Coronavírus: o que é e o que fazer em tempos de isolamento

Coronavírus: o que é e o que fazer em tempos de isolamento

Desde o final de 2019, estamos acompanhando pelas notícias os casos do novo coronavirus(coronavírus) pelo mundo todo. Mais do que nunca, estamos atentos às notícias do exterior e como podemos nos prevenir da melhor forma. Resolvemos, então, dar um panorama geral da situação atual com dicas de vocabulário em inglês e também para quem está começando uma nova rotina nesses tempos de distanciamento.

O que é o Coronavírus?

O novo coronavírus, ou seu nome oficial COVID-19, é um tipo de vírus cujos symptoms (sintomas) se assemelham ao de uma flu (gripe) comum para pessoas de maneira geral. Sua letalidade é menor em comparação aos outros outbreaks (surtos) de coronavírus no passado – SARS, em 2002, e MERS em 2012 – porém, sua alta taxa de transmissão tornou-se uma preocupação em escala mundial.

Quais são os sintomas e como é a transmissão?

As pessoas afetadas apresentam, em torno de 5 dias após o contágio, fever (febre), dry cough (tosse seca), tiredness (fadiga) e difficulty breathing (dificuldade para respirar) ou shortness of breath (falta de ar).

É uma disease (doença) que spreads (se espalha) pelo ar, especialmente por droplets of saliva (partículas de saliva) ou o que é expelido pelo nariz quando a infected person (pessoa infectada) tosse ou espirra. Até agora, a maioria dos casos foi transmitida pelo contato próximo com pessoas infectadas, mas não se descarta a possibilidade do contágio por meio de contaminated objects (objetos contaminados) com essas secreções.

Como se prevenir?

É por conta do alto nível de transmissão que se fala tanto em keep a safe distance (manter uma distância segura) de outras pessoas e realizar a higiene adequada dos objetos que manuseamos, bem como wash your hands (lavar as mãos) frequentemente. Além disso, outras medidas também são importantes:

  • Sneeze (espirrar) ou cough (tossir) usando um tissue paper (lenço de papel) ou cobrindo o rosto com o flexed arm (braço dobrado);
  • Evitar tocar o rosto, principalmente se as mãos não estiverem limpas;
  • Manter ambientes e objetos limpos, especialmente aqueles que usamos mais, como o cell phone (celular).
  • Limpar as compras antes de armazenar e fazer a higienização apropriada dos alimentos antes do consumo;
  • Usar hand sanitizer (álcool em gel), embora ele não substitua lavar as mãos e deva ser usado quando estiver sem a opção de lavá-las;
  • Stay at home (ficar em casa) e só sair se for realmente necessário.

O que está acontecendo no Brasil e no mundo?

O último item da nossa lista acima é o que tem mais mexido com todo mundo. Anteriormente, somente aconselhava-se o social distancing (distanciamento social) ou isolation (isolamento) voluntário. Porém, com o crescimento acelerado de novos casos em questão de dias, por aqui, alguns estados decretaram a quarantine (quarentena), em que somente essential services (serviços essenciais) permanecem funcionando. Em comparação com onde tudo começou, na China, rapidamente estabeleceram lockdown (confinamento) obrigatório.

Como manter a rotina e os estudos do inglês?

Por conta da quarentena, algumas pessoas passaram a work from home (trabalhar de casa) / work remotely (trabalhar remotamente), o que conhecemos mais como “home office”. Escolas suspenderam aulas e/ou adotaram o modelo online.

E, para muita gente, está sendo um desafio ter que repensar a agenda e como passar os dias dentro de casa. Não faltam conselhos de como encarar o cenário atual na internet, e vamos compartilhar alguns que podem ser úteis, especialmente para os tripulantes de primeira viagem:

  • Create a routine (Criar uma rotina): Parece óbvio, mas ter uma programação ajuda muito. Assim como teríamos horários definidos para todas as nossas atividades em um dia comum, devemos fazer o mesmo agora que estamos passando todo esse tempo em um só lugar.
  • Ter um local próprio para os estudos: Encontre um lugar para poder se concentrar em silêncio e sem distrações e/ou estabeleça horários com quem você convive para que possa estudar sem interrupções.
  • Practice (Praticar): Se já não fazia isso antes, acrescentar o inglês nas suas atividades vai ajudar você não só a treinar como deixar de ver a língua como algo separado da sua rotina. Você pode começar listening to music (escutando música) e acompanhando a letra, watching series/movies (assistindo a seriados/filmes), reading the news (ler as notícias), playing games in English (jogar jogos em inglês), etc. O importante é ver como cada conteúdo é em inglês para você se familiarizar com os vocabulários e expressões usadas.
  • Stay connected / Keep in touch (Manter contato) com amigos e familiares: Seja por telefone ou pelas redes sociais, é importante manter contato com quem a gente gosta, compartilhar experiências, e nos lembrar que estamos todos juntos nessa, cada um à sua maneira. Se você tem alguém com quem possa conversar em inglês, ainda melhor!
  • Focus on the positive (Focar no positivo): não se esqueça de relax (relaxar), aproveitar o tempo extra para começar um hobby novo, fazer exercícios, eat healthy (se alimentar bem), aprender com os cursos online (inclusive de inglês) que diversas empresas oferecem, dormir mais um pouquinho… O importante é não encarar como uma simples “férias” ou “prisão”, e sim um jeito diferente de seguir com a rotina.

Vai passar! Tente aproveitar ao máximo, e conte com a EF English Live para dar a você uma forcinha extra nos estudos de inglês.

Sobre o autor: Este artigo foi escrito pela Equipe EF English Live (parceiros do English Experts).

Autor

Autor Convidado

Este artigo foi escrito por um Autor Convidado do English Experts. Confira o nome do autor no rodapé do texto acima. Seja um colaborador, clique aqui e saiba como participar.

Mostrar 2 comentários

  • 06/04/20  
    Ithaan Joseph diz: 1

    Preciso de uma atividade voltada para está aula isolamento social

  • 03/05/20  
    alexandre.santos diz: 2

    Texto maravilhoso… parabéns Alessandro e English Live pela parceria…