Como se tornar professor de inglês?

Eu não tenho formação em letras, sou formado em logística e curo ciência de dados, mas eu queria dar aulas pq preciso de um emprego. Eu tenho um nívek avançado, e minha experiência com educação foi desenvolvida em um resort educacional onde falava inglês com as kids.
Como eu posso dar os primeiros passos para ser professor?
Por ex, apps que eu possa ensinar, ou auxiliar em escolas montando aulas e corringindo provas etc.
Alguém tem alguma dica?

COMO COMBINAR PALAVRAS EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Denilso de Lima, autor do livro "Combinando Palavras em Inglês", ensina como as collocations (combinações de palavras) podem ajudar você a falar inglês com mais naturalidade. ACESSAR AULA
2 respostas
  Resposta mais votada
3 27 417
Olá LUZM,

Fico contente com o seu interesse em ministrar aulas de inglês.
São interessados como você que fazem o futuro do nosso país ter um norte mais iluminado, principalmente para as crianças, que são obrigadas a conviver nesse ambiente hostil que enfrentamos atualmente.

Em virtude de sua urgência, minha recomendação é que você:

1) Tenha bons livros de inglês em sua biblioteca pessoal. Dicionários com termos técnicos, expressões idiomáticas e outras observações da língua inglesa são sempre bem-vindos. O EnglishExperts apresenta livros indicados que poderão auxiliá-lo na preparação e organização das aulas;

2) Grave um vídeo. Esteja sempre asseado (evite olheiras, mau humor e qualquer péssimo hábito de higiene) e vista-se adequadamente. Assista o vídeo de outros professores em canais como o Youtube e você já terá uma base do que estou falando. Antes de publicar seu vídeo, mostre-o para alguém de sua confiança. Escute atentamente o feedback sem minar a opinião do seu ou sua colega;

3) O ideal em um conteúdo apresentado é dar exercícios aos alunos. Vídeos com duração de 1h ou menos são uma boa pedida para atrair a atenção dos clientes;

4) Caso você esteja mais interessado em prestar serviços a alguma instituição de ensino, sugiro que monte dois currículos - um em português e outro em inglês. Se você tiver dúvidas quanto às informações do currículo, você pode mandar uma mensagem privada a qualquer um dos moderadores ou colaboradores do EnglishExperts. Teremos prazer em ajudá-lo nessa tarefa. Lembre-se que a cada curso profissionalizante, técnico ou de atualização concluídos, daí sim, você terá de atualizar as informações em seu currículo. Assim que o currículo estiver pronto, sugiro que o despache para as instituições mais próximas de sua residência - pois devemos nos preocupar também com sua segurança nessa época de pandemia - ou, se preferir, a todas àquelas as quais você gostaria de trabalhar. Fique atento quanto ao OBJETIVO. Deixe claro sua intenção e o seu nível de experiência com o inglês;

5) Pontuações em testes como o IELTS e o TOEFL, por exemplo, são suficientes para uma escola contratar alguém. É claro que toda a instituição submeterá o candidato a um teste específico, principalmente o de conversação (speaking test). Se a instituição for exigente, ela exigirá o certificado e qualificação para ensino. Um curso que eu recomendaria a você é o CELTA, cuja certificação é fornecida pela Cambridge àqueles que tem interesse em ministrar o inglês e tem pouca ou nenhuma experiência na área. As informações sobre as instituições autorizadas a fornecer tal certificado ao aluno, você poderá encontrar aqui.

Desejamos a você uma boa jornada!
Aguardemos a opinião dos demais colegas.

Um grande abraço,

Att. Ricardo.
NAVEGUE SEM ANÚNCIOS!
Ao ativar o English Plus além de navegar sem anúncios você ainda tem vários benefícios! ATIVAR AGORA
6 48 1.1k
Agora que o mundo está voltando ao "novo normal" talvez dar uma passada nas escolas e ver como funciona, se eles precisam de free-lancer, etc, seja interessante. Enquanto isso fazer um cartão com o telefone para contato pode ser uma boa ideia.

E aqui segue alguns links para dar uma ideia de material para aulas para crianças e também para aulas 'ESL'. Ideias, porque acho desejável, pelo menos com o tempo, que você produza seu material (professores são 'desenvolvedores' eles vão pegando o 'jeito' melhor para sua audiência e que se adapta a eles próprios (estilo, metodologia, etc). Pelo menos um "core" dos assuntos para servir de diretriz e referência gerais.

Com escolas de inglês se prepare para dar aula-entrevista, ou de alguma forma mostrar seus conhecimentos - mas nada pra ficar ansioso, já que tem alguma experiência.

No mais, deixo pra os professores daqui, e tem muitos que podem te dar boas sugestões. Vamos esperar.
Boa sorte na empreitada e na vida.

Ah, e se tiver algum amigo(a) que já está na área você pode pedir informações e sugestões, dar uma sondada na situação.

Achei importante essas leituras e podem servir como ponto de partida, quem sabe?

Ref. tesol
Ref. esl-lounge
Ref. en.islcollective
Ref. mes-english
Cf. Conseguir emprego como Professor de inglês Sem Graduação
Cf. Professor horista - CLT
Cf. É possível ser professor de inglês com o exame FCE?
Cf. 13 (Treze) dicas para quem quer ser professor de inglês

Com o tempo (ou talvez já) vá montando um site para dar aulas online, ter uma plataforma para seus alunos fazerem downloads dos exercícios e mandarem material para ser corrigido, lido, etc. Pode ter áreas de conteúdo livre e área do aluno, etc. Hoje é quase, ou talvez impossível fugir da informática! e ela ajuda. :-)