Não Consigo Aprender Inglês! Por quê?

Recebo mensagens de muitos leitores dizendo que não conseguem aprender inglês de forma alguma, que não há motivação. Alguns reclamam que estudam há muitos anos e nada de obter a sonhada fluência.

Esses dias ao ler um livro de gestão empresarial, encontrei uma pequena história contada por Mikhail Gorbachev – aquele da União Soviética – em seu livro Perestroika. Talvez a lição deixada por ele sirva para muitas pessoas. Confira abaixo:

Saiba mais sobre como aprender inglês sozinho, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Como Aprender Inglês Sozinho. Nele você encontrará dicas de aprendizagem por meio da leitura e também como tirar proveito de séries e filmes para expandir seu inglês. Clique aqui e saiba como baixar!

Certo dia, um transeunte observa a seguinte cena: dois operários estão construindo um muro, o mesmo muro; havia uma diferença notável entre o pedaço de muro construído por um e pelo outro: o do primeiro estava ainda baixinho, enquanto o do outro era três vezes maior. O primeiro estava com ar resignado, carrancudo, com evidente má vontade. O outro, ao contrário, cantava, feliz e alegre.

O transeunte, intrigado, pergunta ao primeiro: “O que é que você está fazendo?” Ele responde: “Estou construindo um muro, não está vendo?” E ele torna a perguntar: “E para que você está fazendo isso?” E ele responde: “Ora, para ganhar a vida…” Perguntando a mesma coisa para o outro operário, este respondeu, com um grande sorriso nos lábios: “Estou construindo uma catedral”.

E você? Por que estuda inglês? Você gostaria, precisa ou quer aprender inglês?

Aguardo sua resposta nos comentários.

See you soon!

Alessandro

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Ensino a Distância (EaD).

Mostrar 29 comentários