Expert em Collocations!

No meu livro “Inglês na Ponta da Língua: método inovador para melhorar o seu vocabulário” (Editora Elsevier/Campus) falo sobre combinações de palavras. Estas combinações são na verdade o que os especialistas na área chamam de collocations. No livro, resumo isto dizendo que combinações de palavras (collocations) “refere-se ao fato de como uma palavra frequentemente se combinar com outra”. Um exemplo – dos vários que têm no livro – é “make the bed” (arrumar a cama, fazer a cama). Em inglês, “make” combina com “bed”; ou seja, não se diz em inglês – pelo menos não é comum dizer – “do the bed”. Logo, “do” não combina com “bed”.

O tema parece complicado; porém, após ler as páginas do livro dedicado a isto e observar os exemplos você acaba vendo como aprender vocabulário em inglês fica muito mais interessante, fácil e divertido! Você simplesmente passa a entender o motivo pelo qual dizemos “redondamente enganado”, e não dizemos “redondamente linda”. Algumas palavras se combinam com umas e com outras não!

Ainda no livro, sugiro a idéia de que você pode criar um caderno de collocations. Para isto você pode desenha uma tabela com três colunas. Na última coluna escreva a palavra chave. Digamos que esta palavra seja “job” (emprego, trabalho). Na primeira coluna escreva os verbos geralmente usados com a palavra chave. Já na coluna do meio escreva adjetivos que combinam com a palavra. Deve ficar mais ou menos assim:

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

Verbos aqui Adjetivos aqui Palavra-chave aqui
apply for (candidatar-se a)
look for (procurar por)
find (encontrar)
get (arranjar, arrumar)
lose (perder)
quit (deixar, demitir-se do)
decent
well-paid (bem pago)
9-to-5 (tempo integral)
dream (dos sonhos)
full-time (tempo integral)
part-time (de meio período)
job
(emprego, trabalho)

Há outras formas de você organizar collocations em seu caderno. Tudo é uma questão de criatividade – tema também abordado no livro. Tudo isto para mostrar às pessoas que aprender inglês pode ser bastante divertido e muito menos chato do que se imagina.

Aconselho também a criar exemplos com os collocations que você aprende. Escolha algumas e faça sentenças com elas. Por exemplo:

  • I have to get a decent job. (Tenho de arranjar um emprego decente)
  • She is looking for a part-time job. (Ela está procurando um emprego de meio período)
  • You’ll find your dream job. (Você vai encontrar seu emprego dos sonhos)

É isto pessoal! Bom, além de ler sobre collocations aqui, convido você também a ler o livro Inglês na Ponta da Língua e ver as várias dicas sobre como aprender não só collocations, mas também muitas outras coisas relacionadas ao vocabulário da língua inglesa.

Take care!

Denilso

Denilso de Lima

Denilso de Lima é autor de "Inglês na Ponta da Língua" e "Por que assim e não assado?" [Ed. Campus/Elsevier]. Dá palestras e workshops sobre ensino/aquisição de vocabulário [Lexical Approach e Linguística de Corpus] em instituições de ensino.

Mostrar 18 comentários