Aprenda Inglês utilizando o Google

Será que o Google vai dominar o mundo? (Is Google taking over the world?). A empresa fundada em 1998 por Larry Page e Sergey Brim se tornou o maior player do mercado de busca on-line. (Google has become the dominant player among online search engines). A marca se tornou tão famosa que virou verbo, o termo já foi incluído no Oxford English Dictionary, uma das maiores referências da língua Inglesa. Veja como ele é utilizado:

  • Mary Googled for Wikipedia references.
  • Mary procurou no Google por referências da Wikipedia.

É importante lembrar que o verbo deve ser utilizado com a primeira letra maiúscula (capital letter). Agora vamos ao que interessa, como aprender inglês usando a ferramenta de busca do Google.

Dica 1 – Teste as alternativas

Se você está em dúvida com relação à utilização correta de uma determinada expressão, basta testar as duas possibilidades no Google, sempre colocando toda a expressão entre “aspas” (quotes). Exemplo:

  • “The Brazil is a big country” – (1 ocorrência)
  • “Brazil is a big country” – (336 ocorrências)

A segunda busca tem muito mais chances de estar correta, portanto a utilize. Na pior das hipóteses você estará cometendo o mesmo erro de mais 336 sites da Internet. Caso sua busca não retorne resultado, as chances de você estar errado são enormes.

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

Dica 2 – Use o asterisco

Caso você esteja com dúvida seja na utilização de uma determinada palavra dentro de uma frase você pode utilizar o caractere “*” mesclado com as aspas. Veja:

  • “He * there for seven years”

De acordo com o resultado eu descobri algumas palavras podem ser utilizadas na frase, elas são: stayed, lived, worked e remained. Portanto, escolha aquela que faça sentido para você.

Dica 3 – Coloque os termos para lutar

A dica mais interessante ficou para o final. O GoogleFight é um site que compara duas expressões e informa qual delas é a mais citada na web. Muito interessante!

Dica 4 – Considere as fontes confiáveis

A internet tem de tudo, temos sites confiáveis e outros com conteúdo duvidoso. Recomendo que você utilize a busca avançada para filtrar os resultados, inclua no campo “site ou domínio” endereços como: cnn.com, bbc.com e nytimes.com. Dessa forma você garante que os termos são utilizados no inglês oficial, de acordo com a norma culta.

Gostou dessas dicas? Divulgue para seus amigos.

Enjoy your studies!

Collaborator: Mary Ziller

34.jpg

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador caseiro do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

9 comentários

  • 04/11/06  
    Maria Brasileira diz: 1

    Google the expressions:

    “Americans are stupid”

    and

    “Americans are clever” ….

    kkkkkkk which one is more likely to be correct ??

  • 07/11/06  
    Adam diz: 2

    Thanks for this post. You are right, but I also like Maria’s take on this. I posted something like this a few weeks ago to our Yahoo group.

  • 18/01/08  
    Karina Nascimento diz: 3

    Ame este site! Estudo inglês todos os dias nos últimos cinco anos. Fiz Wizard até o começo do ano passado e hoje, sigo sozinha. Estas dicas me ajudam muito. Obrigado.Karina Nascimento.

  • 19/01/08  
    ANDERSON diz: 4

    MUITOOOO BOMMM!!!!!…MESMO!!!!………
    EU JÁ UTILIZAVA ESTA AS FERRAMENTAS DE IDIOMAS DO GOOGLE, AGORA COM MAIS ESSA DICA VAI FIKAR MAIS FÁCIL!!!………
    VLW !!!!
    THANKS A LOT!!!!!

  • 23/01/08  
    ALZIRAMARIA diz: 5

    adorei. estou aprendendo mais aqui do que c/ meu professor!

  • 07/10/08  
    Dicas de Inglês :: Autodidata em Inglês (Parte III) diz: 7

    […] não é nenhuma novidade, porém saber utilizá-la de forma adequada e racional é fundamental. Uma busca rápida no Google por “dicas de inglês” retorna 1.470.000 resultados. Se a expressão de busca for “curso de […]

  • 26/06/09  
    Rafael Inacio diz: 8

    Wow… That’s great…!
    Vai ser muito útil pra mim…

    muito obrigado!

  • 19/08/09  
    alexandra diz: 9

    quer aprender ingles esse é o melhor lugar