Eu sou Multiprojeto, não Multitarefa

Quanto mais responsabilidades assumimos, menos tempo sobra para aquilo que gostamos de fazer. Pelo menos é essa a impressão que tenho. Quando somos jovens, são poucas as preocupações e o nosso mundo gira em torno basicamente dos estudos e, para aqueles menos afortunados, trabalho (sim, eu comecei a trabalhar bem cedo). Depois vem faculdade, saímos da casa dos nossos pais, constituímos família e vêm os filhos – esse é o padrão. Até aqui uma combinação explosiva para nos fazer desistir de: estudar idiomas, praticar um esporte ou se dedicar a um hobby. Será que tem que ser assim?

O poder da mente humana

Eu acredito muito no poder da mente humana, somos capazes de coisas incríveis que nem imaginamos. No entanto, assim como nos esportes, temos que exercitar a mente e dar a ela os inputs corretos. Acho que a qualidade de vida e a felicidade vem do equilíbrio das várias áreas de nossa vida. Veja como eu faço para manter o equilíbrio mesmo diante das responsabilidades citadas no primeiro parágrafo.

Dias atrás o meu amigo Frederico Vasconcelos me fez a seguinte pergunta: “como você consegue estar em tantos lugares ao mesmo tempo?” Ele estava se referindo ao fato do EE estar presente no Orkut, Twitter, Fórum, Chat e etc. A resposta é simples, eu vou lá e faço, dessa forma acabo alcançando meus objetivos. Só que tem um detalhe…

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

Eu sou multiprojeto, não multitarefa

As mulheres se gabam por terem a capacidade de fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo. Como, na condição de homem, sou desprovido dessa incrível habilidade, acabo encarando os meus afazeres de forma diferente.

Eu sempre digo que sou multiprojeto, não multitarefa. Isso quer dizer que apesar de trabalhar em vários projetos só faço uma tarefa de cada projeto por vez. Não fico tentando fazer várias coisas ao mesmo tempo. Aqui a priorização é tudo! Lembro de uma frase que aprendi em um curso de empreendedorismo:

“A tarefa mais importante é aquela que estou fazendo neste momento”

Sendo assim, eu tento focar 100% naquilo que estou fazendo. Seja qual for a tarefa quero estar ali com foco total. Independentemente da tarefa: estudando idiomas, pintando a casa, assistindo um filme, trabalhando, escrevendo um post, cuidando meu filho (essa é mais recente!).

Dividir a mente em 2 ou 3 tarefas é fazer todas elas sem a atenção merecida. Gosto de ser o melhor em tudo que faço, se estou pintando a minha casa quero ser o melhor pintor do mundo, mesmo que não consiga pelo menos eu me dediquei ao máximo. Se estiver estudando inglês, quero ser o melhor falante de inglês do mundo. Tenho obtido ótimos resultados!

Qual é a área de sua vida que você dá prioridade total?

See you folks!

Alessandro

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Ensino a Distância (EaD).

Mostrar 46 comentários