Tabelinha para aprender Inglês apresentada no Jô Soares

Há alguns dias recebi vários emails pedindo a minha opinião sobre uma entrevista exibida no programa do Jô Soares.

A entrevista apresenta um método “inovador” de ensino de inglês através de uma tabela elaborada por Dangelo Ciccarini.

Antes de mais nada vamos assistir a entrevista:

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

O que mais me chamou a atenção foi o fato da metodologia ter sido adotada pelo estado do Rio de Janeiro para ensino da língua inglesa na rede pública. Isso realmente me preocupou! Como um estudo sem embasamento científico pode ser encarado com tamanha seriedade?

Gostaria de deixar claro que é impossível pronunciar as palavras do inglês baseando-se apenas na escrita, já que nesse idioma há uma desconexão entre escrita e pronúncia. Eu falei várias vezes aqui no EE que a melhor forma de aprender a falar inglês é ouvindo bastante. Há também um recurso muito útil para uma pronúncia perfeita: os símbolos fonéticos. Veja abaixo alguns links onde já abordei o assunto:

Eu poderia citar diversas outras falhas na metodologia apresentada. No entanto um vídeo no YouTube feito pelo prof. Lanzetti fez várias considerações sobre a metodologia. Eu aprendi muito com os vídeos, vale a pena assistir.

Vídeo resposta 1

Há quanto tempo você estuda inglês? Já passou por sua cabeça que você pode estar estudando de uma forma que dá pouco ou quase nenhum resultado? Que tal fazer um intensivo de inglês de 180 dias e recuperar o tempo perdido? Em 6 meses você pode elevar o seu inglês a um novo nível. Clique aqui e saiba como.

Vídeo resposta 2

Vídeo resposta 3

Eu não quero entrar em nenhuma discussão sobre metodologias. No entanto gostaria alertar os leitores sobre essas metodologias apresentadas como inovadoras. Elas não funcionam! Se fosse tão fácil assim falar inglês, nós não estaríamos aqui nos dedicando tanto, não é mesmo?

Fica o recado:

Não acredite em milagres quando o assunto é idiomas. Lembre-se da frase, “No Pain No Gain” (Sem esforço não há recompensa).

Por fim agradeço a todos que participaram das discussões a respeito do tema em nosso fórum. Especialmente ao pondedaniel e ao agnoudo.

See you soon!

Alessandro

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador caseiro do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

Mostrar 88 comentários

  • 29/08/10  
    Darlan diz: 1

    O dia que passou essa entrevista eu assisti, mas confesso que não vi até o final, pois do jeito que ele explica, é realmente muito dificil aprender, prefiro assistir videos para aprender a falar do que tentar entender o que ele fala.

    Porém se parar para pensar, até que faz sentido algumas coisa que ele diz.

  • 29/08/10  
    Victor Matias diz: 2

    A única coisa que eu tenho pra dizer para o tal Ciccarini é: Oi?
    Eu juro que eu tentei entender o que ele quis dizer, voltei o vídeo várias vezes e mesmo assim as coisas não ficaram claras. Sendo assim eu dei graças a Deus ao Jô Soares que fez PIADINHAS do tipo: ” Você fala inglês? ” com a resposta: ” No problemi “. Béééééé resposta errada! Isso só mostra o quanto os Politicos hoje em dia estão investindo na ‘ Educação ‘, através de metodos que são ‘ plagiados ‘ e ainda por cima ‘ sem resoluções ‘ para o que é explicado.
    Parabéns ao Governo do Rio de Janeiro por aceitar esse método, com certeza as crianças não terão nenhum ‘ problemi ‘ em aprender com essa metodologia INCRIVEL.
    E para finalizar, parabens Lanzetti pelas suas colocações e também pelas explicações. Sim, tudo o que ele disse também foi além da ‘ Epistemologia ‘ de todo mundo que assistiu o vídeo e tentou entender alguma coisa que fosse! (rs)
    Torcendo para quem foi o responsável por isso veja seus vídeos e reveja a atitude de adotar isso como metodo de ensino nas escolas! Por isso que hoje em dia as escolas públicas são o que são. Pelo pouco investimento e por achar que tudo que é ‘ inovador ‘ vai ajudar a melhorar a educação do estado deplorável que se encontra!

    Ps.: Eu tentei ‘ tossir ‘ as letras do alfabeto, o final de tudo isso foi trágico! #prefironaocomentar (rs)

  • 29/08/10  
    Pedro diz: 3

    Ele mesmo já se mostrou CHARLATÃO contando td que ele ja vez….só engana as pessoas para ganhar dinheiro.

  • 29/08/10  
    Flávia Magalhães diz: 4

    Alessandro,

    Estamos precisando abrir um tópico chamado “Como se diz “Picaretagem” em inglês”

    ;)

  • 30/08/10  
    Harley diz: 6

    Existem vários tipos de pronuncia as vezes para a mesma palavra, ele não pode fazer um tabela como se existisse somente um inglês, existe o inglês britanico, australiano, africano, canadense, americano as regras mudam e essa tabela está errada, nem sempre a pronuncia é a mesma. Simplesmente está errado!

