
Quando surge um Concurso Público acontece um fenômeno interessante, todo mundo começa estudar tentando aprender as matérias pedidas no edital, tarefa árdua já que provavelmente a prova está bem próxima – 1 ou 2 meses dependendo do caso. Gente que não estuda há muito tempo, se inscreve em cursinhos preparatórios e compra um monte de apostilas. Em diversos casos até mesmo aqueles que estudam regularmente se deixam contaminar pela onda de imediatismo.
Eu não quero generalizar – mas é fato que 95% das pessoas que estão inscritas em um concurso, nem sabem que já passamos da Emenda Constitucional 45, nem o que é uma DRE. Não representam nada, estão ali porque a família pediu para tentar, porque há 15 anos um parente passou para o Banco do Brasil sem saber nada. Vai que você dá essa sorte também, né?
Download do Guia em PDF - Grátis!
A propósito (by the way), li outro dia em um livro, que Picasso, ao ser perguntado por uma jovem repórter, se ele se considerava um sujeito de sorte, respondeu: “me considero uma pessoa de sorte, sim. Mas toda vez que a sorte me procura, me acha trabalhando no meu ateliê”.
[ Tempo para reflexão ]
Citei o exemplo dos concursos públicos apenas para dizer que o mesmo acontece com o Inglês. Converso freqüentemente com profissionais que estão tentando uma posição melhor no mercado de trabalho. Muitas vezes preocupados por conta de uma entrevista de emprego marcada para a “semana que vem”. Diferentemente das provas de concurso em uma entrevista não há como “embromar”, o entrevistador percebe na hora que o seu Inglês está enferrujado e que você mentiu quando colocou “Inglês Fluente” em seu Curriculum Vitae (résumé). Sorte neste caso é você não sair da entrevista com a credibilidade em baixa – vulgo “filme queimado”.
Se você quer dominar bem o Inglês – como qualquer outra área – é necessário foco e disciplina. Não espere a oportunidade de emprego surgir para você começar a se preparar. Estude todos os dias como se a sua entrevista fosse amanhã. Um dia isso será real e aí o seu sucesso estará garantido.
I hope that helps.
Mostrar 5 comentários
Eu gostei muito da resposta do Picasso e acredito fielmente nisso.
Após dia a dia de dedicação, eu vou estar pronto para o que vier!
Até mais .. Rogério
Pois é…são muitos que tentam a sorte, mas como é raro é preciso se preparar! gostei muito do assunto.E acredito que “persistência é a chave do sucesso”!
como una frase que li: ‘li luchas por tus ideales, sin desánimo, saldrás victorioso”
ou seja, lute por seu objetivos e com fé em Deus chegará lá.
Realmente, foco, disciplina e determinação só da sorte!
Quando queremos atingir uma meta e buscamos condições para atingí-las as coisas acontecem.
Assim foi quanto cansei de ganhar salário mínimo e decidi que ia prestar concurso, ficava estudando até de madruga, resultado: sucesso!
Quanto ao inglês é outra meta de atingir fluência que logo em breve pretendo alcançar.
Penso que ter sede de conhecimento e estudo continuo é a chave para se livertar de qualquer medo.
eu gostei bastante porque é sempre útil saber mais e mais.
estou em um processo lento pois ainda estou ouvindo estou no começol muito obrigado pelo insentivo psicológico.
Oi, tudo bem?
Só é possível enviar comentários em publicações recentes. Para perguntas sobre o assunto abordado no artigo que você acabou de ler, envie uma mensagem em nosso fórum.
Link do fórum: Fórum do English Experts
Milhares de pessoas já se cadastraram gratuitamente.
Mais Informações
- Para críticas e sugestões envie um email para contato [arroba] englishexperts.com.br
- Para se tornar um colaborador clique aqui.
Bons estudos!
Equipe do English Experts