O que tem a ver Inglês com foco, disciplina e sorte

Self portrait - PicassoQuando surge um Concurso Público acontece um fenômeno interessante, todo mundo começa estudar tentando aprender as matérias pedidas no edital, tarefa árdua já que provavelmente a prova está bem próxima – 1 ou 2 meses dependendo do caso. Gente que não estuda há muito tempo, se inscreve em cursinhos preparatórios e compra um monte de apostilas. Em diversos casos até mesmo aqueles que estudam regularmente se deixam contaminar pela onda de imediatismo.

Eu não quero generalizar – mas é fato que 95% das pessoas que estão inscritas em um concurso, nem sabem que já passamos da Emenda Constitucional 45, nem o que é uma DRE. Não representam nada, estão ali porque a família pediu para tentar, porque há 15 anos um parente passou para o Banco do Brasil sem saber nada. Vai que você dá essa sorte também, né?

A propósito (by the way), li outro dia em um livro, que Picasso, ao ser perguntado por uma jovem repórter, se ele se considerava um sujeito de sorte, respondeu: “me considero uma pessoa de sorte, sim. Mas toda vez que a sorte me procura, me acha trabalhando no meu ateliê”.

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

[ Tempo para reflexão ]

Citei o exemplo dos concursos públicos apenas para dizer que o mesmo acontece com o Inglês. Converso freqüentemente com profissionais que estão tentando uma posição melhor no mercado de trabalho. Muitas vezes preocupados por conta de uma entrevista de emprego marcada para a “semana que vem”. Diferentemente das provas de concurso em uma entrevista não há como “embromar”, o entrevistador percebe na hora que o seu Inglês está enferrujado e que você mentiu quando colocou “Inglês Fluente” em seu Curriculum Vitae (résumé). Sorte neste caso é você não sair da entrevista com a credibilidade em baixa – vulgo “filme queimado”.

Se você quer dominar bem o Inglês – como qualquer outra área – é necessário foco e disciplina. Não espere a oportunidade de emprego surgir para você começar a se preparar. Estude todos os dias como se a sua entrevista fosse amanhã. Um dia isso será real e aí o seu sucesso estará garantido.

I hope that helps.

Alessandro

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Ensino a Distância (EaD).

Mostrar 5 comentários