  • 30/08/10  
    Bárbara Romana diz: 7

    Isso é um grande absurdo! Esse senhor nem estudioso de língua é, seu método não tem base científica nenhuma e ainda por cima tem a cara de pau de ir na televisão e mostrar isso! Devia ter vergonha. Eu como estudante de língua inglesa me sinto envergonhada. Isso é um absurdo, repito. Mas, tem uma certa coerência com os dias de hoje, onde as pessoas querem tudo muito fácil e rápido. Só assim para cair na esparrela desse homem.

  • 30/08/10  
    FláviaRomão diz: 8

    Oh. My. God. Esse “gênio” da língua inglesa fala inglês igual à minha avó. hehehe
    O pior é que ele tem a pachorra de falar com toda propriedade… eu, que sofro da síndrome da vergonha alheia, quase convulsionei a cada pérola que ele soltava.

    Em contrapartida, adorei os 3 vídeos do Lanzetti. Parabéns! E parabéns ao Alessandro pela matéria também.

  • 30/08/10  
    Joaquim Duarte diz: 9

    Eu não sou brasileiro mas se é verdade que o ministério da educação comprou isso a esse senhor fico espantadíssimo e preocupado. Haja deus!

  • 30/08/10  
    lekegf diz: 10

    O vídeo foi removido. =/ Porque será?
    Queria ver…

    Alguém consegue tossir o H? ou o Y, o W…
    huahuahua tossir o alfabeto, hilário.

    • 30/08/10  
      Alessandro diz:

      lekegf,

      O vídeo já foi corrigido. Apontei agora para o original da Globo Vídeo.

      Obrigado por informar.

  • 30/08/10  
    Donay Mendonça diz: 11

    Pessoal,

    Pesquisem no Youtube e vão conseguir achar coisas parecidas, mas ainda piores.Tem gente prometendo ensinar inglês com 2 livros, dizendo fazer uso de método “inovador”.Alguns dizem ter 7 exames de proficiencia, etc.Sem contar nos erros que se encontra nestes materiais…Erros primários de ortografia.

    Estudar que é bom…eles não querem.Pensam muito mais em destruir o que o outro faz(criticar) do que fazer algo honesto e de qualidade.

    Valeu pessoal,

  • 30/08/10  
    Ana diz: 12

    realmente o jo é um chato e não deixou o cara explicar nada direito

    bem… é mais um método de ensino que pode beneficiar pessoas que tem dificuldades no estudo

    como tantos outros, vai tr seu público e nós teremos mais uma opção para nosso estudo

  • 30/08/10  
    Luanda diz: 13

    Assisti esse “charlatão” no dia que passou a entrevista… e até eu que estou começando a aprender a língua Inglesa achei um absurdo tudo o que ele falou e mais absurdo ainda o Governo do RJ comprar esse material para ensinar..coitada das crianças que aprenderem por este método. Adoro este site, parabéns pelo trabalho…ainda existem pessoas confiáveis.

  • 30/08/10  
    Cândida diz: 14

    Não vi o vídeo ainda mas como sou uma dessas malucas por um método mágico de parender inglês fiquei interessada em saber. Quanto ao tal Indiana Jober, o método dele pode até ser bom mas a forma como ele faz sua propaganda é muito desonesta pois ele nos faz comprar o seu e-book por R$19,00 achando que já é o metodo “incrível” e no entanto é só propaganda do seu curso que tem os mesmos valores que qualquer outro curso de inglês. Em resumo: você paga para ver apenas uma propaganda. NÃO CAIAM NESSA.

  • 30/08/10  
    Audrey diz: 15

    Infelizmente, está cada vez mais difícil assistir o Jô…Ele é mal educado e prepotente…não deixa os entrevistados falarem, só ele quer aparecer.
    A entrevista foi lamentável, por pior que seja esse Dangelo Ciccarini o mínimo que deveria ter acontecido era uma entrevista em que as pessoas pudessem entender o propósito da reportagem…a gente mal consegue prestar atenção no que está sendo dito, dá vontade de gritar: Cala a boca, Jô.
    Sinceramente nem dá para avaliar se o método do rapaz é bom, razoável ou uma porcaria, porque o coitado mal conseguiu dizer duas frases seguidas…

  • 30/08/10  
    Orlando diz: 16

    O Jô Soares não deixou o cara falar. Foram muitas interrupções durante a entrevista.

    Não entendo tanto de inglês quanto meus colegas aqui, mas me pareceu que ele é um picareta mesmo. Não sei se é, mas me pareceu.

  • 30/08/10  
    Marco Brainiac diz: 17

    Olá,

    Realmente o pessoal tem que ficar atento a esta lei “do menor esforço”, geralmente o prejuízo é bem maior.

    Como estou em fase de aprendizagem e assimilação fiquei até com receio de armazenar informações erradas.

