Tabelinha para Aprender Inglês apresentada no Jô Soares

Há alguns dias recebi vários emails pedindo a minha opinião sobre uma entrevista exibida no programa do Jô Soares.

A entrevista apresenta um método “inovador” de ensino de inglês através de uma tabelinha.

O que mais me chamou a atenção foi o fato da metodologia ter sido adotada pelo estado do Rio de Janeiro para ensino da língua inglesa na rede pública. Isso realmente me preocupou! Como um estudo sem embasamento científico pode ser encarado com tamanha seriedade?

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

Gostaria de deixar claro que é impossível pronunciar as palavras do inglês baseando-se apenas na escrita, já que nesse idioma há uma desconexão entre escrita e pronúncia. Eu falei várias vezes aqui no EE que a melhor forma de aprender a falar inglês é ouvindo bastante. Há também um recurso muito útil para uma pronúncia perfeita: os símbolos fonéticos. Veja abaixo alguns links onde já abordei o assunto:

Eu não quero entrar em nenhuma discussão sobre metodologias. No entanto gostaria alertar os leitores sobre essas metodologias apresentadas como inovadoras. Elas não funcionam! Se fosse tão fácil assim falar inglês, nós não estaríamos aqui nos dedicando tanto, não é mesmo?

Fica o recado:

Não acredite em milagres quando o assunto é idiomas.

Por fim agradeço a todos que participaram das discussões a respeito do tema em nosso fórum. Especialmente ao pondedaniel e ao agnoudo.

See you soon!

Alessandro

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Ensino a Distância (EaD).

Mostrar 88 comentários