5 Princípios para Aprender Inglês com Música

Aprender Inglês com Música

Você já parou para pensar como a música pode ser uma ferramenta incrível para se aprender várias coisas? Você já parou para observar a música não só como uma forma de entretenimento, mas também como uma excelente fonte de novas informações? Você já parou para pensar na música como um meio a ser explorado para aprender um idioma?

Descobri ao longo desses anos que para mim, a música é o melhor caminho para aprender inglês. Foi em um encarte de um CD da banda de rock Red Hot Chili Peppers que eu encontrei quase tudo que eu precisava. E, definitivamente, eu não sou a única pessoa que descobriu nesse método a sua melhor opção para aprender inglês.

Durante este mês, eu estive pesquisando opiniões de experts sobre este assunto. Eu perguntei a eles se eles acreditavam na música como uma maneira eficiente de aprender inglês (e recebi algumas respostas incríveis como a de Aaron G. Myers, citação abaixo). Eu também li alguns artigos em blogs de pessoas que já mencionaram essa maneira de aprender e fiquei surpreso, pois não esperava encontrar tanta gente falando bem e recomendando este método.

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

I believe in creating a robust learning program that focuses on learner interests, personality and learning style.  Music can certainly be a big part of that program and can be a really great resource.  If you love music and find music beneficial for learning other things then I think it would be an efficient way to learn English.  If not, you would want to make sure you are focusing on other ways to learn.  Music is an important part of creating an immersion like environment though and so everyone should be listening to at least some music in English. – Aaron G. Myers

Aprender inglês com música envolve vários fatores que provavelmente você já conhece: ter dedicação, ter força de vontade, ter interesse, ser curioso, ter foco e treinar muito.

Diferentemente dos métodos tradicionais que aprendemos nas aulas das escolas e dos cursos, aprender inglês com música pode ser um método muito mais fácil, rápido e divertido. O fato é que a música é uma ferramenta fantástica porque afinal, existe alguém no mundo que não gosta de música?

Se você ama (e eu sei que ama!) música e deseja aprender inglês através dela, este pode ser o caminho certo para você também. Basta confiar nessas melhores práticas abaixo para aprender inglês com música:

1. Aprenda a ouvir primeiro

Uma das grandes vantagens que a música pode nos oferecer quando aprendemos através dela é que treinamos nossos ouvidos ao mesmo tempo que nosso cérebro processa sentimentos e “acorda” para lembrar palavras.

Toda vez que ouvimos uma música que gostamos, nós acionamos uma região do cérebro que está ligada à experiência do prazer, da mesma maneira como se comêssemos um chocolate ou tomássemos um sorvete.

Então, o ponto aqui é: sempre escolha uma música que você gosta e em primeiro lugar a ouça bastante e com atenção. Tente transcrevê-la em um caderno ou em seu próprio computador. Você terá que pausar a música ou voltar algumas partes às vezes para captar algumas palavras mais difíceis. Este processo é muito eficiente e te ajuda a aprender palavras novas, expressões e muito mais. Resumindo, você desenvolve o seu “listening” e o seu “writing” com algo que te dá prazer.

2. Leia a letra e faça anotações

Após ouvir alguma música que você gosta, leia a letra dessa música e faça uma lista com todas as palavras que você achar interessantes e anote também tudo o que te gerar dúvidas.

O ponto aqui é: com esta ação você treinará o seu “reading” e de quebra seu “writing” também ao mesmo tempo em que aguça sua curiosidade e aprende a não ter preguiça de pesquisar por novas informações quando se deparar com algo que você ainda não aprendeu.

3. Traduza a letra

Com a letra da música por perto e sem tradução, pegue seu dicionário ou utilize ferramentas online de tradução e comece a traduzi-la. Quando terminar, procure pela letra traduzida e compare com a tradução que você fez. Veja como você se saiu e não se preocupe muito se em algumas partes sua tradução não ficar tão boa. Prestando bastante atenção, aprendendo com os erros e treinando muito você conseguirá melhorar suas traduções.

4. Cante junto com a música

Depois disso tudo vem a melhor parte de todas: cante junto com a música e divirta-se. O ponto aqui é que ao cantar você treine seu “speaking”.

5. Repita o processo

Repita estes processos continuamente para tirar o máximo de proveito do que a música como ferramenta para aprendizagem de um idioma pode oferecer e divirta-se sempre.

E então, o que você acha de tentar colocar este método em prática agora mesmo?

Existem várias maneiras possíveis e totalmente válidas para se aprender inglês com algo que você goste muito. A única coisa que você precisa fazer é descobrir qual é o melhor caminho para você. Eu descobri que o melhor caminho para mim é a música. Pode ser o seu também. Ou pode não ser. Encontre você o seu caminho.

Se você adora música assim como eu, coloque em prática agora estes 5 princípios para aprender inglês com música e perceba como os resultados aparecem de forma natural. Você aprende muito e ainda se diverte. Aproveite isso e bons estudos.

See you!

Diego

Diego Cassiolato

Diego Cassiolato é estudante autodidata de inglês e ajuda pessoas online a aprender inglês através da música.

Mostrar 72 comentários