Estudo de idiomas: Tempo x Prioridades

PrioridadesNunca encontramos tempo suficiente para fazer tudo o que gostaríamos de fazer. A cada dia temos uma quantidade enorme de trabalho, responsabilidades pessoais, projetos, estudos, livros para ler, tarefas para cumprir, pessoas para encontrar etc. De onde tirar o tempo para estudar um idioma?

Essa é uma das perguntas mais frequentes que recebo dos meus alunos, e é também uma pergunta que sempre me fascinou. “Como assim, você não tem tempo? O seu dia não tem 24 horas, que nem o dia de tudo mundo? Ah sim, mas para terminar tudo que eu queria fazer, eu precisaria de pelo menos umas 40 horas”.

Eu também tinha esse problema, por isso que comecei a estudar administração do tempo quando eu era adolescente. Eu sempre quis ter mais tempo livre e também descobri muito cedo que é melhor terminar as minhas tarefas rapidamente.

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

Quanto mais cedo eu termino o meu trabalho, mais tempo terei para fazer o que eu quiser! Óbvio, né…? Mas por que a gente não consegue fazer isso então?

Definição de Prioridades

“Imagine que você tem a lente de aumento mais poderosa do mundo para focar os raios do sol… ela nunca vai iniciar um fogo, enquanto você fica mexendo a lente! Mas quando a lente fica quieta por apenas um minuto, a gente pode se aproveitar de todo o poder do sol – e dentro de muito pouco tempo, a gente tem um fogo enorme!” (Zig Ziglar)

Por isso realmente só podemos ter muito poder quando realmente focamos em *uma* coisa. Quando espalhamos as nossas energias e fazemos muitas coisas de uma vez, nunca vamos obter grandes resultados. Ditado chinês: “Quem caça muitos coelhos não pega nenhum”.

Leia também o artigo Eu sou Multiprojeto, não Multitarefa

Por isso, estudar um idioma tem que realmente ser uma prioridade para você. Vou explicar melhor.

Eu tenho muitos alunos que reclamam que não têm tempo para estudar vocabulário, ou que eles não têm tempo para fazer os exercícios de gramática. “Desculpa professor, eu tinha que entregar um trabalho na faculdade, encontrar com a minha tia e tirar alguns documentos do cartório por isso eu não estudei, sinto muito.”

Mas eu nunca ouvi nenhum dos meus alunos falar que ele não tem tempo para tomar um banho! “Desculpa professor, eu tinha que entregar um trabalho na faculdade, encontrar com a minha tia e tirar alguns documentos do cartório por isso estou meio fedido hoje, sinto muito.”

Qual é a diferença? Porque a gente ri quando ouve o segundo exemplo, mas não o primeiro? Como é possível a pessoa atarefada conseguir tempo para tomar um banho todos os dias?

Porque é uma prioridade, é uma coisa que a gente considera absolutamente necessária.

Se você realmente quer ser fluente em inglês, vale a pena considerar os seus estudos uma necessidade também, uma coisa que TEM que acontecer todos os dias – sem falta.

Por outro lado, se você não considerar os seus estudos uma alta prioridade, e se você só estudar de vez em quando, você vai demorar anos… e mesmo assim, você não vai chegar à fluência!

Por isso vale a pena investir tempo agora e considerar os estudos de idiomas uma necessidade absoluta – que nem dormir, comer e respirar. Pelo menos por algum tempo, assim você atinge a sua meta e pode logo colher os frutos do seu trabalho.

No próximo artigo, vou dar mais algumas dicas para te ajudar a fazer dos estudos uma alta prioridade… Mas por enquanto, deixe um comentário e me fale qual é o seu maior obstáculo no caminho rumo à fluência.

Leia mais sobre o assunto

Vamos resolver isso juntos…

~ Frank Florida ~

Frank

Frank Florida

Frank Florida é professor de idiomas desde 1994 e fala oito línguas. Viajando o mundo por 11 anos, ele visitou umas 300 cidades em mais de 50 países. Ele se graduou da High School nos EUA, se formou em didática na Austrália e é criador do site Fórmula Fluente.

Mostrar 49 comentários