Recebo mensagens de muitos leitores dizendo que não conseguem aprender inglês de forma alguma, que não há motivação. Alguns reclamam que estudam há muitos anos e nada de obter a sonhada fluência.
Esses dias ao ler um livro de gestão empresarial, encontrei uma pequena história contada por Mikhail Gorbachev – aquele da União Soviética – em seu livro Perestroika. Talvez a lição deixada por ele sirva para muitas pessoas. Confira abaixo:
Certo dia, um transeunte observa a seguinte cena: dois operários estão construindo um muro, o mesmo muro; havia uma diferença notável entre o pedaço de muro construído por um e pelo outro: o do primeiro estava ainda baixinho, enquanto o do outro era três vezes maior. O primeiro estava com ar resignado, carrancudo, com evidente má vontade. O outro, ao contrário, cantava, feliz e alegre.
O transeunte, intrigado, pergunta ao primeiro: “O que é que você está fazendo?” Ele responde: “Estou construindo um muro, não está vendo?” E ele torna a perguntar: “E para que você está fazendo isso?” E ele responde: “Ora, para ganhar a vida…” Perguntando a mesma coisa para o outro operário, este respondeu, com um grande sorriso nos lábios: “Estou construindo uma catedral”.
E você? Por que estuda inglês? Você gostaria, precisa ou quer aprender inglês?
Aguardo sua resposta nos comentários.
See you soon!
Ainda precisa de ajuda?
- Envie sua questão em nossa comunidade;
- Assine o English Plus e tenha acesso ilimitado a respostas verificadas por especialistas.
Mostrar 29 comentários