Origem da palavra: Noon

Origem da palavra: Noon

Hello, everybody! Começamos hoje uma série de artigos sobre a etimologia (origem) de várias palavras da língua inglesa. A palavra NOON (meio-dia) tem sua origem na Roma antiga. Naquele tempo não existia relógio, que seria inventado entre os séculos XII e XIII e obviamente havia a necessidade de referência ao tempo. No grego e no latim havia a palavra “hora” e eles a mediam pelo nascer do sol que era contado como a primeira hora.

O número “nove” era muito significativo naquela época pois eram nove as musas, havia a novena do catolicismo, as nonas da Roma Antiga, etc. Por causa disso, na Idade Média, a “nona hora” era considerada a hora da contrição (arrependimento sincero dos pecados cometidos), conhecida como “nona” ou “nonus”. Curiosamente, a nona hora (contada a partir do nascimento do sol às 6 da manhã) era às 15 horas.

ENTENDENDO AS HORAS EM INGLÊS Nesta aula, a professora Camila Oliveira ensina vários macetes para você nunca mais se confundir na hora de dizer as horas em inglês. ACESSAR AULA

Quando os ingleses passaram a celebrar a hora da contrição, “nonus” foi virando “noon”, da mesma forma que em português temos a palavra “nono”.

Então, a Igreja Católica se deu conta que às 3 da tarde não era a hora adequada para contrição pois os camponeses estavam no meio do trabalho. A hora ideal seria, então, após o almoço, depois de ter almoçado e antes de voltar para o trabalho.

Como os camponeses almoçavam muito cedo, a hora depois do almoço era o meio-dia. Por causa dessa decisão, “noon” deixou de significar a “nona hora” e passou a querer dizer meio-dia.

See you next time!

Ainda precisa de ajuda?

Configura algumas opções:

  1. Envie sua questão em nossa comunidade;
  2. Assine o English Plus e tenha acesso ilimitado a respostas verificadas por especialistas.
Adir

Adir Ferreira

Adir Ferreira é professor e tradutor de inglês e espanhol há mais de 20 anos. Trabalha com educação corporativa, treina professores e ministra workshops sobre metodologia.

Mostrar 7 comentários