Pratique Inglês Lendo Poemas

Pratique Inglês Lendo Poemas

Ninguém duvida que ler textos em inglês é uma parte fundamental do aprendizado. Reading é um processo de aprendizagem ativo, no sentido de que requer um intenso trabalho mental do leitor – entender o que está sendo dito, criar imagens mentais que representem as ideias abordadas e, ao mesmo tempo, pensar se você concorda ou não com o que está sendo dito. Em outra língua, o esforço é ainda maior!

Mas, se requer muito trabalho, it’s surely worth the effort: você aprende novo vocabulário (aquela palavra que você nunca mais vai esquecer porque ela está naquela reportagem sobre um assunto que você ama), vê como outros escrevem e pode aprender com eles, além de escolher seu próprio ritmo de leitura (diferente de um filme ou de uma palestra).

Você está se preparando para as provas de proficiência TOEFL e TOEIC?  Então baixe um guia grátis da English Live: Dicas Para as Provas do TOEFL e do TOEIC. Nele você encontrará mais informações sobre o que são esses exames, porque eles são importantes, e também dicas na hora de realizar. Clique aqui e saiba como baixar!

E qual é o impedimento mais apontado por quem ainda não está mergulhado em uma pilha de textos em inglês? O tempo. Claro, você adoraria ler aquela enorme enciclopédia ou o mais novo best-seller americano na língua original, mas, além de se distrair facilmente com uma leitura desse tamanho, você só tem alguns minutos do seu dia para ler alguma coisa (o que daria umas duas páginas de um livro comum). Se esse é o seu caso, talvez ler poemas em inglês possa ser uma boa solução!

Diferentemente dos romances (novels), os poemas não precisam ser lidos todos de uma vez (aliás, é até recomendável que não se leia muitos em um dia só). Para aqueles momentos de intervalo, ou antes de dormir, vale a pena exercitar seu inglês escolhendo um deles para ler. Mas, só por serem menores, não significa que não sejam desafiadores. Poemas requerem um trabalho de imaginação bem mais intenso do que simplesmente passar o olho pelas manchetes de jornais (browse through the headlines), por exemplo, e frequentemente lidam com palavras não tão usuais, o que pode ser bom para quem procura expandir significantemente seu vocabulário.

A primeira dica para quem pretende se aventurar pela literatura em poesia é uma das mais óbvias: há poemas mais fáceis e mais difíceis. É bom ir se acostumando e, pouco a pouco, investir em poemas mais complexos. Se há muitas palavras desconhecidas a ponto de o poema ficar indecifrável e você ter de parar a cada duas palavras, talvez seja hora de procurar algum poema mais palatável, até porque logo você ficará entediado e desmotivado para continuar a ler.

Anote as palavras que você desconhece ao lado e procure-as assim que terminar de ler o poema (é melhor não interromper o fluxo de leitura; tente inferir o significado das palavras pelo contexto primeiro). Como já foi dito, é melhor ler um poema por dia do que ler duas horas todo domingo, por exemplo. Ler em inglês todo dia faz você se aproximar da língua (é como estudar um pouquinho por dia em vez de passar um só dia na semana se matando de ler).

Quando falamos em poesia em inglês, nomes que vêm à nossa cabeça são, claramente, Shakespeare (to be or not to be?), Byron ou Edgar Allan Poe. Mas há vários poetas contemporâneos para quem quiser fugir do óbvio. A revista The New Yorker, por exemplo, publica aproximadamente dois poemas por edição.

Você costuma ler poesias? E em inglês? Quais são seus poetas preferidos?

Essa é a dica de hoje. See you next time and good reading! 

Imagem que ilustra o post: O diário do poeta Thomas Blackburn. Fonte: leeds.ac.uk

Sobre a Autora: Mariana Fonseca é estudante de Jornalismo. Paulistana, leitora ávida e nerd to the core. Fez alguns anos de curso de inglês, mas passou (e passa) boa parte de seus estudos como autodidata. Atualmente, escreve crônicas quinzenais em seu blog pessoal, o Fonsecando.

Aprenda mais

Há quanto tempo você estuda inglês? Já passou por sua cabeça que você pode estar estudando de uma forma que dá pouco ou quase nenhum resultado? Que tal fazer um intensivo de inglês de 180 dias e recuperar o tempo perdido? Em 6 meses você pode elevar o seu inglês a um novo nível. Clique aqui e saiba como.

Autor

Autor Convidado

Este artigo foi escrito por um Autor Convidado do English Experts. Confira o nome do autor no rodapé do texto acima. Seja um colaborador, clique aqui e saiba como participar.

Mostrar 8 comentários