    Muito bom o alerta, Já ví propaganda desse “Indiana” em muitos sites, até me inscrevi para ter conhecimento, mas qdo vi depois que pagaria pulei fora.

    Abraços

  • 30/08/10  
    William Martins diz: 18

    Jô, como sempre, com suas piadas e tudo mais.
    Mas ele tem todo o direito de fazer isso, afinal, na próprio entrevista esse Dangelo se mostra um picareta. Uma pena.

    Imaginem a palavra “Affirmative”
    Seguindo essa tabela ficaria eifairmeitaivee?
    A – EI
    F – F
    F – F
    I – AI
    R – R
    M – M
    A – EI
    T – T
    I – AI
    V – V
    E – EE

    Acorda Povo =D

  • 30/08/10  
    Onesto diz: 19

    Achei o cara muito metido a espertalhão e para mim é um charlatão, aliás, como ele mesmo se vangloria dizendo que escreveu esse livro sem base alguma.

  • 30/08/10  
    Alexandre diz: 20

    Ridiculo !!! Não é preciso dizer mais nada, isso o Lanzetti já fez.

    Alessandro, porque as pessoas ainda acreditam nesses métodos impossiveis?

    Se as pessoas buscassem ler mais e se informar, jamais seriam enganadas e individuos como esse Dangelo Ciccarini sequer teriam coragem de expor seus metodos e promessas ridiculas.

    Dai então, pessoas honestas e interessadas a ajudar outras pessoas como os colaboradores do English Experts são totalmente deixados de lado, isso que mais me irrita.

    Ja foi falado aqui diversas vezes sobre o tempo que se leva para falar inglês fluentemente. Não adianta, “no pain no gain” isso não é só para se aprender inglês, é praticamente em tudo que você faz na vida.

  • 30/08/10  
    Jorge Potyguara diz: 21

    Com certeza o Jô ficou fazendo as piadinhas porque ele deve ter achado o método ridículo.

    Me senti até ofendido como aluno de inglês.

  • 30/08/10  
    Marcelo diz: 22

    Eu não gosto do Jô, ele é pernóstico com quem não deve ser, mas realmente ele destruiu o cara. Realmente como se pode levar a sério um país com tanta gente picareta vendendo educação! Acho que isso não é uma dica do site não, deveria ser uma peça de denúncia ao Ministério Público para investigar a compra desta “metodologia”, com o dinheiro do contribuinte! Quanta picaretagem!

  • 30/08/10  
    Talissa diz: 23

    Como uma pessoa que fala que não conseguiu terminar a faculdade… Nesse nivel …. consegue chegar e conseguir espaço ne.! Fala a verdade… Pode até ser boa, porém olha a maneira que ele fala… não conseguiu se formar na area dele vai xeretar em outro…

  • 30/08/10  
    Ellen diz: 24

    Não dar pra confiar em uma pessoa que nem termina o que se propôs a fazer ( no caso dele seu curso de engenharia e por 8 vezes?).Já da pra perceber que esforço não existe no vocabulário dele. Tem algo muito errado nisso tudo.

  • 30/08/10  
    Thiago diz: 25

    Eu nunca confiei em “tabelinhas”. Minha namorada usava tabelinha, e hoje eu sou pai. Isso é cilada!

  • 30/08/10  
    Verônica Simone Gubert Cury diz: 26

    Meu Deus! Agora tenho certeza de que estamos no final dos tempos! O pior é que com a cultura de nosso povo, haverá pessoas que irão, certamente, seguir o “método” desta pessoa maluca. O que se há de fazer, não é? ainda por cima, a mídia dá “trela” pra isso, num programa já consagrado.

  • 30/08/10  
    Willian Estevam diz: 27

    Faz alguns anos que acompanho o EE e sempre admirei a forma simples e completa que ensinam esse idioma. Aprendi muito com vocês, obrigado!

    A respeito do sr. Dangelo… ficou mais do que claro a picaretagem dele na entrevista do Jô Soares. Além de ser um ignorante no inglês – errou praticamente todas as pronúncias de palavras básicas que qualquer iniciante em inglês não erraria – , é um mal intencionado sim.

    O pior mesmo é saber que crianças de escolas públicas estão “aprendendo” com esse método bizarro.

    Cadeia pra ele e pra quem aprovou esse projeto.

  • 30/08/10  
    guilherme baroli diz: 28

    Para quem quiser mais referências to improve (para melhorar) a pronúncia, aqui vai um link: http://www.tolearnenglish.com/exercises/exercise-english-2/exercise-english-76222.php

    O site não chega a ser tão explicativo como o EE e também é todo em inglês, mas tem bons exercícios. Escutar os podcasts do http://www.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish/ ajuda bastante também, pois vc pode baixar os scripts e ir lendo enquanto escuta: esse processo (ler e escutar) atenua e muito na aprendizagem e na pronúncia. Have a good day folks!

  • 30/08/10  
    Gabrje, diz: 29

    esse jo soares eh ridiculo

  • 30/08/10  
    Walquiria diz: 30

    Vende inglês como vende ovos de codorna. Será que alguém é capaz de acreditar neste indivíduo?

