Primeiro o Trabalho, Depois a Recompensa

Caro leitor! Hoje eu gostaria de compartilhar com você um ensinamento que precisei anos para “digerir”. A ideia que quero apresentar se baseia no seguinte: “Primeiro o trabalho, depois a recompensa”.

Busque na Memória

Qual é a sua postura com relação às tarefas com prazos definidos? Na escola, quando o professor solicita um trabalho você se programa para terminar antes do prazo? Você só toma uma atitude na última hora, quando não dá mais para adiar?

Confesso que quando eu estava no colegial eu adiava ao máximo a execução das tarefas, eu só fazia as coisas quando elas se tornavam realmente urgentes. Não foram poucas as vezes eu passei a noite de domingo fazendo um trabalho de escola para ser entregue na segunda-feira de manhã. Ah! Lembrando que o professor havia passado a tarefa há algumas semanas e eu havia tido tempo de sobra para fazer pelo menos uns 5 trabalhos iguais ao que eu estava fazendo. Claro que isso nunca aconteceu com você não é mesmo? ;-)

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

Isso tem até nome científico, se chama “síndrome do estudante”, eu já falei sobre isso no artigo: Como atingir seus objetivos.

Postergar é muito bom

O fato é que é muito bom postergar as coisas chatas, aquelas tarefas enfadonhas que dá preguiça só de pensar em fazer. Imagine só “o parto” que é fazer um trabalho de conclusão de curso (TCC), absolutamente tudo é motivo para adiar essa tarefa. Declarar imposto de renda é outra coisa que não é muito divertida.

Olha só as desculpas mais comuns:

  • Hoje vai ter churrasco na casa do Pedrinho;
  • Hoje é dia de clássico de futebol, não posso perder;
  • O twitter tá bombando olha quem está nos TTs. uhuuu!
  • Deixa eu atualizar meu perfil no Orkut e Facebook;
  • A galera está me chamando aqui no MSN;
  • Este vídeo no youtube é muito engraçado;
  • Depois do filme eu começo;
  • Depois da novela, sem falta;
  • Por fim, hoje eu estou cansado, deixa para amanhã.

Todos merecem descansar e se divertir, o problema é quando descanso e diversão vem antes do trabalho. Desfrutar da recompensa antes de merecê-la é dar um grande passo rumo ao fracasso. Entender isso fez uma grande diferença para mim.

Fazer o que tem que ser feito na hora certa é melhor ainda

Eu consegui resolver o problema da procrastinação quando aprendi a planejar melhor a minha semana. Essa atidude, fez toda diferença na minha vida pessoal e profissional.

Planejamento e disciplina é tudo. Estar em dia com suas obrigações faz bem até para a pele (brincadeira!). Não sei se acontece com você, mas eu não consigo descansar sabendo que estou com diversas tarefas pendentes.

Quem está acostumado a fazer as coisas na última hora vai estranhar completar alguma coisa bem antes do prazo. Dá uma sensação estranha de “e agora? O que eu faço?”. Eu respondo: agora é hora de curtir o merecido descanso.

Aprenda a dizer não

Por melhor que seja o seu planejamento, ninguém suporta uma carga excessiva de obrigações. Aqui entra um ponto muito importante, priorize as coisas e principalmente, aprenda a dizer não.

Minha vida melhorou muito quando eu aprendi a dizer não. Hoje eu só assumo compromissos que se encaixam na minha agenda. Aqui vale o ditado “para cada escolha uma renúncia”.

Don’t eat the marshmallow yet!

Espero que tenham gostado. Comentários com críticas e sugestões são sempre muito bem-vindos.

See you!

Alessandro

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Ensino a Distância (EaD).

Mostrar 29 comentários