A ou ONE antes de números

Hoje vamos aprender a regra que define o uso de A ou ONE antes de números. Fique atendo à regra matadora no final do post, confira!

NumbersUma dúvida frequente entre alunos iniciantes é sobre o uso do A ou ONE antes de números. Só por curiosidade resolvi perguntar alguns amigos fluentes em inglês, se eles sabiam da regra. Para minha surpresa, todos falaram a mesma coisa “eu não sei a regra, uso a ou one intuitivamente”.

Acabei confirmando a hipótese de que ouvir é um ótimo exercício para obter fluência, quando ouvimos bastante acabamos internalizando o idioma. Dessa forma, mesmo não sabendo a regra, algo dito de forma errada soa estranho e acende a luz vermelha de alerta. Opa! Alguma coisa está errada aqui!

Aqui está a verdadeira função da gramática, tirar dúvidas de algo que já falamos naturalmente, porém não havíamos estudado a regra.

Agora vamos ao uso de a ou one antes de números, confira dois exemplos abaixo:

  • 120 (a/one hundred and twenty)
  • 1000000 (a/one million)

As regras

One é usado para expressar o número de maneira mais formal e precisa, pode ter também a função de enfatizar:

  • My family supports me one hundred per cent. (Minha família me apóia cem por cento).

A só pode ser usado no início de um número, portanto nada de dizer “three thousand and a hundred”. O correto é “three thousand and one hundred”.

Esta última, é a regra matadora e gera muita confusão. A não é utilizado com frequência antes de números entre 1100 e 1999, veja os exemplos:

  • 1099 (a/one thousand and ninety-nine). Repare que é um valor abaixo de 1100!
  • 1100 (one thousand one hundred)
  • 1350 (one thousand three hundred and fifty)

Se o post ainda não respondeu a sua dúvida, leia um tópico do fórum sobre o assunto.

Por hoje só, espero que tenham gostado da dica.

See you!

Quer ganhar um presente para estudar inglês neste natal? A English Live está dando um tablet de prêmio para quem decidir iniciar o curso em dezembro. É uma ótima oportunidade de acelerar o inglês em 2018 com aulas de professores nativos e ainda com um tablet novinho em folha. Vale a pena conferir: QUERO PARTICIPAR.

Alessandro

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Ensino a Distância (EaD).

Mostrar 11 comentários