  • 30/08/10  
    Luiz Antônio diz: 31

    Que absurdo, o Jô Soares não deveria ter atrapalhado tanto, por isso ficou tão confuso. Mesmo que seja algo inviável ele deveria respeitar as pessoas
    Ridículo o que o Sr JÔ fez e os macaquinhos de auditório rindo de sei lá o quê e ainda aquele Bira que não sabe nem o português dando suas gargalhadas sem graça.
    Lamentável

  • 30/08/10  
    Ondina de Oliveira diz: 32

    Esse cara é muito safado e mais safado ainda é o governo do Rio de Janeiro pagar milhões por essa metodologia errônea.
    No mínimo o Governo do Rio de Janeiro está direcionando essa compra para levar vantagens nesse negócio.
    Eu falo o idioma inglês e nada do que ele explicou está correto, além de nem saber pronunciar as palavras em inglês.
    Ele devia urgentemente fazer um curso básico de inglês.
    Que vergonha……

  • 30/08/10  
    Patricia Sabino diz: 33

    O Jô fazia piadinhas por que também não estava levando a sério o método. Perceberam quantas vezes ele corrigi a pronuncia do Ciccarini? Não dá para prestar atenção e deichar de fazer piada com algo que é visivelmente ridículo!

  • 30/08/10  
    Orlando diz: 34

    Boa noite,

    Tenho estudado diariamente, faço pesquisas, leio, ouço, escrevo, mas sei que o processo é demorado e contínuo. Quanto ao Senhor Ciccarini, ele faz parecer que aprender inglês é uma conta de 1+1. Ou ele é muito inteligente ou eu muito burro, mas burro sei que não sou. A explicação do Sr. Lanzetti é muito enriquecedora.

    Obrigado Alessandro, por compartilhar esta informação conosco. Boa Sorte!

  • 30/08/10  
    Fagner diz: 35

    Impressiona como o Programa do Jô pôde levar um cara desses para ser entrevistado

  • 30/08/10  
    Helena Barreto diz: 36

    Meu, que cara chato, tá parecendo o Faustão, deve ser mal de apresentador da Globo.

  • 30/08/10  
    Silas diz: 37

    O Jô é chato d+++ minha nossa… ele não deixa o kra falar…. já foi a época tah loko…

  • 30/08/10  
    Cléssio Gois diz: 38

    Lanzetti, sou estudante do curso de letras inglês,por coincidência estamos estudando fonética e fonologia da língua inglesa, levei todos os vídeos para a sala de aula, e fizemos um debate, sobre a entrevista e as suas colocações a nossa Mestra em Fonética Amália Berger, elogiou as suas colocações dizendo que você foi muito feliz nelas, e esse vídeos serviram para revisarmos a matéria de fónetica.Parabéns!

  • 30/08/10  
    Sonia/Julio diz: 39

    Não assistimos o programa do Jô, mas aprendemos muuiiiittooo com os vídeos do Lanzeti. Estamos muito felizes pois é a 1ª vêz que estudamos on line e tivemos a sorte de encontrar “de cara” o English Expert.Brigadão por todas as dicas e aulas que vc nos envia. Parabéns ! Pena, mais uma vêz ,vermos a picaretagem premiada!!!!!

  • 30/08/10  
    Stan diz: 40

    …WHAT A PITY!!!!! I feel so sorry!
    tks for advice!!!

  • 30/08/10  
    Luiz Aquino diz: 41

    Acho que eu tive o mesmo problema que ele na faculdade. Mas mesmo com muita dificuldade com a metodologia dos professores, considerei super importante ter disciplina e se adaptar a outras propostas de ensino.

    Acredito que um dos maiores ensinamentos da faculdade foi que a inteligência nem sempre é sinônimo de sabedoria, pois se você se isola e não tem humildade para aceitar diferenças e críticas, por maior que seja o seu QI não consegue realizar um trabalho com múltiplos pontos de vista.

    A comparação com a criança tem muito sentido por um lado, mas por outro lado temos que considerar a sua verdadeira imersão, não só com a cultura, mas com a própria família e a compreensão de todos que acham bonito o erro dela. Eu tenho tido uma experiência muito legal, principalmente no Paltalk, não tenho superado só a barreira da língua, mas também a barreira da timidez e da tolerância comigo mesmo e com os outros.

    Aprender inglês é desafiador por isso. Além de adquirir o conhecimento de uma nova linguagem você aprende muito sobre si próprio.

  • 30/08/10  
    Thiago Vinicius diz: 42

    Vergonhoso…Qualker um com um pouco que seja de estudo sério nota a charlatanice…

    Não sei o que é pior, o cara com essa idéia furada, ou o Jô que ainda abre espaço pra esse tipo de coisa.

