Hello, there! Muitos professores me escrevem pedindo dicas de atividades para mudar um pouco a rotina do livro na sala de aula. Escolhi aqui duas atividades: uma de leitura e escrita e outra de escrita e fala.
DICA 1 – LEITURA/ESCRITA
Vamos supor que você trabalha com o livro New Interchange 1, da Cambridge. Lá na unidade 2 há um diálogo, “Daily schedules” que trabalha o Simple Present e preposições de tempo. Vou colocar três falas do diálogo aqui:
Daniel: How do you spend your day, Helen?
Helen: Well, on weekdays I get up around ten. Then I read the paper for an hour and have lunch at about noon.
Daniel: Really? What time do you go to work?
Depois de ter feito a prática oral e de audição o professor pode reforçar o conteúdo do diálogo da seguinte forma: numa folha separada, escreva o diálogo da seguinte assim:
Daniel: howdoyouspendyourdayhelen?
Helen: wellonweekdaysIgetuparoundten.
thenIreadthepaperforanhourandhavelunchatabout noon.
Daniel: really? whattimedoyougotowork?
Faça com que eles reescrevam o diálogo em sua forma completa, também prestando atenção à acentuação. Tal atividade reforça o conceito de estrutura gramatical da língua, sem ficar atendo-se a regras. Depois peça que eles corrijam de acordo com o original e por fim, se houver o texto em audio, passe novamente. Esta técnica pode ser utilizada com qualquer tipo de frase ou texto porém não pode ser muito longo, senão os alunos se cansam e a atividade não rende.
DICA 2 – ESCRITA / FALA
Usando o mesmo diálogo da atividade anterior, você, colega professor, quer fazer uma atividade mais livre, que os alunos usem a linguagem utilizada oralmente e ainda produzam algo por escrito. Depois que eles fizeram a prática oral, da maneira que o teacher´s guide traz ou da forma que você achar mais interessante, coloque um esquema com cues (partes) do diálogo na lousa, assim:
Daniel: how / spend / day?
Helen: weekdays / get up / ten. Read / paper / an hour / have lunch / noon.
Daniel: really? / what time / go to work?
Os alunos reescrevem o diálogo e vão encenar. O importante não é que fique igual ao do livro, e sim que eles sintam que a produção é deles. Como sistematização, pode-se retomar a reescrita do diálogo em sua forma completa, incluindo os conectores e detalhes que faltaram.
Se você, colega professor, tem dicas sobre atividades para “animar” o livro didático, poste aqui ou me escreva que compartilhamos com todos.
See you next time!
Ainda precisa de ajuda?
Configura algumas opções:
- Envie sua questão em nossa comunidade;
- Assine o English Plus e tenha acesso ilimitado a respostas verificadas por especialistas.
Mostrar 13 comentários