Origem da palavra: Noon

Origem da palavra noonHello, everybody! Começamos hoje uma série de artigos sobre a etimologia (origem) de várias palavras da língua inglesa. A palavra NOON (meio-dia) tem sua origem na Roma antiga. Naquele tempo não existia relógio, que seria inventado entre os séculos XII e XIII e obviamente havia a necessidade de referência ao tempo. No grego e no latim havia a palavra “hora” e eles a mediam pelo nascer do sol que era contado como a primeira hora.

O número “nove” era muito significativo naquela época pois eram nove as musas, havia a novena do catolicismo, as nonas da Roma Antiga, etc. Por causa disso, na Idade Média, a “nona hora” era considerada a hora da contrição (arrependimento sincero dos pecados cometidos), conhecida como “nona” ou “nonus”. Curiosamente, a nona hora (contada a partir do nascimento do sol às 6 da manhã) era às 15 horas.

Quando os ingleses passaram a celebrar a hora da contrição, “nonus” foi virando “noon”, da mesma forma que em português temos a palavra “nono”.

Receba aqui um prêmio que vai ajudar você a falar inglês!

Clique aqui e acesse!

Então, a Igreja Católica se deu conta que às 3 da tarde não era a hora adequada para contrição pois os camponeses estavam no meio do trabalho. A hora ideal seria, então, após o almoço, depois de ter almoçado e antes de voltar para o trabalho.

Como os camponeses almoçavam muito cedo, a hora depois do almoço era o meio-dia. Por causa dessa decisão, “noon” deixou de significar a “nona hora” e passou a querer dizer meio-dia.

See you next time!

Há quanto tempo você estuda inglês? Já passou por sua cabeça que você pode estar estudando de uma forma que dá pouco ou quase nenhum resultado? Que tal fazer um intensivo de inglês de 180 dias e recuperar o tempo perdido? Em 6 meses você pode elevar o seu inglês a um novo nível. Clique aqui e saiba como.

Adir

Adir Ferreira

Adir Ferreira é professor e tradutor de inglês e espanhol há 22 anos. É responsável pelo blog de língua espanhola da empresa americana Transparent. Trabalha com educação corporativa, treina professores e ministra workshops sobre metodologia.

7 comentários

  • 20/08/08  
    Cristiane McBrain diz: 1

    Nossa, muito interessante essa historia! Fico no aguardo dos proximos artigos, pois realmente adoro etimologia! Valeu, Adir, parabéns!

  • 20/08/08  
    Estela diz: 2

    Cool !!! The origem of the words cause me fascination! Have a nice day,
    Estela

  • 20/08/08  
    Estela diz: 3

    Sorry… correcting : origin not “origem”.
    Estela

  • 21/08/08  
    Adir Ferreira diz: 4

    Obrigado, Cristiane e Estela! Temos palavras muito interessantes pela frente!

  • 22/08/08  
    Maria do Carmo diz: 5

    Cool !! Interesting, I loved the explanation. Thank you !

  • 27/10/08  
    Valter Menezes diz: 6

    It’s very useful when we teach the hours in english. There’s always a student who want to know the meaning of “NOON”. GREAT POST

  • 31/10/08  
    patricia da silva diz: 7

    nos estamos procurando essa palavras:nos somos contra a poluiçao do planeta terra