  • 30/08/10  
    Emerson diz: 43

    Moro fora do pais a quase 3 anos para aprender a falar corretamente Ingles. Se soubesse antes que era apenas “tossir” minha vida teria sido muito mais facil…
    Lanzetti em sua “humilde” producao deu um show de conhecimentos desmascarando assim os picaretas que tentam QUEIMAR a imagem dos professores de Ingles e tambem confundir alunos de um Idioma tao necessario para todos.

  • 30/08/10  
    Adriana diz: 44

    Nossa, me sinto envergonhada pelo entrevistado e pela Jô, que é o terceiro apresentador mais sem educação que já vi. Que falta de respeito! Por mais que discorde da pessoa, é o cúmulo humilhar alguém.
    Agora, convenhamos, a educação está o que está porque até um aspirante a engenheiro (ou seja lá o que for) vende ideias para secretarias de educação brasileiras na área de Linguagem; ideias estas ridículas, não embasadas, vergonhosas!! Que pronúncias foram estas dos vídeos? Ele assassina o idioma inglês sem dó… é um vendedor muito esperto ou um vendedor burro… e não teme passar vergonha mesmo.
    Fico indignada… law — lou??? Como assim?

  • 30/08/10  
    eduardo diz: 45

    Até gostava do programa do gordo, mas depois dessa ele se tornou insuportável, e deve pagar muito bem pra este bando de palhaços rir das porcarias que ele fala.

  • 30/08/10  
    Paulo Monteiro diz: 46

    Incrível como alguém tão picareta consegue ir vender uma mentira dessas na televisão. O cara não sabe falar nem hot-dog direito. Na realidade, o fato do Jô ter “atravessado” ele todo tempo acabou ajudando ele. Imagina se ele pedisse para o cara conversar com um dos Canadenses presentes no programa….Aos que achavam que os Jogos Olímpicos ou a Copa pudessem trazer boas notícias quanto ao aprendizado do Inglês, acho que já era…..isso é Brasil….

  • 31/08/10  
    Leandro diz: 47

    this guy is ridiculous. even seu creysson is better than him. I really can’t believe that rj is using this shit.
    http://zoneed.blogspot.com/2009/07/curso-de-ingles-com-o-seu-creysson.html

  • 31/08/10  
    Sandra diz: 48

    O nosso maior problema na educação é achar que com novas fórmulas, novas invencionices que sangrem o cofre público, iremos melhorar a qualidade do sistema educacional.
    Tudo isso, já o sabemos, é um mero truque para escoar dinheiro público.
    Nem sempre o método é o mais importante, mas disciplina e regularidade nos estudos são determinantes no sucesso.
    É muito triste para mim, como estudante de Letras, como estudante de Inglês e como cidadão assistir mais uma tentativa de valorização da lei do menor esforço sendo endossada por quem deveria zelar pela qualidade do ensino.
    Se a intenção do entrevistador era demonstrar o rídiculo da proposta, deveria ter abordado o tema com seriedade; se era apenas para se demonstrar que escolhesse algo mais banal.

  • 31/08/10  
    Lucia diz: 49

    Creio quer estamos voltando a era da “Barbarie”…
    Pão e circo ao povo…pois educação que é bom nada…Onde está o Mec???Onde estão os educadores da Secretaria de Educação do Rio??
    Onde estamos??? E que cidadão estamos formando??? Banalizam a formação e compram métodos, como se compra ovos de codorna….Jesus………

  • 31/08/10  
    Well Copes diz: 50

    É ruim, mas não me assustei tanto assim em ver que esse método vai virar padrão de ensino nas escolas do Rio. Só irão piorar o que já não está lá muito bom. E agora que ficou mais famoso, aí sim é que veremos nego querendo implantar essa tabela em outros estados. E naquela lorota do Mr. Paiva que ele contou. Não seria mais fácil ensinar os gringos a pronuncia do nome?1

  • 31/08/10  
    Uindau diz: 51

    Extremamente pedante e deslocada a explicação do Lanzetti.

    O tal Ciccarini deixa extremamente claro que ele não pretende ensinar Inglês a ninguém,
    simplesmente propos uma tabelinha com regras práticas para aqueles que não sabem nada de inglês pronunciarem o som minimamente parecido com o correto, (suficiente apenas para ser compreendido).

    É evidente que não é assim que se, realmente, aprende uma língua, entretanto, ridículo mesmo é a tentativa empolada de discutir a validade um método que não se propõe a ser um curso de lingua.
    Não dá pra entender o que ele pretende, nem porque se sentiu tão incomodado com uma tabelinha besta feita para iletrados soarem menos ridículos.

    E agora, soando muito menos ridículo do que esta pseudo aula, que tenta caçar pelo em ovo.

  • 31/08/10  
    Monica diz: 52

    É lamentável que o Governo do Estado do Rio de Janeiro tenha caído no papo de jacaré deste Senhor.

  • 31/08/10  
    Adriano Acioli diz: 53

    Este caso me lembra muito as propagandas que circulavam nos anos 90 (e INCRIVELMENTE ainda passam nos shoptimes da vida) de “aparelhos milagrosos” que te deixam saradão enquanto assiste tv no sofázão huahauahua

    That’s true.
    No pain,no gain.
    Regarding not the physical thing alone ;)

  • 31/08/10  
    Esther diz: 54

    Não entendi nada sobre o método. As piadas sem graça do Jô Soares atrapalharam muito.

