Como professores, sabemos da importância do vocabulário e que sem ele não chegamos muito longe, podemos saber uma infinidade de regras gramaticais, mas sem o vocabulário para aplica-las não produzem muito resultado. Daí vem a pergunta: “Professor Adir, como faço para aprender mais vocabulário?”. Tenho algumas dicas que vão ajudar:
1. Fiz um curso de inglês para professores muitos anos atrás e naquela época (meados nos anos 90), xérox era muito caro então a maior parte do que tínhamos em mão era copiado da lousa mesmo. A professora brasileira, criada nos EUA desde tenra idade, Mariza Ribeiro, pega seu giz e escreve: RUN. Em poucos minutos ela tinha colocado umas 40 frases com vários significados da palavra “run”, tanto como verbo quanto como substantivo, entre expressões fixas e idiomáticas. Aquilo me encantou tanto que comprei um caderno universitário e fui pegando os verbos mais fortes como take, get, etc. e fui escrevendo todos os exemplos que havia no dicionário (da Cambridge, monolingüe). Cabe dizer que tal tarefa (árdua sim, porém proveitosa) me rendeu um vocabulário impressionante. Vale tentar!
2. Uma outra forma de aprendizado é ler e ouvir mais analiticamente. Isto é, prestar atenção como as palavras se combinam e formam conceitos mais elaborados. Dê uma olhada nestes binomials e veja quantas expressões prontinhas pra usar temos aqui:
- Trial and error
- Law and order
- In this day and age
- Pride and joy
- Food and shelter
- Peace and quiet
- Safe and sound
Você saberia completar os seguintes binomials?
- facts and …
- leaps and …
- likes and …
- apples and …
- ups and …
- shapes and …
- odds and …
- bits and …
- pros and …
- bells and …
See you!
Ainda precisa de ajuda?
Configura algumas opções:
- Envie sua questão em nossa comunidade;
- Assine o English Plus e tenha acesso ilimitado a respostas verificadas por especialistas.
Mostrar 4 comentários