O som do T no inglês americano

Perguntas e respostasMarcelo comenta: Gostaria que alguém pudesse me explicar sobre a pronúncia do “t” nas palavras precedidas de vogal. Será que podemos considerar essa pronuncia do “t” como se fosse um “r” do português, como na palavra (native) e nos linked sounds (a lot of)?

Oi Marcelo! A sua questão é muito frequente, quando eu comecei a estudar inglês também achava que o som do “t” em algumas palavras do inglês americano era bem parecido com o “r”. Até que um dia, um amigo americano, me corrigiu e disse que na verdade não era semelhante ao “r” e sim ao “d”.

Encontrando um denominador comum

Demorei um tempo para perceber que esse amigo, apesar de conhecer também o português, estava se referindo “d” do alfabeto inglês. Por isso que para eles não faz sentido dizer que o “t” em algumas palavras tem o som parecido com um “r” (diferente do português), só “serve” se for um “d”.

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

Se você procurar referências sobre o tema no youtube, vai encontrar vários vídeos (em inglês) confirmando que o som do “t” se transforma em “d” em alguns casos. Nós brasileiros vamos ouvir um “r” mesmo. Então vamos combinar o seguinte, é o som do “d” mesmo, só que o “d” do alfabeto inglês. ok? Esse assunto foi discutido no podcast “O Segredo da Pronúncia Perfeita“.

Sabendo disso ouça abaixo as palavras native, pretty, beautiful e little. Observe bem o som do “d”.

Veja uma explicação detalhada no vídeo abaixo:

O Oxford Advanced American Dictionary também explica essa questão, veja:

American speakers use the sound //, which is like a quick /d/, in many words spelled with -t- or -tt-. It is used in words after a vowel or /r/, and before an unstressed vowel or syllablic /l/: city /ˈsɪt̮ɪ/;parting /ˈpɑrt̮ɪŋ/; little /ˈlɪt̮l/.

That’s it!

Alessandro

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Ensino a Distância (EaD).

Mostrar 27 comentários