  • 31/08/10  
    Gênio Ferreira Araujo diz: 55

    Analisei o video do método e também vi a explicação das Respostas video 1,2 e 3. Apesar, de não entender sobre a origem da lingua e da linguagem e suas influências, falhas e objetivos; pude notar quão grande é a lacuna do conhecimento Dangelo Ciccarini sobre idiomas. Seria e é decepcionante definir a lingua como fórmula matemática.
    Agradeço ao Alessandro (coordenador) por nos presentear com esta informação, foi de muito proveito. Gracias! or Thanks!

  • 31/08/10  
    xrpb diz: 56

    Eu entendi que é um método prático para vendedores ambulantes facilitarem sua comunicação com gringos do Eua

  • 31/08/10  
    Larissa Goulart diz: 57

    É um desparate nos dias de hoje que uma pessoa diga isso na televisão, eu faço Letras – Ingles e essa pessoa não tem a minima noção de linguistica, fonetica e fonologia, depois se um aluno aparece em sala de aula combrando do professor que explique um som como o -th com fonemas do portugues? Ele vai dizer que -th tem som de f?

  • 31/08/10  
    Danilo diz: 58

    Uindau, você é parente do charlatão. O que o Lanzetti fez e o fez muito bem, foi desmacarar um expertalhão que está apenas pensando em ganhar dinheiro e fama com isso, não está nem um pouco preocupado com o ensino da língua inglesa. Como na própria entrevista que ele fez no programa do Jô, “produziu” um livro para “conquistar” clientes. O seu inglês deve ser maravilhoso, porque você achar que esta tabelinha “ajuda” alguma coisa, você está muito enganado….

  • 31/08/10  
    ICENAURO diz: 59

    hello my dear friends, actually , it is very difficult to learn english only listen to another people speaking, because we have to take the learnt (learned) new vocabulary and put in our conversassion to memorize, as my friend, the alessandro told us, no pain no gain, so my dear, i think that every ways it is very good, but remember only listening without speaking is very impossible to speak, we may only understand but how is it the convesassion?

    my msn is icenauro@hotmail.com and my skype icenaurorossini , and my orkut is naurorossini lets rejoice speaking together

  • 31/08/10  
    Ana Lúcia de Jesus Lopes diz: 60

    Acho que ele está fazendo como o livro que ele disse ter escrito e que na verdade enrolou muita gente. Resumindo a ópera “ENROLEICHAN”.

  • 31/08/10  
    Amanda Magalhães diz: 61

    biu-sai-nes
    Man, senti uma tremenda vergonha alheia pelo Dangelo…E coitada da educação brasileira, que no RJ adota esse tipo de método sem mínima comprovação científica, e que pode ser tão facilmente refutado por qualquer um que saiba falar inglês. Até mesmo por quem não sabe, na verdade: só ir em um dicionário online como o mostrado no vídeo e escutar a pronúncia correta.
    Que vergonha.

  • 31/08/10  
    ICENAURO diz: 62

    olha! sou professor de lingua inglesa, e trabalho sempre textos em ingles e faço algumas brincadeiras com musica e tambem lanço desafios tipo elaborar comandos em ingles para que os alunos executem, mas ainda sei que tenho que melhorar muito, embora eu ensine gramática, tento enfatizar conversação. mas seria muito complicado adotar um método deste, acredito que o ESTADO DO RIO terá um grande problema pela frente, pois no decorrer do tempo , este aluno prejudicado terá uma grande dificuldade para “desaprender o que aprendeu de forma errada” para começar novamente. acredito que a única explicação do estado adotar este método deva ser a copa do mundo e as olimpiadas que se aproximam” meu DEUS, esta é a educação que eles querem dar para os nossos filhos, e ainda baseados em trabalhos de pessoas que não tem know how.

  • 01/09/10  
    Jeane diz: 63

    Quanto ao “produto” que o Sr. Ciccarini está vendendo, não há nem o que discutir.: é puro lixo! Como já disse um dos participantes neste fórum, num primeiro momento me perguntei como o Jô perderia tempo entrevistando um charlatão, mas “as a second thought” eu acredito que o propósito do programa tenha sido trazer à tona uma questão grave na educação pública: que não há pessoas competentes e bem intencionadas nas políticas educacionais ao “negociar” com aquele senhor. Alguém conseguiu confirmar se é verdadeira a informação da compra daquele produto pela Secretaria de Educação do Estado do RJ? Eu estou tentando, mas sem sucesso. O que tenho percebido são muitas manifestações na Internet depois da entrevista daquele senhor no programa do Jô. Aproveito para agradecer ao EE por publicar a entrevista a os comentários do Prof. Lanzetti. Foi através do EE que fiquei a par dessa indecência e expus o caso na UFSC, onde sou graduanda em Letras Inglês.

