
Eu acabei de ouvir um podcast com uma entrevista com o Dave do ESLCafe. Durante quase 1 hora e meia de podcast a coisa que mais me chamou a atenção foi o número de vezes que ele usou elementos lingüísticos que servem para “preencher os espaços vazios” durante a fala. Um deles é o “you know”.
A propósito, vocês já perceberam o quando alguns falantes do inglês usam expressões como: “you know”, “you see”, “I see”, however, so e anyway? Essas palavrinhas são chamadas de marcadores de discurso, utilizá-las adequadamente além de dar um tom mais natural à conversa, permite que você ganhe tempo para pensar no que vai dizer em seguida.
No português nós usamos muitos marcadores de discurso sem perceber, veja só: “entendeu?”, então, daí, “sabe?”, “veja bem”, “digamos assim”, “na verdade” e etc. Quando estiver conversando em português, perceba como você usa essas palavras para ganhar tempo e preencher o espaço vazio da conversa.
Vamos conferir mais alguns exemplos de marcadores de discurso em inglês:
I mean: equivalente ao nosso “quer dizer”. Exemplo: I hate carnival, I mean, I don’t like it very much.
Actually: equivalente ao nosso “na verdade”. Exemplo: Actually, I would like to go with you.
In other words: equivalente ao nosso “em outras palavras”. Exemplo: Does she have the right work experience and skills – in other words, can she do the job?
Perceba que quando nos acostumamos com os marcadores até mesmo a compreensão do inglês fica mais fácil, como eles não passam nenhuma informação importante na conversa, podemos focar a atenção nas palavras e expressões que realmente importam.
Não foi difícil encontrar um vídeo no youtube cheio de marcadores de discurso. Vai aí um desafio: envie nos comentários quantas vezes Tom Cruise utiliza a expressão “you know” no vídeo abaixo? Quem quiser ainda pode tentar identificar outros marcadores. Good luck!
I hope you like it!
Ainda precisa de ajuda?
Configura algumas opções:
- Envie sua questão em nossa comunidade;
- Assine o English Plus e tenha acesso ilimitado a respostas verificadas por especialistas.
Mostrar 24 comentários