Idéias de aula para professores de inglês

Idéias de aula para professores de inglesHello, there! Muitos professores me escrevem pedindo dicas de atividades para mudar um pouco a rotina do livro na sala de aula. Escolhi aqui duas atividades: uma de leitura e escrita e outra de escrita e fala.

DICA 1 – LEITURA/ESCRITA

Vamos supor que você trabalha com o livro New Interchange 1, da Cambridge. Lá na unidade 2 há um diálogo, “Daily schedules” que trabalha o Simple Present e preposições de tempo. Vou colocar três falas do diálogo aqui:

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

Daniel: How do you spend your day, Helen?
Helen: Well, on weekdays I get up around ten. Then I read the paper for an hour and have lunch at about noon.
Daniel: Really? What time do you go to work?

Depois de ter feito a prática oral e de audição o professor pode reforçar o conteúdo do diálogo da seguinte forma: numa folha separada, escreva o diálogo da seguinte assim:

Daniel: howdoyouspendyourdayhelen?
Helen: wellonweekdaysIgetuparoundten.
thenIreadthepaperforanhourandhavelunchatabout noon.
Daniel: really? whattimedoyougotowork?

Faça com que eles reescrevam o diálogo em sua forma completa, também prestando atenção à acentuação. Tal atividade reforça o conceito de estrutura gramatical da língua, sem ficar atendo-se a regras. Depois peça que eles corrijam de acordo com o original e por fim, se houver o texto em audio, passe novamente. Esta técnica pode ser utilizada com qualquer tipo de frase ou texto porém não pode ser muito longo, senão os alunos se cansam e a atividade não rende.

DICA 2 – ESCRITA / FALA

Usando o mesmo diálogo da atividade anterior, você, colega professor, quer fazer uma atividade mais livre, que os alunos usem a linguagem utilizada oralmente e ainda produzam algo por escrito. Depois que eles fizeram a prática oral, da maneira que o teacher´s guide traz ou da forma que você achar mais interessante, coloque um esquema com cues (partes) do diálogo na lousa, assim:

Daniel: how / spend / day?
Helen: weekdays / get up / ten. Read / paper / an hour / have lunch / noon.
Daniel: really? / what time / go to work?

Os alunos reescrevem o diálogo e vão encenar. O importante não é que fique igual ao do livro, e sim que eles sintam que a produção é deles. Como sistematização, pode-se retomar a reescrita do diálogo em sua forma completa, incluindo os conectores e detalhes que faltaram.

Se você, colega professor, tem dicas sobre atividades para “animar” o livro didático, poste aqui ou me escreva que compartilhamos com todos.

See you next time!

Adir

Adir Ferreira

Adir Ferreira é professor e tradutor de inglês e espanhol há 22 anos. É responsável pelo blog de língua espanhola da empresa americana Transparent. Trabalha com educação corporativa, treina professores e ministra workshops sobre metodologia.

Mostrar 13 comentários