  • 01/09/10  
    Junior diz: 64

    Esse cara é um mercenário, ele mesmo diz que não sabe se tirou os outros do sufoco mas ele saiu. Nada garante que o método dele nao seja mais um pra ganhar dinheiro. Muito provavelmente o é.

  • 01/09/10  
    Rafael Barasuol Rohden diz: 65

    Olá !!

    Gostei muito do video do Jô e na sequência as respostas ao video.

    Achei ridículo a proposta desse senhor entrevistado pelo Jô. Tanto que ninguém entende e nem presta atenção ao seu método.
    Fico surpreso pelo estado do Rio ter adotado este método.

    A única maneira de aprender é estudando.

  • 01/09/10  
    Anderson Ferreira diz: 66

    Como diversão foi legal….

  • 01/09/10  
    LUCIANO diz: 67

    Assiti a entrevista e confesso que fiquei bastante irritado com o Jô por não deixar o rapaz explicar, mas acredito que o jô viu que ele não passava de um charlatão e por isso ficou fazendo piada da entrevista! Achei que tinha tido dificuldade de aprender este método mais não! é que é impossivel mesmo.
    Agradeço a vocês vou repassar o video para outros !

  • 02/09/10  
    Edgar Santos diz: 68

    Todos as pessoas que sao seguidores do programa do Jo sabe que ele so tira chacota quando o assunto do entrevistado é de pouca relevancia como no caso dessa porcaria de programa. E logico que o Jo viu que isso é de uma ignorancia tremenda tanto que ele mesmo pergunta para o senhor Dangelo, com tom sarcastico: “Voce fala ingles?”
    E tem pessoas aqui que ainda defendem esse sistema de ingles totalmente frajuto. Mas eu digo para todos aqueles que seguirem esse programa vao aprender o ingles todo errado e nenhum nativo da lingua inglesa vai entende-los

  • 02/09/10  
    Adriano Acioli diz: 69

    acho que o Edgar tem uma certa razão,o gordo não tira tanto sarro com quem é sério de verdade.
    Não lembram da entrevista com o INRI CRISTO????? :P

  • 02/09/10  
    João de Jesus diz: 70

    Eu sou professor de Inglês do Ensino Médio e também pratico conversação com um amigo que já esteve inclusive nos Estados Unidos, quero parabenizar o brilhante trabalho do Fórum english expert e sobretudo as dúvidas que vocês nos esclarecem, parabens também a você Alessandro que tem sido espetacular.

  • 02/09/10  
    João de Jesus diz: 71

    Gostei do artigo e acredito ser muito importante os esclarecimentos e alertas dado por vocês. Parabens, fico feliz em ler os comentários que tem enriquecido-me enquanto professor e preocupado em aprender cada vez mais o universo da Lingua Inglesa.

  • 03/09/10  
    pedro vitor diz: 72

    eu concordo com a observação do doutor em linguística, ele está certo, senão em português, não saberíamos diferenciar, açai, assaí, ah! saí, assa aí, não existe uma fórmula existe sim a contextualização dentro de uma mensagem

  • 04/09/10  
    Renatho Souza diz: 73

    EE sempre pensando nos estudantes, e muito bom os avisos e demonstração desse metodo, fica ai para cada um tirar suas proprias conclusões, valeu Alessandro e a toda a equipe do EE, Alessandro so uma ideia , aparece em um video com Expert junior hehe.

    Abraços a todos.

    O que veio primeiro as regras ou a fala(lingua)?
    Regras gramaticais apenas seguem os hábitos dos falantes nativos.

    • 04/09/10  
      Alessandro diz:

      Renatho,

      Obrigado pelo comentário. Sobre o vídeo com o Experts Júnior, quem sabe no futuro. Ele ainda tá muito novinho!

      Abraços,

  • 06/09/10  
    edu diz: 74

    Observo tudo e retenho o que é bom

  • 06/09/10  
    Ana Carolina diz: 75

    Tenho que dizer uma coisa: como o Jô Soares é mal educado e sem graça ¬¬

  • 06/09/10  
    Marcos Gazzana diz: 76

    The interview was hilarious!!! The methodology is pathetic in my opinion.

  • 08/09/10  
    Luciano B. da Silva diz: 77

    Sou um estudante de informática e procuro como muitos o estudo da ligua inglesa para maiores chances no mercado e também estive pesquisando sobre o assunto tratado aqui.
    Há vários pontos para serem analisados nesta questão:
    1º O Jo Soares foi bastante infeliz na forma como conduziu a entrevista, o seu perfil sempre humorístico faz o diferencial em seu programa; houve um excesso, que acredito ele mesmo deve ter visto posteriormente.
    2º O Sr. Rafael Lanzetti assim como outros especialista parecem ter falado com bastante propriedade sobre o assunto (não sei com que nível de correção),embora com certo exagero em algumas colocações.
    3º Não sei se o método do Sr. Dangelo funciona, mas no mínimo merece estudo, pois de todas as palavras colocadas nos vídeos do seu site apenas a palavra LAW não teve uma pronuncia aceitável de acordo com a referência utilizada pelo Sr. Rafael (http://www.merriam-webster.com/dictionary/), que vejo ser a melhor.
    Como não consegui tirar uma conclusão definitiva sobre o assunto, estarei tentando nos próximos dias que algum programa de TV voltado a educação ou que ao mesmo que tenha interesse neste assunto possa convidar além dos Srs. Dangelo e Rafael outros especialistas no assunto; pois sem dúvidas é uma discussão que deve ser realizada, pois estamos diante de um método que pode ser utilizado ou totalmente evitado.
    Temos que começar a tratar o questão educação como sendo um direito do cidadão e não como uma questão comercial.

