Idéias de aula para professores de inglês

Idéias de aula para professores de inglesHello, there! Muitos professores me escrevem pedindo dicas de atividades para mudar um pouco a rotina do livro na sala de aula. Escolhi aqui duas atividades: uma de leitura e escrita e outra de escrita e fala.

DICA 1 – LEITURA/ESCRITA

Vamos supor que você trabalha com o livro New Interchange 1, da Cambridge. Lá na unidade 2 há um diálogo, “Daily schedules” que trabalha o Simple Present e preposições de tempo. Vou colocar três falas do diálogo aqui:

A English Live disponibiliza aos leitores do English Experts um Cupom com 2 meses extras para estudar inglês com professores nativos e ter aulas particulares online.

Clique aqui e receba o seu!

Daniel: How do you spend your day, Helen?
Helen: Well, on weekdays I get up around ten. Then I read the paper for an hour and have lunch at about noon.
Daniel: Really? What time do you go to work?

Depois de ter feito a prática oral e de audição o professor pode reforçar o conteúdo do diálogo da seguinte forma: numa folha separada, escreva o diálogo da seguinte assim:

Daniel: howdoyouspendyourdayhelen?
Helen: wellonweekdaysIgetuparoundten.
thenIreadthepaperforanhourandhavelunchatabout noon.
Daniel: really? whattimedoyougotowork?

Faça com que eles reescrevam o diálogo em sua forma completa, também prestando atenção à acentuação. Tal atividade reforça o conceito de estrutura gramatical da língua, sem ficar atendo-se a regras. Depois peça que eles corrijam de acordo com o original e por fim, se houver o texto em audio, passe novamente. Esta técnica pode ser utilizada com qualquer tipo de frase ou texto porém não pode ser muito longo, senão os alunos se cansam e a atividade não rende.

DICA 2 – ESCRITA / FALA

Usando o mesmo diálogo da atividade anterior, você, colega professor, quer fazer uma atividade mais livre, que os alunos usem a linguagem utilizada oralmente e ainda produzam algo por escrito. Depois que eles fizeram a prática oral, da maneira que o teacher´s guide traz ou da forma que você achar mais interessante, coloque um esquema com cues (partes) do diálogo na lousa, assim:

Daniel: how / spend / day?
Helen: weekdays / get up / ten. Read / paper / an hour / have lunch / noon.
Daniel: really? / what time / go to work?

Os alunos reescrevem o diálogo e vão encenar. O importante não é que fique igual ao do livro, e sim que eles sintam que a produção é deles. Como sistematização, pode-se retomar a reescrita do diálogo em sua forma completa, incluindo os conectores e detalhes que faltaram.

Se você, colega professor, tem dicas sobre atividades para “animar” o livro didático, poste aqui ou me escreva que compartilhamos com todos.

See you next time!

Há quanto tempo você estuda inglês? Já passou por sua cabeça que você pode estar estudando de uma forma que dá pouco ou quase nenhum resultado? Que tal fazer um intensivo de inglês de 180 dias e recuperar o tempo perdido? Em 6 meses você pode elevar o seu inglês a um novo nível. Clique aqui e saiba como.

Adir

Adir Ferreira

Adir Ferreira é professor e tradutor de inglês e espanhol há 22 anos. É responsável pelo blog de língua espanhola da empresa americana Transparent. Trabalha com educação corporativa, treina professores e ministra workshops sobre metodologia.

13 comentários

  • 14/02/09  
    Valeria diz: 1

    Ótimas dicas.Vou utilizá-las, sim.
    Thanks!

  • 01/03/09  
    neli repullo diz: 2

    Que bacana a sua dica , vou usar nao domino muito o ingles mas assim fica facil!!!!

  • 26/04/09  
    Joelma diz: 3

    Nice, é um exercício interessante.
    All the best!

  • 20/05/09  
    Joana Ferraz diz: 4

    Muito boa atividade, vou usá-la com os professores, em reunião de estudo. Valeu!!!!!!!!!!

  • 10/08/09  
    Adriene diz: 5

    Adoro suas dicas. Gostaria se possivel dicas de aula para escolas que não tem o livro didatico.

    Thanks!

  • 30/08/09  
    jeanne diz: 6

    Gostei muito das atividades propostas. Como professora de Ingles sempre me preocupo em fazer das minhas aulas produtivas e dinamicas, onde o aluno se sinta a vontade e motivado a participar.

  • 31/08/09  
    adriene diz: 7

    Adoro suas dicas. Gostaria de dicas para 6 e 7 series q nao possuem livros.

    Obrigada

  • 22/09/09  
    Fernanda diz: 8

    Adorei as dicas.
    Att

  • 27/09/09  
    Salete Maria Piazentini diz: 9

    Parabens achei muito interessante a atividade
    para enriquecermos nossa aulas . Poi aqui em nossa escola não é adotado apostila .

    Obrigado pela dica

  • 24/10/09  
    alessandro diz: 10

    obrigado pelas sujestões ,to no cursinho de engles 1 se podesse dar uma forçinha numas dicas,estou muito rui para montar frases em usando plural…………te falar verdade to devendo 8 decimo do simestre passando,da uma forçinha please…thanks

  • 07/11/09  
    Sueli Krueger diz: 11

    Thanks a lot. Como não temos livros de inglês nas escolas públicas é ótimo receber dicas para tornar as aulas mais atrativas.

  • 12/02/10  
    FERNANDA diz: 12

    i liked your clue! thanks

  • 18/03/10  
    thais diz: 13

    I’ve loved your ideas and I’ll use them soon…
    thanks