O que tem a ver Inglês com foco, disciplina e sorte

Self portrait - PicassoQuando surge um Concurso Público acontece um fenômeno interessante, todo mundo começa estudar tentando aprender as matérias pedidas no edital, tarefa árdua já que provavelmente a prova está bem próxima – 1 ou 2 meses dependendo do caso. Gente que não estuda há muito tempo, se inscreve em cursinhos preparatórios e compra um monte de apostilas. Em diversos casos até mesmo aqueles que estudam regularmente se deixam contaminar pela onda de imediatismo.

Eu não quero generalizar – mas é fato que 95% das pessoas que estão inscritas em um concurso, nem sabem que já passamos da Emenda Constitucional 45, nem o que é uma DRE. Não representam nada, estão ali porque a família pediu para tentar, porque há 15 anos um parente passou para o Banco do Brasil sem saber nada. Vai que você dá essa sorte também, né?

A propósito (by the way), li outro dia em um livro, que Picasso, ao ser perguntado por uma jovem repórter, se ele se considerava um sujeito de sorte, respondeu: “me considero uma pessoa de sorte, sim. Mas toda vez que a sorte me procura, me acha trabalhando no meu ateliê”.

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

[ Tempo para reflexão ]

Citei o exemplo dos concursos públicos apenas para dizer que o mesmo acontece com o Inglês. Converso freqüentemente com profissionais que estão tentando uma posição melhor no mercado de trabalho. Muitas vezes preocupados por conta de uma entrevista de emprego marcada para a “semana que vem”. Diferentemente das provas de concurso em uma entrevista não há como “embromar”, o entrevistador percebe na hora que o seu Inglês está enferrujado e que você mentiu quando colocou “Inglês Fluente” em seu Curriculum Vitae (résumé). Sorte neste caso é você não sair da entrevista com a credibilidade em baixa – vulgo “filme queimado”.

Se você quer dominar bem o Inglês – como qualquer outra área – é necessário foco e disciplina. Não espere a oportunidade de emprego surgir para você começar a se preparar. Estude todos os dias como se a sua entrevista fosse amanhã. Um dia isso será real e aí o seu sucesso estará garantido.

I hope that helps.

Há quanto tempo você estuda inglês? Já passou por sua cabeça que você pode estar estudando de uma forma que dá pouco ou quase nenhum resultado? Que tal fazer um intensivo de inglês de 180 dias e recuperar o tempo perdido? Em 6 meses você pode elevar o seu inglês a um novo nível. Clique aqui e saiba como.

Alessandro

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador caseiro do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

Mostrar 5 comentários

  • 07/08/07  
    rogério diz: 1

    Eu gostei muito da resposta do Picasso e acredito fielmente nisso.

    Após dia a dia de dedicação, eu vou estar pronto para o que vier!

    Até mais .. Rogério

  • 29/12/07  
    Thaisa Pedron diz: 2

    Pois é…são muitos que tentam a sorte, mas como é raro é preciso se preparar! gostei muito do assunto.E acredito que “persistência é a chave do sucesso”!
    como una frase que li: ‘li luchas por tus ideales, sin desánimo, saldrás victorioso”
    ou seja, lute por seu objetivos e com fé em Deus chegará lá.

  • 09/01/08  
    Cláudia diz: 3

    Realmente, foco, disciplina e determinação só da sorte!
    Quando queremos atingir uma meta e buscamos condições para atingí-las as coisas acontecem.
    Assim foi quanto cansei de ganhar salário mínimo e decidi que ia prestar concurso, ficava estudando até de madruga, resultado: sucesso!
    Quanto ao inglês é outra meta de atingir fluência que logo em breve pretendo alcançar.
    Penso que ter sede de conhecimento e estudo continuo é a chave para se livertar de qualquer medo.

  • 31/03/08  
    sergio lopes diz: 4

    eu gostei bastante porque é sempre útil saber mais e mais.

  • 25/04/08  
    cleiton silva gonçalves diz: 5

    estou em um processo lento pois ainda estou ouvindo estou no começol muito obrigado pelo insentivo psicológico.