Marcadores de discurso: preenchendo os espaços vazios em conversas

Eu acabei de ouvir um podcast com uma entrevista com o Dave do ESLCafe. Durante quase 1 hora e meia de podcast a coisa que mais me chamou a atenção foi o número de vezes que ele usou elementos lingüísticos que servem para “preencher os espaços vazios” durante a fala. Um deles é o “you know”.

A propósito, vocês já perceberam o quando alguns falantes do inglês usam expressões como: “you know”, “you see”, “I see”, however, so e anyway? Essas palavrinhas são chamadas de marcadores de discurso, utilizá-las adequadamente além de dar um tom mais natural à conversa, permite que você ganhe tempo para pensar no que vai dizer em seguida.

No português nós usamos muitos marcadores de discurso sem perceber, veja só: “entendeu?”, então, daí, “sabe?”, “veja bem”, “digamos assim”, “na verdade” e etc. Quando estiver conversando em português, perceba como você usa essas palavras para ganhar tempo e preencher o espaço vazio da conversa.

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

Vamos conferir mais alguns exemplos de marcadores de discurso em inglês:

I mean: equivalente ao nosso “quer dizer”. Exemplo: I hate carnival, I mean, I don’t like it very much.

Actually: equivalente ao nosso “na verdade”. Exemplo: Actually, I would like to go with you.

In other words: equivalente ao nosso “em outras palavras”. Exemplo: Does she have the right work experience and skills – in other words, can she do the job?

Perceba que quando nos acostumamos com os marcadores até mesmo a compreensão do inglês fica mais fácil, como eles não passam nenhuma informação importante na conversa, podemos focar a atenção nas palavras e expressões que realmente importam.

Não foi difícil encontrar um vídeo no youtube cheio de marcadores de discurso. Vai aí um desafio: envie nos comentários quantas vezes Tom Cruise utiliza a expressão “you know” no vídeo abaixo? Quem quiser ainda pode tentar identificar outros marcadores. Good luck!

Há quanto tempo você estuda inglês? Já passou por sua cabeça que você pode estar estudando de uma forma que dá pouco ou quase nenhum resultado? Que tal fazer um intensivo de inglês de 180 dias e recuperar o tempo perdido? Em 6 meses você pode elevar o seu inglês a um novo nível. Clique aqui e saiba como.

Se você recebe as dicas por email e não conseguiu visualizar o vídeo acima, clique aqui para assistir.

I hope you like it!

Alessandro

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador caseiro do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

Mostrar 24 comentários