da tarde eu tenho uma queda de produtividade, mas volto aos 100% no início da noite. Utilizo os horários de maior produtividade para estudar e planejar minha vida.
Ao identificar e utilizar a sua Golden Hour você passa a gerenciar a sua energia, que em minha opinião faz mais sentido do que gerenciar o seu tempo. Fica o recado, identifique e trabalhe nas suas horas mais produtivas. Aprenda e trabalhe melhor, com qualidade de vida.
Se você gostou do assunto eu recomendo a leitura do livro O Ócio Criativo do sociólogo italiano Domenico De Masi. Cuidado, esse livro pode quebrar os seus paradigmas sobre o modelo capitalista!
I hope that helps!
O futuro pertence a quem souber libertar-se da ideia tradicional do trabalho como obrigação ou dever e for capaz de apostar numa mistura de atividades, onde o trabalho se confundirá com o tempo livre, com o estudo e com o jogo, enfim, com o ócio criativo. (Domenico De Masi)
TESTE DE VOCABULÁRIO INICIAR TESTE
Ainda precisa de ajuda?
Configura algumas opções:
- Envie sua questão em nossa comunidade;
- Assine o English Plus e tenha acesso ilimitado a respostas verificadas por especialistas.
Mostrar 12 comentários