Uma nova tradição surgiu nos Estados Unidos e vem sendo incorporada aos poucos à nossa cultura.
Você acompanha as blogueiras de moda? Ou então você vive recebendo e-mails de lojas com convites de coleções novas? Já foi convidado para algum casamento americano? Se você respondeu sim para alguma (ou todas) dessas respostas, certamente já viu ou ouviu a expressão Save the Date!
Se não conhece, não tem problema! Separa o papel de carta que está naquela pasta de coleção que você guarda desde os anos 80, roube as canetinhas do seu filho/primo/irmãozinho (mas dá um pirulito para a criança não chorar) liga o som no último volume e VEM COMIGO!
1. O que é Save the Date?
Save the Date é uma espécie de convite prévio que você manda para os convidados de algum evento, antes de enviar o convite oficial.
Como eu disse, é uma tradição recente e muito interessante, que foi incorporada às regras de etiqueta de festas nos EUA, principalmente para casamentos. Sua função é de avisar que em certa data haverá um evento e você não quer que o convidado faça nenhum outro plano para aquele dia.
2. Se eu já vou mandar um convite oficial, qual a necessidade de enviar um Save the Date?
O mundo está mais moderno e prático. As festas inovam cada dia mais e a facilidade das pessoas se locomoverem de uma cidade a outra, ou até mesmo outro estado e país possibilitou que eventos pudessem ser realizados de maneiras inovadoras e ainda sim contar com a presença dos convidados.
Assim, o Save the Date surgiu para facilitar a vida dos participantes de uma festa, para que possam se programar com antecedência e providenciar passagens de avião, hotéis e afins.
3. Qual a diferença entre um Save the Date e um convite oficial?
O Save the Date é simples, objetivo e muito criativo. Pode ser enviado via correios ou internet, como for mais fácil para quem está convidando. Além disso, o Save the Date possui apenas quatro informações básicas:
- Qual o motivo do evento
- O nome da pessoa (ou pessoas) quem está convidando
- O dia da festa
- A cidade em que a festa acontecerá
Como o intuito desse convite é apenas informar que a pessoa não faça qualquer outro compromisso para aquela data (e que se programe para isso), não há qualquer necessidade de adicionar mais informações, pois elas estarão contidas futuramente no convite oficial.
O convite oficial, além de especificar local, horário, dresscode, child-free ou não, será enviado mais próximo da data do evento, para que a pessoa que já está programando há mais tempo providencie coisas que só podem ser decididas mais próximas da data, como roupas, presentes, babá para os filhos.
4. Save the date serve para qualquer ocasião? Quando devo enviá-lo?
Esse novo tipo de convite foi incorporado às festas juntamente com a ideia dos sites de casamento, duas inovações feitas em prol dos convidados. Portanto o Save the Date ainda é mais comum em receber dos noivos, geralmente entre 9 a 8 meses antes de o casamento acontecer, como uma forma carinhosa de demonstrar que desde o começo do planejamento eles se lembraram do convidado e que querem muito sua presença, tanto que já estão avisando tão previamente para que a pessoa não tenha como faltar! (Uma lágrima escorreu do meu olho… Quero receber um Save the Date também, será se nunca recebi porque não sou querida pelos meus amigos?!)
Outros eventos de grande importância para a vida de uma pessoa também merece um Save the Date! Festas de formatura, aniversários de casamento, aniversários importantes como 60 a 100 anos de vida. O tempo de envio costuma também ser de 9 a 8 meses antes, para que seus amigos e parentes de fora possam se organizar e estar com você em um momento tão especial. Por isso esse convite tem apenas o mínimo de informação necessária, pois em oito meses muita coisa pode mudar (o salão de festas, o horário… Enfim, muita coisa mesmo!)
Por outro lado, os convites oficiais são enviados com dois meses de antecedência para casamentos e um mês de antecedência para outros tipos de festas.
5. Sou obrigado a enviar um Save the Date?
Meus amores, se tem uma coisa na vida que vocês não são é obrigados a fazer algo, ainda mais no momento que é seu! #nãosouobrigada
Ainda mais porque é uma tradição americana que está começando a ser incorporada agora à brasileira e sempre vai ter aquela tia chata – aquela mesma que sempre fala que você engordou e pergunta dos namorados (as) e te cobra pra ter filhos logo porque a idade chega para todos – que vai te ligar reclamando que você não soube fazer um convite que presta e não colocou todas as informações necessárias. Fora aquelas inimigas que olharão com recalque e dirão que você está na pior e não teve grana para fazer um convite decente.
Eu acho de bom tom e muito gentil da parte de quem envia um Save the Date, me faria sentir especial e saberia que quem me convidou conta com minha presença desde o começo, que me convidar não foi uma decisão de última hora.
6. Save the Date x Save the Day
Posso falar Save the Day no lugar de Save the Date? Eu não recomendaria, pois ao dizer save the day vou imaginar que minha função não é ir para uma festa e sim me vestir de super heroína e salvar o dia tirando aquele gatinho da árvore (e nem é aquele tipo de gato que você sonharia em resgatar), ou que sou uma ótima esportista e vou salvar o dia do meu time com uma jogada espetacular.
Como está especificado dia, mês e ano do evento, a palavra date representa melhor a ideia de reservar a data.
7. Save the Date no Brasil
Como vocês perceberam junto comigo, acho que não sou muito querida pelos meus amigos, porque nunca recebi um Save the Date. Brincadeira! É porque todos estão encalhados… Ou então porque não terei nenhum amigo depois de ter dito isso!
Portanto, meus primeiros contatos foram ao receber Save the Date de lojas, via e-mail, facebook e instagram. No começo achava meio estranho, pois, na verdade, a maioria dos Save the Date que já recebi já eram convites oficiais e percebi que a galera não estava entendendo o jeito da coisa, olha só:
Porque de acordo com a etiqueta, o Save the Date, inclusive para eventos de empresas, deveria ser assim:
Dessa forma, fica implícito que a empresa enviará na época mais próxima ao evento um outro convite contendo todas as informações necessárias para que pudéssemos comparecer ao lugar.
Mas com o tempo, fui percebendo que é uma questão cultural mesmo. Vivemos em um país culturalmente diferente dos EUA, onde alguns eventos e festas não são planejados com tanta antecedência e, em alguns casos, somos avisados de última hora que somos convidados. Portanto, esses Save the Date com informações completas, apesar de fugir completamente do padrão estabelecido, funcionam mais como uma estratégia atraente de propaganda. Desse modo, serve para reservar a data e como convite oficial ao mesmo tempo!
Por fim, para não passar apuros, tenha sempre em mente que um Save the Date já é uma maneira de convidar, logo, nunca envie um para alguém que não é prioridade na sua lista de convidados, porque depois não vai dar pra fazer a linha desentendido e fingir que não viu e não sabe o que fez no verão passado.
Se você recebeu um Save the Date, aguarde receber o convite oficial para confirmar presença na festa. Caso seja um casamento, confirme seu nome e do seu acompanhante (caso esteja especificado no Save the Date a quem exatamente o convite está destinado) no site dos noivos ou ligando para o número que eles informarem e se joga na festa!
Espero que vocês tenham aprendido um pouco mais sobre essa nova tendência, que usem, abusem (com a sabedoria do mestre Miyagi, do Karate Kid) e divirtam-se!
Até a próxima!
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