Mãos à obra!

Oi pessoal, passados os ensaios iniciais vamos ao que realmente interessa o estudo de idiomas, no nosso caso o inglês. Não é necessário um trabalho estatístico para constatar que a maioria das pessoas que concluíram o curso de inglês em escolas de idiomas não fala a língua do tio Sam a ponto de se comunicar bem com um estrangeiro nativo do idioma.

Segundo o idph.net, oitenta a noventa por cento das pessoas que estudam ou estudaram idiomas estrangeiros (especialmente a língua inglesa, para nós, os brasileiros) não falam ou dominam o idioma! Oitenta a noventa por cento das pessoas que verdadeiramente falam inglês, em nosso país, não aprenderam sentados num banco de escola de idiomas!

Isso nos leva a pensar se estamos tomando o caminho certo. É difícil acreditar que com apenas 2 horas semanais um aluno é capaz de aprender um idioma cheio de nuances e variações como é o caso do inglês, onde eu seria capaz de dizer, que a regra é uma exceção, ou seja, existem tantas variações que no final das contas as regras gramaticais contam pouco. Talvez eu esteja sendo um pouco radical, mas é mais ou menos isso que acontece. Daí vem aquela sensação de que quanto mais se estuda menos se sabe.

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

O objetivo deste Blog não é oferecer um método “revolucionário” de aprendizado de idiomas, como muitos prometem, mas de ser um meio discussão e troca de idéias. Portanto sinta-se a vontade para comentar os posts e me enviar sugestões de assuntos a serem abordados.

Vamos começar pelos artigos (the, a, an), que parecem ser muito simples, mas que podem nos confundir. Termino hoje com um ditato Chinês que diz o seguinte: “A long journey starts with a single step”, ou seja, “Uma longa jornada começa com um único passo”.

However, let’s get our hands dirty.

See you soon.

Alessandro

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Ensino a Distância (EaD).

Mostrar 4 comentários