Marcelo comenta: Gostaria que alguém pudesse me explicar sobre a pronúncia do “t” nas palavras precedidas de vogal. Será que podemos considerar essa pronuncia do “t” como se fosse um “r” do português, como na palavra (native) e nos linked sounds (a lot of)?
Oi Marcelo! A sua questão é muito frequente, aos ouvidos de um brasileiro o som do “t” em algumas palavras do inglês americano é bem parecido com o nosso “r”. Já para um americano esse som não é semelhante ao “r” e sim ao “d”.
Por quê?
Porque, obviamente, eles estão tomando como referência o “d” do alfabeto inglês. Por isso que para eles não faz sentido dizer que o “t” em algumas palavras tem o som parecido com um “r” (diferente do português), só “serve” se for um “d”.
Se você procurar referências sobre o tema no Youtube, vai encontrar vários vídeos (em inglês) confirmando que o som do “t” se transforma em “d” em alguns casos. Nós brasileiros vamos ouvir um “r” mesmo. Então vamos combinar o seguinte, é o som do “d”, só que o “d” do alfabeto inglês. ok? Esse assunto foi discutido no podcast “O Segredo da Pronúncia Perfeita“.
Sabendo disso ouça abaixo as pronúncias das palavras native, pretty, beautiful e little. Observe bem o som do “d”.
Veja uma explicação detalhada no vídeo abaixo:
O Oxford Advanced American Dictionary também explica essa questão, veja:
American speakers use the sound /t̮/, which is like a quick /d/, in many words spelled with -t- or -tt-. It is used in words after a vowel or /r/, and before an unstressed vowel or syllablic /l/: city /ˈsɪt̮ɪ/;parting /ˈpɑrt̮ɪŋ/; little /ˈlɪt̮l/.
That’s it!
Ainda precisa de ajuda?
Configura algumas opções:
- Envie sua questão em nossa comunidade;
- Assine o English Plus e tenha acesso ilimitado a respostas verificadas por especialistas.
Mostrar 27 comentários