As caras do English Experts: um pouco de história

Antes de chegar ao layout atual, o English Experts passou por vários redesigns e apesar de ser programador admito que design não é o meu forte. Apanho demais do Photoshop, porém parece que estou me recuperando o placar e já estou quase empatado (Alessandro 2 x 578 Photoshop ;-) Ontem durante a atualização para este novo modelo eu descobri uma coisa interessante. Eu tenho um histórico, através dos backups, de todas as “caras” do blog. Achei interessante disponibilizar aqui para que aqueles que estão chegando agora conheçam um pouco da nossa história. Segue agora o momento nostalgia!

2006-11-12_21

Quando eu criei o blog escolhi este layout por achar que ele permitia uma melhor organização dos textos e do menu. A combinação de cores inicial me agradou. Até então nenhuma modificação em relação ao template padrão.

2007-01-13_21

Essa versão marca as minhas primeiras tentativas de modificação do layout. A intenção era de caracterizar o blog de acordo com as datas comemorativas ou acontecimentos da atualidade. Por exemplo, durante o natal colocar um pinheiro e neve no cabeçalho. Essa ideia não emplacou.

2007-02-22_21

O que marca essa versão é o menu superior com as chamadas para os melhores posts do blog e a indicação de livros. Isso ajudou muito, já que os visitantes encontravam de cara o que eles estavam procurando. Eu removi o modelo arredondado das bordas, porém as cores ainda seguiam o padrão. Perceba também que agora eu incluí o feed do topo da barra lateral.

2007-03-25_21

Nessa versão eu mudei a cor de fundo para branco com o objetivo de tornar a leitura mais agradável. Poucas mudanças significativas.

2007-04-22_21

No layout atual eu reuni o melhor de cada versão e fiz uma reformulação da página. Repare que agora o link para o feed fica no cabeçalho da página. No menu, o lugar antes dedicado aos livros indicados agora fica a opção de assinar por e-mail a newsletter. Mudei também a barra lateral da direita para esquerda para facilitar a leitura dos textos. Com relação às cores, sem comentários: tudo novo.

Gostaria de agradecer aos amigos André, Clevão e “TC” pelas sugestões. Só para vocês terem uma ideia dos contatos que venho fazendo por conta do blog, Thiago Costa “TC” é designer profissional e já trabalhou no departamento de arte da Globo, tendo em seu portfólio trabalhos como: abertura da minissérie Hoje é Dia de Maria II, abertura de Sob nova direção, abertura de Bang-Bang. Como diria o Ricardo Jordão da Biz Revolution: Quebra tudo no mundo do design.

Agora que terminei o layout volto com força total para as dicas e Inglês.

Atualizado em 03/12/2007

A versão abaixo foi a primeira depois da migração para o gestor de conteúdo WordPress.

blogem20071130

Atualizado em 31/01/2009

A versão abaixo foi a responsável pelo grande avanço do EE. Utilizei a tendência de duas colunas laterais a direita e o texto à esquerda o que facilitava a navegação.

2009-01-31_21

Atualizado em 02/07/2009

Este layout buscou adaptar o EE a nova tendência de sites mais clean e agradáveis de ler.

english-experts-um-guia-para-quem-estuda-ingles-por-conta-propria-via-internet_1246534164267-copy

Atualizado em 02/08/2009

Algumas melhorias com relação à versão anterior. O topo verde voltou a pedido dos leitores. A última dica passou a ser exibida na página principal.

english-experts-um-guia-para-quem-estuda-ingles-por-conta-propria-via-internet_1246533197967-copy

Atualizado em 08/08/2010

O site recebe versões do layout para os dispositivos mobile.

Atualizado em 18/02/2012

O layout foi reformulado do zero, foi utilizado muito CSS3. Lançamos também a nova logomarca.

Atualizado em 16/10/2017

O layout do site recebeu melhorias pontuais por mais de 5 anos, fomos evoluindo aos poucos. Agora fizemos uma mudança mais relevante, o EE passou a ser responsivo, ou seja, o leitor que acessar pelo desktop, celular ou tablet terá a mesma experiência de navegação.

 

Até a próxima atualização… ;-)

Alessandro

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Ensino a Distância (EaD).

Mostrar 19 comentários