A ou ONE antes de números

NumbersUma dúvida frequente entre alunos iniciantes é sobre o uso do A ou ONE antes de números. Só por curiosidade resolvi perguntar alguns amigos fluentes em inglês, se eles sabiam da regra. Para minha surpresa, todos falaram a mesma coisa “eu não sei a regra, uso a ou one intuitivamente”.

Acabei confirmando a hipótese de que ouvir é um ótimo exercício para obter fluência, quando ouvimos bastante acabamos internalizando o idioma. Dessa forma, mesmo não sabendo a regra, algo dito de forma errada soa estranho e acende a luz vermelha de alerta. Opa! Alguma coisa está errada aqui!

Aqui está a verdadeira função da gramática, tirar dúvidas de algo que já falamos naturalmente, porém não havíamos estudado a regra.

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

Agora vamos ao uso de a ou one antes de números, confira dois exemplos abaixo:

  • 120 (a/one hundred and twenty)
  • 1000000 (a/one million)

As regras

One é usado para expressar o número de maneira mais formal e precisa, pode ter também a função de enfatizar:

  • My family supports me one hundred per cent. (Minha família me apóia cem por cento).

A só pode ser usado no início de um número, portanto nada de dizer “three thousand and a hundred”. O correto é “three thousand and one hundred”.

Esta última, é a regra matadora e gera muita confusão. A não é utilizado com frequência antes de números entre 1100 e 1999, veja os exemplos:

  • 1099 (a/one thousand and ninety-nine). Repare que é um valor abaixo de 1100!
  • 1100 (one thousand one hundred)
  • 1350 (one thousand three hundred and fifty)

Se o post ainda não respondeu a sua dúvida, leia um tópico do fórum sobre o assunto.

Por hoje só, espero que tenham gostado da dica.

See you!

Há quanto tempo você estuda inglês? Já passou por sua cabeça que você pode estar estudando de uma forma que dá pouco ou quase nenhum resultado? Que tal fazer um intensivo de inglês de 180 dias e recuperar o tempo perdido? Em 6 meses você pode elevar o seu inglês a um novo nível. Clique aqui e saiba como.

Alessandro

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Ensino a Distância (EaD).

Mostrar 11 comentários