Dicas para professores – Parte I

Dicas para professoresHoje começamos uma série de artigos direcionados aos professores de inglês. Além de professor e tradutor, também trabalho com treinamento de professores, tanto de docentes de escolas regulares (ensino fundamental I/II até médio) quanto de institutos de idiomas. Durante estes anos de treinamento percebi que uma reclamação recorrente é: “Como estudo para aperfeiçoar meu inglês?”. Como diz a expressão, “muitos professores passam muito tempo serrando e se esquecem de afiar a serra”, vamos, então, começar esta série de artigos com algumas dicas para você, professor, melhorar seu desempenho lingüístico e aproveitar mais o tempo de estudo.

DICA 1: Voice-over

Desde os anos 50, atividades de escuta e repetição têm sido muito populares. Porém, uma variação de tal atividade produz resultados muito positivos que ajudam, não somente na audição, como também na fluência oral.

* Escolha um monólogo gravado, de velocidade e dificuldades médias. Ouça uma vez para compreensão geral.

Intensivão de Julho: Aproveite o mês de julho para acelerar seu inglês. Na English Live você estuda, quanto, quando e onde quiser por planos promocionais a partir de R$4,99/dia!
Clique aqui e aproveite o Plano Promocional!

* Quando você for ouvir pela segunda vez, não pare o áudio. “Duble” o monólogo depois do locutor, com um atraso de não mais do que duas ou três palavras. Caso você erre (o que certamente vai acontecer) não pare e se corrija. Alcance o locutor e continue.

* Depois que você tiver feito isso com os monólogos, tente fazer com diálogos.

DICA 2: Soe mais nativo que os nativos!

Geralmente, alunos adultos tendem a ter resistência em imitar a pronúncia nativa. Como professores brasileiros, também não somos exceções pois tememos parecer “esquisitos” se o fizermos. O desafio é: por que não tentamos quebrar tal barreira usando o exagero e a auto-ironia?

* Escolha um texto gravado, de preferência um com várias vozes, como uma peça teatral. Depois de ouvir uma vez, identifique os personagens: sua profissão, idade e sexo, sua relação um com o outro, etc.

* Toque o áudio de novo, frase por frase desta vez. Repita cada frase exatamente como ela foi pronunciada, mas tente exagerar na atuação. Por exemplo, seja mais pretensioso que o personagem A, mais ameaçador que o B, mais histérico que o C, etc. Mas acima de tudo, exagere na pronúncia – soe mais nativo que os personagens!

Referência: The non-native teacher, Peter Medgyes, Macmillan Publishers

Adir

Adir Ferreira

Adir Ferreira é professor e tradutor de inglês e espanhol há 22 anos. É responsável pelo blog de língua espanhola da empresa americana Transparent. Trabalha com educação corporativa, treina professores e ministra workshops sobre metodologia.

7 comentários

  • 08/02/08  
    Maria Brasileira diz: 1

    Esse “exagero” que citou, é usado no método do CLC idiomas, com o nome de emotização. Tem dado bons resultados, sem contar que os alunos se divertem bastante.

    Assino embaixo.

  • 08/02/08  
    Roberto Rocha diz: 2

    Very nice tips Prof. Adir!

    Congrats and keep up the good work.

    Thanks a lot.

  • 08/02/08  
    valter diz: 3

    Gostaria de pedir um artigo que explique os usos de issues, pois vi ele em casos que acho que a tradução nao se adequada.

  • 08/02/08  
    Adir diz: 4

    Maria e Roberto, thanks for commenting, sharing is the key to successful learning.

    Valter, no nosso fórum você pode postar suas dúvidas e em breve algum dos colaboradores responderá. Um abraço e continue visitando o English Experts.

  • 11/02/08  
    HC diz: 5

    Essa segunda dica é bastante perigosa… O que tem de professor com pronúncia “perfeita” por aí…

  • 24/01/11  
    adriana ferreira da silva diz: 6

    eu terminei meu curso de inglês, e agora venho dando algumas aulas domiciliares.gosto muito do idioma meu sonho é fica alguns dias no usa para primorar, mas essa lingua. enquanto isso não acontesse estou sempre vendo essas dica maravilhosas nesse site maravilhoso que descobrir.venho pergutar algo: como faço para canta minha musica maravilhosas que ouso no radio.

    • 24/01/11  
      Alessandro diz:

      Adriana,

      Sua pergunta não ficou muito clara. Poderia explicar melhor?

      Abraços,