  • 08/09/10  
    Alexandre Fernandes diz: 78

    This english learning technique is just a pile of bullshit. To much bullshit.
    Unbelievable.

    Alexandre

    P.s. Guess we are learning better english right here in Rondonia than Rio de Janeiro.

  • 09/09/10  
    Pedro diz: 79

    É como dizem, a emenda sai pior do que o soneto.

    O método usado nas escolas já é ruim. Foca apenas na leitura e interpretação de texto e em decorar a estrutura das regras de gramática.

    A maioria dos alunos mal aprende o significado das palavras. Que dirá, a pronúncia.

    Aí o cara chega falando:
    – Pior que tá não fica, testa o meu método.

    No mais, é como o Alessandro falou, escute bastante o inglês.

    Abraço.

  • 10/09/10  
    Julia diz: 80

    O Sr. Lanzetti está tão preocupado em apontar os defeitos do metódo mais que furado do Ciccarini, os erros cometidos por ele e a falta de conhecimentos demonstrada, que o próprio Lanzetti não percebeu que deu uma informação absurdamente equivocada! Ele quis citar como exemplo (no vídeo resposta 1 9:15) a palavra francesa “eau” que significa água, mas soletrou da seguinte forma: e-a-u-X !!! de onde esse homem tirou esse X pelamordedeus??? Não se deu ao trabalho sequer de olhar o dicionário!

  • 12/09/10  
    Rodrigo diz: 81

    Parafraseando o Treco, narrador do Mundo Canibal: “Jesuuuuus!”

    Vc vê a entrevista conduzida pelo Jô e não percebe o tamanho da gravidade. Aí alguém resolve desmistificar o negócio e percebe o quão desastroso é o tal trabalho desse vendedor.
    Charlatão ou um ignorante por completo. Das duas, uma. E tratando-se de um vendedor…

    Não me surpreendo pelo fato de um governo desse país ter adotado bizarrices desse tipo. Não foi a primeira e não será a última vez que isso acontecerá.

    Isso fez me lembrar de uma piada:
    Lula chega na Suíça e começa a conversar com o presidente suíço. Papo vai, papo vem, ele pergunta ao presidente:
    – Mas rapaz, até hj não entendo uma coisa: pq existe Marinha em seu país se nem mar vcs possuem?
    E o suíço:
    – Pelo msm modo que vcs possuem Ministério da Educação!

    Eeeta Brasiiil!

    PS: É da minha cabeça ou o Jô tá cada dia mais insuportável? Deus me livre, aff…

  • 16/09/10  
    Christiane Alberta diz: 82

    Pelo amor de Deus!!!!
    Vai estudar fonética e fonologia e linguística!!!!
    Quanta abobrinha!!!! abriram a porta do inferno!

  • 16/09/10  
    Christiane Alberta diz: 83

    Uma coisa dessas é nada mais do que ultrajante!!
    Professor não é mais respeitado nesse país…

  • 24/09/10  
    Dicas de Inglês - Mitos e Verdades no Aprendizado de Inglês – Parte 3 de 3 diz: 84

    […] a linguistic mess”, pois é repleta de exceções e inconsistências fonéticas. Compilar, hoje, uma tabela que proponha uma fórmula para a pronúncia de qualquer palavra em inglês e que parta do…. Para aprender a pronúncia de uma língua como o inglês, a maneira mais prática é ouvir a […]

  • 26/09/10  
    Fatima Fontenelle diz: 85

    aahhhaah que cara de pau, eu ainda nao tinha visto esse video, dei muta risada, mas eh claro que eh uma vergonha tudo isso.
    Gente eu vivo aqui em Los Angeles ha 2 anos e ainda nao sei falar ingles. Nao aprendi so falando com nativos pq tem inumeras maneira de falar, nem so pela internet, resultado entrei num curso pra falar corretamente pq nao basta pronunciar as palavras. mamma santa que horror. abracos a todos

  • 26/09/10  
    Fatima Fontenelle diz: 86

    Essa piada ai com o Lula eh muito boa ahaahhahh,
    preciso vir neste site mais vezes.
    Nao entendi uma coisa, o professor se da ao trabalho de esclarecer os erros do cara de pau e ainda encontra pessoas para critica-lo porque ele nao soletrou correto a palavra em frances ahaahahah esse povo que mentalidade.